Colunas: cantinho do Direito e Esporte
▼
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
Prefeitura de Itaperuna realiza segunda etapa da febre aftosa
Há mais de 15 anos não há registro de febre aftosa no Estado do Rio de Janeiro. E, assim, segue trabalhando a prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria de Agricultura do município, em mais uma etapa de vacinação contra a doença. Somente bovinos e bubalinos (búfalos) com até 24 meses de idade estão inclusos nesta fase que objetiva imunizar o rebanho, evitando perdas econômicas para todo o Brasil.
Para o prefeito de Itaperuna, Alfredo Rodrigues – Alfredão, os bons resultados obtidos demonstram que o trabalho é feito com dedicação, contando sempre com a participação do produtor rural que compreende a importância de imunizar o animal.
A campanha começou na última sexta-feira (1º/11) e vai até o dia 30 deste mês. E conta com uma parceria entre a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seapec-RJ), o Núcleo de Defesa Agropecuária de Itaperuna e a Emater-Rio. O município de Itaperuna conta atualmente com um rebanho em torno de 100.800 cabeças.
O secretário Municipal de Agricultura, Luiz Alberto Azevedo, afirmou que os pecuaristas fluminenses têm um importante compromisso com a sanidade de seus rebanhos. Ele disse também que esta segunda fase da vacinação é obrigatória, tendo ainda que apresentar a Declaração de Vacinação em um dos Núcleos de Defesa Agropecuária (NDA) ou Postos Municipais no Estado.
Ana Lúcia de Oliveira, chefe da NDA de Itaperuna, esclareceu que o produtor deverá preencher a declaração de vacinação com o número de bovinos e bubalinos existentes e vacinados, por idade e por sexo, e anexar a nota fiscal de compra da vacina junto à declaração, que deverá ser entregue durante o mês da vacinação no escritório do Núcleo.
A produtora Maria das Graças Lopes, considera válida todo tipo de parceria. Para ela, esta vacinação tem que ser obrigatória, “visando o bem de todos”. Na propriedade dela, 39 vacinas foram aplicadas.
Representando o Ministério da Agricultura, Luiz Roberto Tinoco, reforçou a ação conjunta da prefeitura e do produtor rural e destacou que o objetivo da campanha só reforça a melhoria que o país vive no decorrer dos anos.
Para mais esclarecimentos, o produtor rural itaperunense pode entrar em contato com o NDA no endereço: Avenida Deputado Rubens Tinôco Ferraz, número 21, bairro Cidade Nova.
Crédito para fotos: Marcelo Nunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário