Colunas: cantinho do Direito e Esporte

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

PARLAMENTARES JUVENIS FALAM SOBRE PROJETOS QUE IRÃO DEFENDER


Educação, meio ambiente, segurança e os incidentes ocorridos nas últimas manifestações de rua foram os temas discutidos durante o segundo dia de trabalho do Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Rio (PJ-Alerj), nesta terça-feira (05/11), no Auditório Senador Nelson Carneiro, no prédio anexo ao Palácio Tiradentes. Além dos debates, sob a mediação do presidente do PJ-Alerj, Júnior Bertucci, os 82 jovens parlamentares representantes de 78 municípios fluminenses também apresentaram os temas de suas propostas de lei. “Apesar do nervosismo e da pouca idade de alguns parlamentares os debates tiveram um bom nível. As ideias e pontos de vista são diversificados, porém, desenvolvidos e apresentados com muita coerência”, avaliou o coordenador-geral do projeto, Eduardo Nunes.
Com apenas 14 anos de idade, o estudante Gabriel Alves Gonçalves disse que não vai decepcionar os que o elegeram em Paraíba do Sul, região Centro-Sul. “Estamos distantes 154 quilômetros da capital, e isso me dá mais força para representar bem minha cidade”, ressaltou o estudante do Colégio Estadual Barão de Palmeiras. Ele vai apresentar projeto de lei que propõe a mudança da carga horária do curso de capacitação de soldado da Polícia Militar. “Vou sugerir de seis meses para dois anos. Aí, sim, o soldado sai do curso melhor habilitado”, defendeu o jovem parlamentar.
O estudante que representa a cidade do Rio de Janeiro, Christian Espínola, de 19 anos, conheceu o projeto a partir de um anúncio no programa de rádio “A Voz do Brasil”, e logo em seguida tratou de se informar. Vice-presidente do grêmio estudantil do Colégio Estadual Vicente Jannuzzi, na Barra da Tijuca, zona Oeste da capital, Espínola diz que observa que muitos jovens estão alheios às leis sobre os direitos e deveres do cidadão. “Vou apresentar uma proposta que trata da necessidade de maior divulgação e publicidade das leis essenciais ao exercício da cidadania dentro do currículo escolar”, disse o jovem parlamentar, ao destacar como exemplo a Constituição Federal, os estatutos da Criança e Juventude e do Idoso e a Consolidação das Leis Trabalhista (CLT).
A próxima etapa do PJ-Alerj, nesta quarta terça-feira (06/11), será iniciada às 10 horas, com o trabalho das comissões, na Biblioteca do Palácio Tiradentes. Acesse relação de todos os participantes da 7ª edição do Parlamento Juvenil da Alerj: http://j.mp/pj-alerj2013.

Mesa Diretora do PJ-Alerj
Presidente
Júnior Bertucci (Nilópolis)
1º vice-presidente
Jonanthan Werneck (Seropédica)
2º vice-presidente
Philippe Paiva (Porto Real)
1ª secretária
Valéria Rodrigues (Sumidouro)
2ª secretária
Irlane Maciel (Carapebus)
(texto de Symone Munay)



Pedro Motta Lima
Diretoria de Comunicação Social da Alerj

Nenhum comentário:

Postar um comentário