Colunas: cantinho do Direito e Esporte

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Audiência Pública realizada pela Comissão de Tributação da Assembleia Legislativa-ALERJ

Apresentados os critérios gerais para o licenciamento
 ambiental de extração de rochas ornamentais e pedras de 
revestimento no estado do Rio.

 Prefeito Josias Quintal, Deputado Luis Paulo(PSDB) e Deputado João Nacif (PDT)


A Comissão de Tributação da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) realizou uma audiência pública nesta segunda-feira (21/10), no Teatro Municipal de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste fluminense.  Neste encontro, os empresários do setor, empregados e a população paduana da região compareceram em peso ao Teatro para acompanhar e ouvir os critérios gerais para o licenciamento ambiental de extração de rochas ornamentais e pedras de revestimento no estado do Rio. O presidente da comissão, deputado Luiz Paulo (PSDB),  explicou que o assunto é tema do projeto de lei  2.526/13, de autoria do Executivo e que está em tramitação na Casa. “Fizemos uma audiência no dia 6 de junho para discutir a criação deste projeto e ficou acordado que quando o Executivo finalizasse o texto faríamos uma audiência pública para discutir a matéria”, informou o deputado. Foram convidados representantes do Inea, das secretarias de Estado da Fazenda e do Ambiente e prefeitos da região.
Prefeito Josias Quintal abre os trabalhos da comissão 
A Lei 6.373 de 27 de dezembro de 2012 que “Dispõe sobre os critérios gerais para licenciamento ambiental de extração de bens minerais de utilização imediata na construção civil”  que exclui a necessidade de apresentação de EIA-RIMA para a exploração de alguns minérios relacionados a construção civil não contemplou as rochas ornamentais e as pedras de revestimento.
O enorme potencial mineral para rochas ornamentais no subsolo do norte e noroeste fluminense é evidenciado pelo expressivo número de   requerimentos formalizados junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM. Entretanto, apesar da excelente aceitação, tanto no mercado interno, como nos mercados dos Estados Unidos, México e dos países do Mercosul,  a grande maioria das jazidas não estão sendo explorados devido ao alto custo e da complexidade dos processos de legalização ambiental,  especialmente, a obrigatoriedade da apresentação de  Estudos de Impacto Ambiental e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), o que onera,  burocratiza e até mesmo inviabiliza a exploração dessa riqueza natural que tanto pode contribuir para o desenvolvimento social e econômico dessas regiões.
Teatro Lotado

Reconhecendo a relevância desse segmento, o Governador Sérgio Cabral, encaminhou mensagem à Assembleia Legislativa propondo Projeto  de Lei que dispensa da apresentação de  EIA/RIMA para projetos de extração de rochas ornamentais e pedras de revestimento com frentes de lavra com área de até cinco hectares, mantendo-se a obrigatoriedade da apresentação de Plano de Controle Ambiental (PCA) e do Plano de Recuperação Ambiental de Área Degradada (PRAD).

Em Audiência Pública realizada pela Comissão de Tributação da Assembléia Legislativa -ALERJ realizada no dia 06 de junho foi discutido e deliberado dentre vários assuntos abordados a necessidade de uma legislação específica para esses setores objetivando a revisão no processo de licenciamento ambiental para as atividades de extração de rochas ornamentais e pedras de revestimento, a solicitação ao Governo do Estado sobre a real necessidade da elaboração de um projeto de lei que trata- se especificamente do tema e a realização desta segunda Audiência Pública para dar continuidade a discussão já que o projeto vai para votação na próxima quinta-feira(24). Com isso espera – se avançar viabilizando a dispensa da apresentação de EIA-RIMA por instrumentos simplificados adequados aproveitando o potencial produtor da região gerando emprego, renda e uma maior arrecadação de impostos.
Nesta audiência realizada na cidade de Santo Antônio de Pádua, o Deputado Estadual João Nacif (PDT), disse que está é a primeira vitoria deste setor que sustenta muitas famílias no Noroeste Fluminense e que ficou satisfeito com a presença da população que encheu o Teatro Municipal. “Gostaria de agradecer a participação de todos que atenderam ao meu convite a 1ª Audiência Pública Externa da ALERJ realizada em Pádua a respeito da Exploração de Granito Ornamental do Norte e Noroeste Fluminense, pois foi de grande importância a sua presença”. Deputado João Nacif.

Texto,fotos e vídeos: Marcius Mendes



















 Deputado Luiz Paulo
 Prefeito Josias Quintal


 Luiz Rogério Garcia - SEFAZ

Procuradora do município Drª Jaqueline, Prefeito de Itaocara Gelsimar Gonzaga, Presidente da Câmara de Vereadores Alexandre Brasil, Vereador Eltinho Brum
 Deputado estadual André L. Ceciliano
 Deputado Estadual João Nacif

 Publico 
 Ex. Professora e Ambientalista Srª Janine 
 Deputado Luiz Paulo

 Srª Martha 

 Prefeito de Cambuci Agnaldinho 
 Jorge Secretario Municipal de Meio Ambiente
 Prefeito de Italva Leornado

 Prefeito de Itaocara Gelsimar Gonzaga
 Vereador Assef Nacif, Dep. André Ceciliano,Luiz Rogério,Dep. João Nacif
 Deputados André Ceciliano e João Nacif com prefeito de Italva Leonardo
 Deputados André Ceciliano e João Nacif com Tinoco e  prefeito de Italva Leonardo
  João Nacif, André Ceciliano e Pedro
 Dep. João Nacif em entrevista a TV ALERJ
 Equipe da Tv ALERJ, Eliseu Caetano, Luiz Augusto Cinegrafista e Elton Moura com o Deputado João Nacif
 Deputado em entrevista a Rádio Feliz 

 Deputado João Nacif, Pedro Cortez, Natally Cortes e Mauricio Menezes
 Prefeito de Cambuci Agnaldinho e Dep. João Nacif
 Aniversariante do dia Prefeito Gelsimar Gonzaga recebe o carinho de colegas

 Natally Cortes, Pedro Cortes, Vereadora Masa, Deputado João Nacif e Marquinho Pinheiro
 Natally Cortes, Pedro Cortes e Vereador Assef Nacif

Geólogos do DRM-RJ, Sr Hernane, Debora, e Ricardo Rocha com o Dep. João Nacif 

Nenhum comentário:

Postar um comentário