Colunas: cantinho do Direito e Esporte

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Prefeitura de Itaperuna incentiva prática de atletismo para alunos da rede pública

Será no próximo sábado (20/07) a seletiva municipal do projeto Atleta na Escola. O Programa de Formação Esportiva Escolar abrange todo o projeto, acontece através de parcerias com os governos federal, estadual e municipal e neste ano, vai trabalhar com a modalidade Atletismo, nas provas de velocidade, resistência e salto em distância. Em Itaperuna, haverá etapa local no Centro Poliesportivo, a partir das 8h, serão selecionados alunos entre 13 e 17 anos de ambos os sexos, em um trabalho feito em conjunto entre Departamento municipal de Esporte e Secretaria municipal de Educação.
O prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues – Alfredão,  explica que o Programa será fundamental para dar mais acesso ao esporte, “além de orientar os talentos da nossa cidade” e convida familiares, amigos e amantes do esporte para prestigiarem o evento. 
O diretor do Departamento municipal de Esporte, Nivaldo Godoi Ramos explica que acontece em duas ações. Primeiro, acontecerão competições que identificarão talentos na modalidade de atletismo, a ser realizada no próximo sábado e depois será o acolhimento dos talentos identificados nos jogos escolares. 
A secretária de Educação, Maria Aparecida de Oliveira Vargas, acredita que neste projeto “muitos jovens serão revelados e o nosso papel será dar apoio, incentivando o aperfeiçoamento no esporte e dentro do ambiente escolar”, disse.
ETAPAS
Os jogos escolares são compostos de quatro fases consecutivas de competição. São elas:
a) Fase escolar: realizada em todas as escolas que demonstrarem interesse em participar do programa desde que precedida pela adesão de sua Secretaria de Educação; 
b) Fase municipal–regional: realizada por municípios de 100 mil ou mais habitantes e pelos estados em cidades com menos de 100 de cem mil habitantes através de uma composição regional a ser definida pelo governo estadual; 
c) Fase estadual: realizada pelo governo estadual;
d) Fase nacional: realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro.
Nesta ordem, cada fase é classificatória para a etapa posterior, de modo que somente os melhores atletas de cada estado alcançam a competição nacional — Jogos Escolares da Juventude — a ser realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em setembro (para estudantes de 12 a 14 anos) e novembro de 2013 (para estudantes de 15 a 17 anos).
FONTE: DECOM ITAPERUNA
(Colaborou: MEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário