Colunas: cantinho do Direito e Esporte

terça-feira, 3 de junho de 2014

Aperibé leva até Laje do Muriaé proposta para a criação de um museu no município



Em comemoração a 12ª Semana de Museus do Brasil, o Museu Casa de Cultura de Aperibé levou ao município de Laje do Muriaé uma proposta de criação de um Centro de Memória aos lajenses interessados na preservação da cultura e história local. Então, a convite da Superintendência do IBRAM e pessoas ligadas a Cultura de Laje do Muriaé, o presidente do Museu Casa de cultura de Aperibé, professor Marcelo Hungria, apresentou o trabalho realizado pelo Museu no município de Aperibé e a repercussão na missão de resgate histórico-cultural em toda região.

Um grupo lajense composto de artista plástico, funcionários da cultura, escritores e donas de casa que representam as mais tradicionais famílias de Laje do Muriaé, puderam conhecer o Museu Aperibeense através de um vídeo que documenta todo o acervo, bem como, as atividades de educação patrimonial que ali são realizadas durante todo o ano.

Segundo Marcelo Hungria foi apresentado algumas propostas interessantes na execução desta tão importante missão que é a preservação da memória local. “Apontamos os pontos positivos e negativos do processo, tendo como referência os sete anos de funcionamento da Casa em Aperibé, além de alguns anos a mais, desde a concepção do audacioso projeto,” salientou.

Ao final da apresentação, os participantes puderam se manifestar com perguntas e propostas, num clima agradável de crescimento cultural através da troca de diferentes experiências.

Ainda de acordo com o presidente do Museu de Aperibé agradeceu à equipe organizadora pelo convite e acrescentou sobre a importância de parcerias como esta, principalmente entre municípios do Noroeste fluminense. “Com os poucos recursos para a área cultural e também carente de equipamentos culturais que atendam à população. Vale lembrar que quanto às outras áreas, principalmente a Educação, devem à Cultura, afinal, desde os tempos mais remotos, ainda que a Educação não fosse sistematizada, a Cultura diferenciava o homem dos outros animais e os grupos entre si, e logo, já se fazia a História,” frisou.

O presidente do Museu Casa de Cultura de Aperibé recebeu o livro ‘Ouvindo as Crianças’ das mãos da autora, Dilma Rocha Athayde, como prova da gratidão pela colaboração nesse primeiro e significativo passo na fundação de uma instituição museológica em Laje do Muriaé.

Presidente do Museu Casa da Cultura de Aperibé apresentou aos lajenses a proposta de criação do Museu no município

Nenhum comentário:

Postar um comentário