Colunas: cantinho do Direito e Esporte

sábado, 8 de março de 2014

Dom Azcona celebra missa de abertura no encontro dos ministérios

Começou hoje o Encontro Estadual dos Ministérios da Comunicação Social, Fé e Política e Promoção Humana com o tema: Conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz  ( Efésio 4,3). A missa de abertura foi presidida pelo bispo da prelazia de Marajó Dom Azcona e contou com a presença de várias lideranças da Renovação Carismática Católica.
Na homilia, o bispo direcionou um olhar para a periferia, indo ao encontro do povo marginalizado assim como Nosso Senhor Jesus, que entrou no ambiente daqueles que foram amaldiçoados na sua época. Ao penetrarmos no Evangelho vimos que todo mundo pensava que Jesus era um fora da lei de Deus. No entanto, Ele estava indo ao encontro dos marginalizados e agia dentro da lei divina fazendo a vontade de Deus para salvar os pecadores.Jesus foi crucificado fora da cidade, no âmbito onde estão os malditos, os pagãos, o demônio. É o que em Galatás nos diz: Ele foi maldito, amaldiçoado para assim nos libertar da maldição da lei. E assim, como blasfemo e não só como um agitador, um blasfemo morreu amaldiçoado pela lei, para nos libertar do legalismo, moralismo.
Dom Azcona ainda citou o exemplo do santo Papa Francisco, que nos convida para irmos além dos muros da Igreja, até a periferia. Apenas visitar não basta. É preciso partilhar, viver a vida desses pecadores desprezados, numa comunhão de vida com eles. Não é só aproximar dos pecadores, mas se fazer pecador com eles – isso é buscar os pecadores, sarar os doentes. Os sadios não precisam de médicos e sim os que estão doentes.
Na sua partilha também houve uma reflexão sobre a conversão –  um nascer de novo em contato com a periferia na missão  combatendo todos os instrumentos de opressão. Até que ponto manteremos autoridade de opressão junto aqueles que estão ao nosso redor? Este é um sistema de violência que vai contra a nossa salvação e da salvação dos outros – se acolheres de coração aberto, não só assistência materialista, promovendo a pessoa humana, aí alcançaremos a salvação. Aprendei a fazer o bem, rejeitai ao mal, resisti a opressão, cuidai do órfão e da viúva como nos fala a Bíblia, porque essa é a justiça que agrada a Deus. Aprender a fazer o bem é a rejeitar o mal.
Durante todo o dia acontecerá pregações e workshop na paróquia Nossa Senhora de Copacabana com a colaboração da Comunidade Bom Pastor e o Ministério de Música da Comunidade Kerissein, da paróquia Nossa Senhora das Graças, na diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário