Colunas: cantinho do Direito e Esporte

terça-feira, 8 de setembro de 2015

1º FÓRUM MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA EM MIRACEMA CONSOLIDA A INTEGRAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA:








Foi realizado nesta quinta-feira, dia 03 de agosto, no município de Miracema, o 1º Fórum Municipal de Segurança Pública. O evento, que teve início na parte da manhã e se estendeu até o final da tarde, contou com a participação de várias autoridades civis e militares da região e do Estado, dentre as quais o Comandante do 6ºCPA, coronel Lúcio Flávio Baracho de Souza, do Comandante do 36ºBPM/Stº Antônio de Pádua, tenente-coronel Eduardo Vaz Castelano, do Comandante do 29º BPM/Itaperuna, tenente-coronel Sylvio Guerra, do Prefeito Municipal de Miracema, Sr. Juedyr Orçai Silva, do Prefeito Municipal de Santo Antônio de Pádua, Sr.Josias Quintal de Oliveira,  do Delegado da 134ª DP de Campos, Dr. Bruno, do Promotor de Justiça de Miracema, Dr. André e do Secretário Municipal de Segurança Pública de Miracema, subtenente Nildo, onde foram debatidos vários aspectos inerentes à segurança pública. Um dever do Estado, direito e responsabilidade de todos.
Em pauta na primeira parte do evento, palestras como a da Deputada Estadual Martha Rocha, do Major da PM  Marcelo Abel da Rocha, um dos coordenadores da Operação Lei Seca e do comandante do 6º CPA (Comando de Policiamento de Área), coronel Lúcio Flávio Baracho de Souza, dissertaram para um grande público presente com temas envolvendo Direito Constitucional, Direito da Mulher, Integração das Polícias para redução da criminalidade , papel da família no combate ao tráfico de drogas, bem como apresentação de estatísticas apontando a redução da criminalidade no âmbito do 6º CPA. 
Fato interessante e notório durante a apresentação dos palestrantes, foi a divulgação da estratégia para a redução de acidentes de trânsito causados por embriaguez ao volante, em que o Rio de Janeiro aparece atualmente como referência nacional e mundial no combate a estes crimes.
Após o almoço, na segunda parte do Fórum Municipal de Segurança, apresentações de alunos do Colégio Estadual Deodato Linhares e outras palestras como a da Srª Rosa Maria Silva, do comandante da 3ª Cia de Polícia Militar de Miracema, tenente Cristiano Sobreira e do conselheiro tutelar, Jocimar Vaz Freire, complementaram a grade de oratória com os seguintes temas : A guerra contra as drogas em Miracema, Violência Doméstica e Crianças e adolescentes em conflito com a lei.
Ao final das apresentações dos palestrantes, um debate com a plateia foi franqueado, dando margem à participação efetiva da sociedade com ideias e propostas para a segurança pública. A satisfação visível estampada no rosto dos presentes configurava a certeza do objetivo alcançado e o sucesso do evento.
Para o comandante do 36º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Eduardo Vaz Castelano, eventos como este corroboram com a solidificação das forças de segurança pública no combate ao crime. "A integração entre a comunidade, polícia e justiça na busca de soluções para a vitória da luta do bem contra o mal torna-se cada vez mais necessária no contexto da paz e da ordem social a fim de que almejemos viver numa sociedade mais livre, justa e solidária e sempre de forma igualitária - disse o comandante.


-- 
Setor de Relações Públicas – P/5 do 36º BPM


Nenhum comentário:

Postar um comentário