A Quinta-feira Santa é dia de lembrar a humildade de Jesus Cristo ao limpar os pés dos apóstolos
A igreja ficou cheia de fies com a tradicional missa de Lava-pés. A celebração foi realizada pelo Padre Marco Antonio. Durante a missa, foi repetido o gesto de Cristo, e 12 fiéis tiveram os pés lavados.A tradicional cerimônia de lava-pés da Quinta-Feira Santa traz uma mensagem importante: “O nosso reinado é o do serviço”. Inspiradas no ato de Cristo, que em um gesto de humildade limpou os pés dos 12 apóstolos na noite da última ceia, as missas de instituição da Eucaristia e do sacerdócio celebradas hoje em todas as paróquias cumprirão o dever dos cristãos de transmitir essa idéia. Uma vida de amor e de doação ao próximo, como Jesus Cristo pregou. Ainda teve o Grupo mães que oram por seus filhos e transalado.
A igreja costuma relacionar este momento com o tema da Campanha da Fraternidade, lembrou padre Marco Antônio. Em 2015, as discussões propostas foram sobre o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir”. “Está diretamente ligada ao tema do Lava-Pés quando Jesus demonstrou a humildade e a dimensão do serviço, de agir em prol do outro, ao lavar os pés dos apóstolos”, explicou o padre.
Ele ainda lembrou que, após a celebração da última ceia, há o desnudamento dos altares centrais. “São retiradas flores e toalhas. O Santíssimo Sacramento é retirado do tabernáculo e levado para um altar lateral onde fica exposto até a Bênção do Fogo Novo, no Sábado Santo. Para Padre Marco Antônio, é um período que convida os fiéis a vivenciarem o que é narrado pela Bíblia. “A Semana Santa é a síntese das últimas páginas do Evangelho, são os momentos finais da vida de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário