Colunas: cantinho do Direito e Esporte

sexta-feira, 27 de março de 2015

NASF de Porciúncula oferece atividades gratuitas de prevenção











O Projeto NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) está bombando em Porciúncula. Com o objetivo de prevenir doenças, o NASF reúne uma equipe de profissionais de diferentes áreas para oferecer cuidados preventivos aos usuários do SUS. Fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistente social e educador físico trabalham com integração e cooperação às equipes de saúde da família estabelecidas nos PSFs.
A atividade física foi pras ruas com o preparador físico Ernanci Campo, que assumiu o cargo no início de março, e o projeto de apoio aos PSFs cresceu e apareceu.
O educador físico resolveu levar as atividades para as praças e quadras da cidade, o que trouxe visibilidade ao projeto, que é aberto a todo cidadão. No Centro de Atenção Psicossocial - CAPS – as atividades são de integração e movimento aos usuários toda terça e quinta-feira de manhã. Para a população em geral, as atividades são realizadas na quadra do bairro Santo Antonio (Greenville) com ginástica funcional – quartas e sextas de manhã – e futsal todos os dias à tarde. Para participar, é só chegar ao local levando a cópia da carteirinha do SUS. “A base é a quadra do Greenville, mas o espaço é aberto para quem chegar, de onde vier”, garante.
Alongamento, caminhadas, palestras e jogos educativos estão na pauta do educador físico, que se emociona ao falar do novo trabalho. “Além de prazeroso, o trabalho é desafiador. É uma lição de vida. Vivo e aprendo cada dia com eles”, conta Ernanci.
O trabalho de prevenção do NASF também é levado às escolas. Recentemente, o fisioterapeuta Luís Fernando Figueira fez palestra na Escola Orlinda Veiga sobre postura. Os alunos compreenderam a necessidade de uma postura correta e praticaram exercícios posturais.
A equipe de profissionais do NASF estará toda reunida na Praça do Fórum no dia 06 de abril para comemorar o Dia Mundial de Atividade Física, com orientações e atividades saudáveis. “Esperamos toda a população para conhecer o projeto e receber as dicas de como levar uma vida saudável e prevenir doenças”, conclui Rodrigo Dornellas, coordenador de atenção básica do município.



















Rosimere Ferreira

Para atendimento específico, o usuário deve entrar em contato com o PSF de seu bairro
 e agendar uma consulta com o profissional:

Fisioterapeuta - Luis Fernando Figueira
Psicóloga – Mariana Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário