Colunas: cantinho do Direito e Esporte

sábado, 27 de abril de 2013

Programa da câmara com presidente Alexandre Brasil convida Josias Quintal







Hoje dia 27 de abril no programa da câmara de vereadores que é transmitido por três rádios, recebeu a visita do representante do município de Santo Antonio de Pádua prefeito Josias Quintal. Diversos assuntos foram abordados e perguntas feita pela população foi respondida pelo representante da esfera do legislativo municipal.

Leilão de veículos de bens inservíveis

Nesta manhã de sábado (27) está ocorrendo no Parque de Exposições Governador Antônio de Pádua Chagas Freitas  o leilão dos veículos inservíveis.
Dentre os veículos estão Kombis, Tratores, carros convencionais entre outros...
Veja como está ocorrendo :



















 Carros sucateados também foram a leilão

                                                     Tratores que estão sendo leiloados

Into inaugura centro especializado em trauma ortopédico


Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) inaugurou hoje (26) o Centro de Trauma Referenciado, que vai oferecer serviço especializado a adultos e idosos que necessitam de cirurgias ortopédicas complexas. Com o centro, o número de cirurgias de alta complexidade deve quase dobrar – passando dos 1.100 procedimentos feitos no ano passado, para cerca de 2 mil este ano.
O centro também servirá como suporte para demais unidades que também fazem este tipo de cirurgia, como os hospitais municipais Miguel Couto e Souza Aguiar, localizados no Rio de Janeiro, e da Posse, em Nova Iguaçu, que atende a Baixada Fluminense.
Na avaliação do secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda, o centro vai ampliar o acesso das pessoas do interior aos serviços especializados, desafogando as filas de espera. “O Into já tinha uma estrutura que é do conhecimento de todos pela sua amplitude e eficiência. Agora, com essas novas instalações, e em articulação com o governo do estado e as prefeituras, trará pacientes do interior, já devidamente referenciados, de forma a proporcionar a redução das filas nas ortopedias – que é hoje o principal problema do SUS [Sistema Único de Saúde], em decorrência do envelhecimento da população, das quedas de motocicletas e traumas do dia a dia”.
O diretor-geral do Into, Marcos Musafir, explicou que o paciente irá para o centro após receber o primeiro atendimento no hospital. O profissional de saúde terá acesso ao protocolo clínico. Assim, irá identificar os pacientes com maior complexidade ortopédica.
Desde janeiro, foram feitas 700 cirurgias de trauma no Into. A maioria das vítimas sofreu acidentes de trânsito com fratura, politraumatismo, além de idosos que sofreram quedas. Com o centro, a previsão é que o instituto faça aproximadamente 2 mil cirurgias por ano.
De acordo com o coordenador do centro, o ortopedista Leonardo Rocha, a rede vai permitir ao paciente ser atendido precocemente, evitando sequelas decorrentes de lesões mais graves. O centro tem, atualmente, 68 leitos e 147 profissionais.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

DRM FOTOGRAFIA E FILMAGEM em Santo Antônio de Pádua - RJ


A DRM Fotografia e Filmagem trabalha na cobertura de eventos sociais - casamentos, aniversários, books, formaturas, palestras etc.
 Diversos formatos de albuns (album tradicional, encadernado, fotolivro, fotobook entre outros).
Trabalhamos com banner, quadro de fotos, telão, som, convites, lembrancinhas, caderno de assinatura, aluguel de mesas e cadeiras, limpeza e recuperação de fitas mofadas e quebradas etc.
Possuímos stúdio próprio, com amplo local para preparação das produções.
Nossa missão é encantar nossos clientes com belas imagens e a máxima qualidade, originalidade, aliado ao melhor atendimento da região, cumprindo os prazos estabelecidos.
 “Momentos Inesquecíveis que Merecem ser Gravados com a Qualidade

DRM Fotografia e Filmagem"
Entre em contato por telefone ou email para agendar um horário e venha conhecer nosso trabalho.

Aluga-se Salas Comerciais 
1ª locação 

Amplie as Imagem 











Prefeitos do Rio se reúnem com ministros para conhecer programas do governo

Foto: Sandro Olivier
Vereadores e Prefeito do Noroeste Fluminense 
Na programação, estão previstas palestras com os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella

Agência Brasil
Publicação: 26/04/2013 09:59 Atualização:

Rio de Janeiro - Prefeitos dos municípios do Rio de Janeiro estão reunidos hoje (26) com ministros e técnicos do governo federal para conhecer programas e linhas de financiamento federais voltados para cidades.

 O Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas começou às 9h30 no Palácio Guanabara, sede do governo fluminense. 

Na programação, estão previstas palestras com os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, além de secretários nacionais de áreas como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz, e Defesa Civil, Humberto Viana.

Os prefeitos ainda poderão receber, em salas de atendimento individualizadas, orientações sobre as áreas da saúde, desenvolvimento social, educação, agricultura, pesca, turismo, planejamento e desenvolvimento urbano. O encontro deve ser encerrado às 18h.





1º beneficiário do Programa Nacional de Crédito fundiário no município de Pádua Carlos César



Escritório da EMATER Rio em Santo Antônio de Pádua realiza Solenidade de transferência de Posse do Sitio São Sebastião ao 1º beneficiário do Programa Nacional de Crédito fundiário no município de Pádua Carlos César Barbosa de Souza. A Solenidade aconteceu no Teatro Municipal da Cidade Com Representantes da EMATER- Rio , Rio Rural, Caixa Econômica Federal Prefeitura Municipal entre ouros órgãos e sociedade . O Sr Carlos César Barbosa de Souza (Cotico) era só alegria ao lado do Filho Heiki e a namorada Mª Lucia, A Técnica da EMATER Luiza Araújo Junger  Lugreiras na Cidade foi a elaboradora do projeto no município e disse está  muito feliz pelo sr Carlos ter sido o primeiro .







.
O que é o Programa

É um programa do governo federal realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria de Reordenamento Agrário. O PNCF oferece condições para que trabalhadores rurais com pouca ou sem nenhuma terra possam comprar um imóvel rural. Além da terra, o agricultor pode, por meio do financiamento, construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente. O financiamento tanto pode ser individual quanto coletivo.

A autonomia e a descentralização são as principais marcas do programa, as famílias são as responsáveis pela escolha e negociação da terra, além da elaboração da proposta de financiamento. O PNCF prevê ainda ações de incentivo às mulheres, jovens e negros rurais, contemplando também projetos especiais para o convívio com o semiárido e o meio ambiente.

O recurso é usado ainda na estruturação da infraestrutura necessária para a produção, assistência técnica e extensão rural. A garantia do acesso à terra promove a consolidação da agricultura familiar, estimulando a geração de emprego e renda no campo e contribuindo para a diminuição da pobreza rural no município.


Requisitos


Podem participar do programa agricultores rurais, trabalhadores rurais sem terra, proprietários de terra inferiores ao módulo rural e pequenos produtores rurais, com, no mínimo, 5 anos de experiência rural nos últimos 15 anos.

Não podem participar do programa:

• Funcionários públicos, funcionários públicos aposentados, detentores de cargo eletivo ou função pública;
• Proprietários de área rural superior à propriedade familiar;
• Pessoas que já foram beneficiadas por qualquer outro programa de reforma agrária ou de crédito fundiário, inclusive o Banco da Terra e o Cédula da Terra;
• Trabalhadores com renda e patrimônio familiar superiores aos limites fixados para cada linha de financiamento.
• Seja promitente comprador ou possuidor de direito de ação e herança em imóvel rural.

Como funciona

Todo o procedimento para a contratação se dá inteiramente nos estados, por meio das Unidades Técnicas Estaduais - UTEs e demais parceiros. A UTE é a instituição tecnicamente responsável pela implementação e tramitação das propostas do PNCF nos Estados da Federação.

Se o trabalhador rural se enquadrar nos critérios solicitados pelo programa, deve, procurar o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais ou da Agricultura Familiar do seu município ou entrar em contato com a UTE, para solicitar o financiamento e encaminhar todos os seus documentos pessoais, como:

• RG;
• CPF;
• Comprovante de residência e
• Comprovante de de votação da última eleição.

* Caso o solicitante seja casado, terá que apresentar também os documentos do cônjuge.

O trâmite do processo se inicia na elaboração da proposta do projeto de financiamento, que deverá passar pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, para que seja declarada a elegibilidade tanto da terra quanto dos beneficiários. Em seguida, a proposta segue para a UTE que, após fazer as verificações, a encaminha para o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável. Caso aprovado, o projeto segue para a contratação junto à CAIXA.

Participação das prefeituras

É fundamental a participação das prefeituras municipais no PNCF, por meio da mobilização de agricultores, colaborando na divulgação do programa e na identificação de potenciais beneficiários. O apoio aos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentáveis é também essencial para o êxito do Crédito Fundiário, já que ele é a porta de entrada para as propostas.

As prefeituras têm um papel muito importante no fortalecimento local da agricultura familiar, seja por meio de projetos de isenção de impostos ou na execução de equipamentos públicos que colaborem com o crescimento do setor. O fortalecimento das economias locais, a sustentabilidade ambiental e o aumento da arrecadação, por meio da comercialização dentro do próprio município, são resultados de uma agricultura familiar forte.

Tipos de financiamento 

O Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF possui, de acordo com as necessidades dos beneficiários, dois tipos de financiamento, sendo eles:
- Consolidação da Agricultura Familiar - CAF
- Combate à Pobreza Rural - CPR .

Consolidação da Agricultura Familiar - CAF

A linha Consolidação da Agricultura Familiar atende a agricultores que geralmente já estão na terra, como os meeiros e arrendatários, ou ainda os que possuem minifúndios e querem aumentar ainda mais sua área. A CAF utiliza recursos do Subprojeto de Aquisição de Terras - SAT e do Subprojeto de Investimento Básico - SIB, sendo o SAT destinado à compra do imóvel e o SIB à estruturação produtiva.

Requisitos

• Renda familiar anual de até R$ 15 mil;
• Patrimônio inferior a R$ 30 mil.

Benefícios

• O financiamento pode chegar a R$ 80 mil, de acordo com os tetos microrregionais;
• Todo o recurso é reembolsável, tanto do SAT quanto do SIB;
• O financiamento pode ser individual ou coletivo, mas adesão é individual;
• O agricultor tem até 20 anos para pagar, incluindo os trinta e seis meses de carência;
• Juros de 2% a 5% ao ano;
• Desconto de até 40% no valor da parcela para pagamentos efetuados em dia, de acordo com a região.

Combate à Pobreza Rural - CPR

Criada para atender às famílias rurais mais necessitadas e de menor renda, a linha Combate à Pobreza Rural - CPR utiliza recursos do Subprojeto de Aquisição de Terras - SAT e do Subprojeto de Infraestrutura Comunitário - SIC, sendo o SAT destinado à compra do imóvel e o SIC aos projetos de infraestrutura básica e produtiva, apresentados pelas associações dos beneficiários.

Requisitos:

• Agricultor com renda familiar anual de até R$ 9 mil;
• Patrimônio inferior a R$ 15 mil.

Benefícios:

• O crédito pode atender até R$ 80 mil para a compra do imóvel e investimento em infraestrutura coletiva – SIC, de acordo com os tetos microrregionais;
• Os recursos do SIC são não-reembolsáveis, ou seja, somente o financiamento para a compra da terra será pago;
• Contratos coletivos;
• O agricultor tem até 20 anos para pagar o financiamento, incluindo os trinta e seis meses de carência;
• Taxas de juros de 2% a 5% ao ano;
• Desconto de até 40% para quem efetuar os pagamentos em dia, de acordo com a região.
Selos e Temáticas Relevantes

Os Selos e Temáticas Relevantes são incentivos à inclusão de grupos e pessoas em situações específicas. Por meio dos Selos, mulheres, jovens e negros, beneficiados pela Linha CPR, têm direitos adicionais nos recursos do SIC. O valor do incentivo é de até R$ 1.000,00 e não podem ser acumulativos

Nossa Primeira Terra (NPT)

Voltado para jovens rurais com idade entre 18 e 28 anos, podendo também beneficiar jovens com idade entre 16 anos e 18 anos, desde que devidamente emancipados, o Selo prevê valor adicional do SIC de até R$ 1.000,00 por participante de grupo organizado em associação.

