Colunas: cantinho do Direito e Esporte

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Papa estaria na mira de espionagem norte-americana












Até o papa estaria na mira da espionagem norte-americana, informa a edição publicada nesta quinta-feira da revista semanal italiana Panorama. De acordo com a publicação, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos teria grampeado 46 milhões de chamadas telefônicas na Itália - entre elas, aquelas do Vaticano.

Gina Marques, correspondente da RFI em Roma

A revista fala do período de 10 de dezembro de 2012 até 8 de janeiro de 2013, durante o pontificado de Bento XVI, mas afirma que o então cardeal Jorge Maria Bergoglio era alvo dos espiões desde 2005. A agência americana desmentiu a notícia.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, declarou que não tem informações nem está preocupado com o assunto. Mas se o menor Estado do mundo não está preocupado com a espionagem da grande potência mundial, o mesmo não acontece com o governo italiano. O primeiro ministro Enrico Letta convocou para hoje uma reunião do Comitê Interministerial para a Segurança da República para tratar do assunto com os ministros das Relações Exteriores, do Interior, da Justiça e da Economia.



Segundo a imprensa alemã, das 19 bases americanas de espionagem na Europa, uma estaria na Embaixada dos Estados Unidos em Roma. O secretário de Estado encarregado dos serviços secretos italianos Marco Minniti declarou que o problema de espionagem americana na Europa existe, mas que os meios não podem justificar os fins.

Fonte: RFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário