Colunas: cantinho do Direito e Esporte

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Feira agroecológica começa a funcionar em Itaperuna



Os alimentos são livres de agrotóxicos, não agridem ao meio ambiente, nem à saúde humana.

Celebrando o Dia Mundial da Alimentação, nesta quarta-feira (16/10), a Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria de sua Agricultura, inaugurou a primeira feira agroecológica do Noroeste Fluminense, onde serão comercializados produtos do projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável). Cerca de trinta barracas serão montadas todas as quartas-feiras, das 6h às 12h, na Rua Buarque de Nazareth, no centro da cidade, para que os agricultores possam vender produtos que dispensam o uso de ações danosas ao meio ambiente e à saúde humana. Além de adquirir produtos mais baratos na feira, a população incentiva a produção local.

No começo da manhã, os agricultores se reúnem e decidem o preço dos alimentos para que todos possam vender igualmente. Verduras, legumes, frutas, pães, bolos, doces e derivados do leite estão sendo comercializados.

O secretário de Agricultura do município, Luiz Alberto Azevedo, falou da importância em inaugurar a feira no Dia Mundial da Alimentação: “É fundamental que nós tenhamos cuidado com a saúde e com a alimentação e estamos começando por Itaperuna, para projetar um futuro saudável”. Disse ainda que esta feira só está sendo possível através da organização dos produtores e do empenho do prefeito Alfredo Rodrigues – Alfredão em apoiar esta ação que alia saúde e geração de renda.

O prefeito de Itaperuna reafirmou as palavras do secretário. Ele também agradeceu a todos que se esforçaram para a concretização da feira e reforçou a importância da parceria com o Sebrae, instituição que incentiva e orienta o cultivo de alimentos saudáveis.

Na solenidade de abertura da feira, o secretário de Gabinete, Celso Nunes, aproveitou a oportunidade para esclarecer o compromisso que o governo tem com cada produtor rural. “Quero, aqui, transmitir as palavras do nosso prefeito e dizer que no período sazonal, iremos criar alternativas para que aconteça geração de renda para os agricultores”, falou o secretário ao explicar que a atual administração municipal assume responsabilidade em dar apoio quando a produção ficar comprometida no período da entressafra.

Representando o Sebrae, o técnico Maurício Apolônio, falou que este é o quarto ano em que o projeto Pais acontece em Itaperuna. Mauricio ressaltou ainda as dificuldades que este setor encontra, mas que está satisfeito com o andamento do programa no município, pois “os participantes acreditam e se empenham para fazer um ótimo trabalho”.

Crédito para fotos: Marcelo Nunes



Nenhum comentário:

Postar um comentário