PNCF Mulher

Este Selo incentiva a participação da mulher no programa, com o adicional que tem a finalidade de implementar projetos comunitários e/ou produtivos a partir das demandas específicas das mulheres. O Selo prevê adicional do SIC de até R$ 1.000,00 por participante de grupo organizado em associação, formada exclusivamente por beneficiárias.

Terra Negra Brasil (TNB)

Os negros e negras possuem condições especiais para acesso ao PNCF, com recursos complementares na implementação de produtos comunitários e/ou coletivos. O Selo prevê adicional do SIC de até R$ 1.000,00 por participante de grupo organizado em associações estruturadas a partir das demandas do movimento negro.

As Temáticas prevêem adicionais nos recursos do SIC para famílias que apresentarem, nas Unidades Produtivas do PNCF, projetos de convívio com o semiárido ou de preservação ambiental.

O valor do incentivo é de até R$ 3.000,00 e não podem ser acumulativos.
Esses incentivos são voltados para projetos de:

Meio Ambiente

O recuso adicional é voltado para solucionar problemas ambientais existentes anteriormente à aquisição do imóvel ou para melhorias ambientais na propriedade, como, por exemplo, conservação e correção da fertilidade de solos, recuperação e reflorestamento de áreas de preservação permanente e de reserva legal, introdução de sistemas agroflorestais ou agroecológicos e conversão para a produção orgânica.

Convívio com o semiárido

Nas regiões do semiárido e de alto risco climático, o recurso adicional por família, deverá ser aplicados na gestão de recursos hídricos, em ações de preservação ambiental e estratégias de convivência com a seca.

COMISSÃO RECEBE DENÚNCIAS DE TRABALHO PRECÁRIO EM POSTOS DE GASOLINA



Jornadas de trabalho excessivas e sem direito a hora de almoço e descanso, falta de equipamentos de proteção e de exames periódicos, além do não recolhimento de impostos trabalhistas foram algumas das denúncias trazidas por funcionários de postos de gasolina e lojas de conveniência à Comissão de Trabalho, Legislação e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), durante audiência nesta quinta-feira (25/04). Presidente da comissão, o deputado Paulo Ramos (PDT) afirmou que também foram feitas queixas sobre o uso de utilização da mão-de-obra através de cooperativas. “É uma forma de manter estas pessoas sem carteira assinada ou direitos trabalhistas, submetidas a condições precárias”, acusou o pedetista, que levará as questões ao Ministério Público do Trabalho.
Representante do Sindicato dos Empregados em Postos de Serviço de Combustíveis e Derivados de Petróleo (Sinpospetro-RJ), Eusébio Pinto relata que os funcionários são expostos a sérios riscos à saúde, sem qualquer tipo de trabalho preventivo. “São funções executadas em locais insalubres, onde os trabalhadores ficam expostos a resíduos químicos. Sem contar riscos até mais objetivos, como os de atropelamentos”, enumerou. Presente ao evento, a pesquisadora do Instituto Nacional do Câncer (Inca) Ubirani Barros Otero, que realiza trabalho que analisa a incidência de câncer e outras doenças por exposição a resíduos tóxicos provenientes do manuseio do combustível, ponderou que são necessárias mudanças no modo de trabalho dos frentistas, além de maior acompanhamento de medicina do trabalho para a prevenção de doenças crônicas. “Isso já se faz em outros setores onde há risco de contaminação pela atividade laboral”, acrescentou.
Paulo Ramos afirmou que a comissão pretende cobrar, junto ao Ministério Público do Trabalho, medidas buscando melhorias para estes trabalhadores. “Através das denúncias, percebemos o mau uso do modelo de cooperativas em postos de combustível para criar uma precarização das condições de trabalho. Com o Ministério Público do Trabalho, além do sindicato dos trabalhadores, a comissão cobrará melhorias do ambiente, o uso de equipamentos de proteção pelos frentistas, item que já é objeto de lei, e a manutenção da saúde dos mesmos”, disse. Estiveram presentes representantes do MP do Trabalho e do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência (Sindcomb-RJ), além do deputado Dionísio Lins (PP).

