Colunas: cantinho do Direito e Esporte
▼
segunda-feira, 28 de julho de 2014
Sebrae no Pódio: Noroeste Fluminense se prepara para atender demanda dos Jogos 2016
Para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o Comitê Organizador prevê que será necessário comprar 30 milhões de produtos, que vão dos mais básicos, como brindes, camas, tochas, ternos e uniformes , até os que demandam serviços baseados em tecnologia. O orçamento prevê R$ 3 bilhões em compras até 2016, conforme descrito no dossiê de candidatura.
De olho nesta demanda, o escritório regional do Sebrae/RJ no Noroeste Fluminense está visitando empresários de diversos setores, com o objetivo de mapear as potencialidades e qualificar as micro e pequenas empresas para atenderem aos requisitos para serem fornecedoras do megaevento.
Entre os setores com grande potencial na região estão a agricultura, indústrias de laticínios, água mineral, café, cachaça, charque, papel, fundição, confecções, artesanato, fabricação de móveis, e rochas. “O Sebrae está orientando as micro e pequenas empresas da região sobre as demandas geradas pela realização dos Jogos, de forma a inseri-las como potenciais fornecedores de produtos e serviços”, afirma o coordenador regional do Sebrae/RJ no Noroeste Fluminense, Nelson Rocha Filho.
Orgânicos em alta
Os agricultores do PAIS, projeto do Sebrae que incentiva a produção agroecológica, já estão se organizando para atender a demanda. O Comitê Organizador prevê a realização de 8,8 milhões de refeições nos 45 dias dos Jogos. Serão 190 mil refeições por dia, sendo 60 mil com produtos orgânicos.
Dos 235 agricultores do PAIS na região, 98 vão obter a certificação de produtores orgânicos, junto ao Ministério da Agricultura, através do sistema OCS (Organização de Controle Social). O Programa Sebrae no Pódio foi apresentado aos produtores, que estão formalizando a associação e definindo quais produtos o grupo poderá produzir, para garantir variedade e quantidade adequada à venda. No final do processo, o Sebrae/RJ vai promover rodadas de negócio entre os compradores e a associação dos produtores.
Para o coordenador do Programa Sebrae no Pódio, Francisco Marins, este é o momento das pequenas empresas se organizarem para aproveitar a oportunidade. “Estamos trabalhando para que estas empresas aproveitem as perspectivas de negócios dos Jogos 2016”, explica Marins.
O Programa com o Sebrae
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ e o Sebrae assinaram no dia 2 de julho de 2013 um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas de todo o país. O objetivo do Programa “Sebrae no Pódio” é qualificar potenciais fornecedores do Rio 2016 para atender às demandas do evento, contribuindo para fomentar de modo sustentável as cadeias produtivas nacionais. O trabalho com os fornecedores em parceria com o Sebrae ocorrerá em duas frentes distintas: no desenvolvimento de micro e pequenas empresas para fornecimento direto ao Comitê e na qualificação das empresas da cadeia produtiva de grandes contratações do Rio 2016™. O encadeamento produtivo se dará por meio de rodadas de negócio do Sebrae com o Rio 2016™, a grande empresa contratada e as micro e pequenas empresas potenciais para subcontratação. Essas rodadas incluem fornecedores diretos assim como indiretos.
Kellen Leal - Print Rio
Nenhum comentário:
Postar um comentário