Colunas: cantinho do Direito e Esporte

terça-feira, 12 de março de 2013

Prefeito de Itaperuna participa de lançamento de projeto que prevê e previne enchentes‏



Itaperuna é o primeiro município do Noroeste Fluminense a fazer parte do Projeto Flash, sistema de previsão e prevenção de riscos a inundações e escorregamentos. O Prefeito Municipal de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, participou da reunião na segunda-feira (11/03), na sede do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do lançamento do Projeto Flash. Este é um programa piloto que vai adaptar a tecnologia às características locais, ampliando a capacidade de previsão e de prevenção dos sistemas de alerta já existentes no Estado. O projeto é o resultado de um acordo de cooperação entre Brasil e Itália, que surgiu o programa.
O prefeito de Itaperuna sabe a importância deste projeto para a cidade. “As inundações são preocupantes no município e queremos estar amparados e preparados quando algo acontecer. A alta tecnologia que o sistema oferece vai nos permitir viver de melhor forma”, disse Alfredão.  
A solenidade teve a presença do ministro de Meio Ambiente e da Tutela do Território e do Mar da Itália, Conrado Clini. A presidente do Inea, Marilene Ramos, ressaltou a importância da cooperação com o governo italiano, e da participação do Fórum das Américas, numa parceria que abrange outros órgãos, como o Departamento de Recursos Minerais (DRM), e as universidades do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 
O subsecretário executivo da Secretaria Estadual do Ambiente, Luiz Firmino Martins Pereira, que representou o secretário do Ambiente, Carlos Minc, destacou que o governo estadual vem trabalhando na implantação de sistemas de alerta e na realização de obras preventivas, como as de controle de inundações, que abrangem várias regiões, incluindo a Noroeste.
O ministro Conrado Clini ressaltou que o Projeto Flash utiliza a experiência italiana na previsão e prevenção de desastres naturais, ou eventos climáticos extremos. Conforme ressaltou, durante a Rio+20 foi discutido um plano de trabalho conjunto visando ao atendimento às áreas mais vulneráveis a eventos extremos, e que a parceria será importante para tornar o território fluminense mais seguro.
MAIS INFORMAÇÕES DO PROJETO FLASH
O Projeto Flash utiliza modelos matemáticos avançados de previsão a partir de dados de satélites. As informações geradas deverão ser integradas às já utilizadas pelo Sistema de Alerta de Cheias do Inea. O projeto prevê a adoção de uma estrutura de previsão, alarme e resposta rápida em caso de deslizamentos e inundações de modo a auxiliar a Defesa Civil, e alertar mais rapidamente a população, através dos meios de comunicação e internet. 
O prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, município que receberá o projeto piloto, também participou da solenidade.
Departamento de Comunicação Prefeitura de Itaperuna
Crédito para fotos: divulgação.
(Colaborou: Inea)

Nenhum comentário:

Postar um comentário