(texto de Fábio Peixoto)



Pedro Motta Lima
Diretoria de Comunicação Social da Alerj

quinta-feira, 25 de abril de 2013

36º Realiza Café Comunitário em Santo Antônio de Pádua - RJ com a presença do Prefeito Josias Quintal e Vereador Bastos

Vereador Bastos, Prefeito Josias Quintal, Cel. Borges

Aconteceu hoje (25) no Clube Social o café comunitário realizado pela Polícia Militar do 36º Batalhão em Santo Antônio de Pádua. Estiveram presentes o Cel. Borges, comandante do batalhão, o subcomandante Maj. Carlos, o prefeito Josias Quintal, vereadores Bastos e Marcelo Larjan e o Inspetor Laercio da Policia Civil representando o Delegado Dr Filipe além de várias lideranças comunitárias.

O prefeito Josias Quintal parabenizou o trabalho da PM e falou ainda da importância do trabalho e participação de toda a sociedade.  Entre os assuntos abordados pelo Prefeito se destacou a criação da Guarda Municipal legalizada e também os subsídios que a prefeitura deixou de receber por conta da gestão anterior como a perda de casas próprias do programa minha casa minha vida cerca de 50, maquinas como uma Patrol entre outras perdas significativas, o ICMS verde também foi destaque já que Pádua recebe bem menos do que municípios vizinhos como São José de Ubá que recebe cerca de R$ 2 Milhões enquanto Pádua recebe R$ 180 Mil. Ao final o Prefeito deixou bem claro que não vai trair a confiança da população que o escolheu. “Nós não vamos trai a confiança da população” disse o Prefeito Josias Quintal.

 O Vereador Bastos falou em seguida e disse está preocupado com a situação do trânsito da cidade que vem crescendo e trazendo muito transtorno para a população e propôs uma audiência publica referente ao trânsito da cidade reunindo vereadores, prefeitura e população para uma melhoria neste assunto. Outro ponto abordado pelo vereador foi a possiblidade de uma policlínica nas dependências do Hospital Hélio Montezano.

O Inspetor Laercio que representou o Delegado Dr Filipe da Delegacia Civil de Pádua, Falou do apoio que a população precisa saber cobrar todas as esferas  para que resultados positivos  venha crescer, já que o índice de violência vem caindo na região pelo ótimo trabalho que o 36º BPM vem realizando.

Na oportunidade o Maj. Carlos também falou sobre o trânsito na cidade e disse que a policia vem fazendo um trabalho de conscientização e orientação com blitz e cobrando dos condutores a regularidade dos documentos e falou também sobre o Deposito que quando estiver funcionando em Pádua vai trazer benefícios para aqueles condutores irregulares  poderem retirara o seu carro regularizado com um menor tempo e gasto.

Em seguida, o Cel. Borges destacou que a polícia militar vem realizando um trabalho de inteligência, por isso tem efetuado várias prisões e combatido diversos delitos. O coronel apresentou ainda o número do disque-denúncia: (22) 3822 1177, para que toda a comunidade possa colaborar com a segurança pública de Santo Antônio de Pádua e região onde o 36º BPM atua.




 lideranças comunitárias


Na mesa principal, Vereador Bastos, Prefeito Josias Quintal, Cel. Borges, Major Carlos e Inspetor Laércio 



Vereador Bastos

Inspetor da Policia Civil Laercio
Major do 36º BPM Carlos
Luizinho da Telerj


Sr Matielo ex presidente do Conselho municipal de Segurança do Município de Pádua