Colunas: cantinho do Direito e Esporte

terça-feira, 1 de julho de 2014

Ceasa-RJ inicia safra 2014 no Mercado do Noroeste Fluminense




Com sede em São José de Ubá, unidade recebe 30 agricultores que comercializam 20 mil quilos no primeiro dia da “pedra”

Fotos de divulgação 

O Mercado Produtor da Ceasa-RJ no Noroeste Fluminense, em São José de Ubá, iniciou no último domingo, dia 29, a safra 2014 contabilizando a venda de 20 mil quilos de produtos da região. Além da boa movimentação, a unidade comemora o segundo ano da comercialização que, interrompida por nove anos, foi retomada em junho de 2013, com a reativação do processo conhecido como “pedra”, a venda em espaços não permanentes. O primeiro dia da safra 2014 no Mercado de São José de Ubá contou com 30 agricultores que venderam pimentão, pepino e tomate, ou o “ouro vermelho”, como é conhecido na região. A expectativa é de, pelo menos, repetir os mais de 600 mil quilos movimentados de junho a setembro do ano passado.

A retomada da “pedra” foi garantida por mais uma parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap, que tem a Ceasa em sua estrutura) com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater) e a Prefeitura de São José de Ubá, em busca de novo incentivo à agricultura. Segundo técnicos da Ceasa, a atividade é de extrema importância para o município que foi emancipado em 1998 justamente por conta da economia que se movimenta ao redor do “ouro vermelho”. Fernando Pio é um dos agricultores que produzem tomate.

É da terra que tiro o sustento da minha família. Ter de volta esse espaço aqui no Mercado é garantia de estabilidade de preços, o que nos dá segurança para investir na lavoura. Estamos confiantes em um bom ano - disse Pio que sempre produziu tomate.

Para o presidente da Ceasa, Sérgio Marcolini, os investimentos nos mercados do interior intermediados pela Sedrap fazem parte do planejamento do Governo do Estado para fomentar a agricultura familiar e especialmente incentivar o pequeno produtor rural. “Fortalecendo os mercados do produtor estamos beneficiando diretamente os agricultores familiares, pois a comercialização é um dos principais gargalos existentes hoje para os agricultores”, afirmou Marcolini.

Atuando no município desde a inauguração do mercado da Ceasa, em 1978, a supervisora da Emater de São José de Ubá, Norma Lúcia Santos, comemorou o sucesso e destacou a importância da parceria. “Acompanho a vida dos agricultores em todos esses 36 anos. Vi esse mercado se erguer, tive a felicidade de presenciar momentos do auge de sua comercialização, quando chegamos a ter 40 mil caixas lotando a unidade, e depois de ver o enfraquecimento da agricultura. E agora voltar a presenciar esse mercado funcionando é motivo de muita alegria”, finalizou.



Com a revitalização em 2013, o mercado passou a abrigar também a sede da Associação de Produtores Rurais de Santa Maria e Valão Preto (Aprovisam), que dá suporte ao produtor na prestação de diversos serviços, entre eles, o jurídico. O Mercado do Produtor do Noroeste Fluminense funciona aos domingos de 9h às 12h e nas quarta-feiras das 17h às 22h.



--
@cirocavalcante
(21) 7497-4444

Nenhum comentário:

Postar um comentário