Colunas: cantinho do Direito e Esporte

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Solenidade marcou o início dos Jogos Estudantis de Santo Antônio de Pádua



O Sistema FIRJAN participou, na manhã de sexta-feira, 18, da solenidade de abertura da 13ª edição dos Jogos Estudantis de Santo Antônio de Pádua (Jesap), que aconteceu no Ginásio Poliesportivo Renato de Alvim Padilha. A cerimônia contou ainda com a participação de autoridades municipais, estudantes e familiares.
A competição é realizada anualmente pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e neste ano é organizada pelo SESI.
O tema central da 13ª edição do Jesap é “Valores do Esporte”. Segundo Marco Antonio de Castro, chefe do setor de Lazer do SESI na região Noroeste Fluminense, a importância de adotar valores como amizade, fair play, superação, determinação e respeito, serão disseminados entre os participantes durante todos os 145 jogos da competição. “O SESI, uma das entidades que compõem o Sistema FIRJAN, irá oferecer todos os recursos necessários e profissionais capacitados em diversas áreas, que irão contribuir para que o evento seja um marco em nossa cidade para alunos, familiares e toda a comunidade”, completou Fernando Pinheiro, conselheiro da Representação Regional FIRJAN/CIRJ Noroeste Fluminense.

Para o prefeito de Santo Antônio de Pádua, Josias Quintal, o Jesap marca o início de uma grande parceria entre Sistema FIRJAN e Prefeitura: “Será uma ótima experiência essa parceria, e esperamos que seja ampliada. Estamos dispostos a acolher as propostas do Sistema FIRJAN, envolvendo também outras áreas além do esporte”.
 Sobre a competição
 Ao todo, o Jesap 2013 terá a participação de aproximadamente 800 alunos de 20 escolas do município, competindo nas modalidades futebol de campo, futsal, basquete, voleibol e handebol, tanto masculino quanto feminino, nas categorias sub-12, sub-14, sub-16. Os jogos serão disputados até o dia 14 de novembro, em três locais da cidade: unidade SESI Pádua, Ginásio Poliesportivo Renato de Alvim Padilha e Estádio do Paduano Esporte Clube.
A competição terá ainda a disputa de malha, modalidade esportiva pouco conhecida, mas tradicional na região. Praticada em dupla, a malha consiste em lançar discos em direção a um pino que se encontra há alguns metros de distância dos jogadores. Entre as unidades SESI do estado, a de Pádua é a única que possui uma quadra própria para a disputa dessa modalidade.
Além dos alunos, as equipes de malha formadas para a disputa terão também familiares e professores. Cinco escolas vão participar das competições da modalidade, sendo cada uma representada por uma equipe composta por quatro alunos e quatro adultos.

Sistema Firjan 

Nenhum comentário:

Postar um comentário