Colunas: cantinho do Direito e Esporte
▼
terça-feira, 25 de dezembro de 2012
Papa celebra Missa do Galo no Vaticano
Anunciado por trombetas, o papa Bento 16 celebra nesta segunda-feira (24), véspera de Natal, a Missa do Galo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, que está lotada de turistas, italianos e outros fiéis.
A cerimônia teve início às 22h (19h em Brasília) em vez do horário tradicional, meia-noite. O cronograma foi alterado há anos pelo Vaticano para que o pontífice pudesse descansar antes de fazer seu discurso de Natal.
Usando uma vestimenta dourada, Bento 16 sorriu e acenou para fotos e para os fiéis, que aplaudiam efusivamente no interior do templo. O papa, de 85 anos, chegou à basílica no pedestal móvel que utiliza para evitar esforços físicos.
Horas antes, o papa acendeu uma vela na janela de seu apartamento, símbolo da luz de Natal, em homenagem ao presépio inaugurado nesta segunda-feira. O Sumo Pontífice celebrará todas as cerimônias de Natal e Ano Novo e se prepara para visitar, em 2013, o Rio de Janeiro, onde presidirá a Jornada Mundial da Juventude.
Bento 16 avançou na escuridão até a janela, no terceiro andar do palácio pontifical, e saudou silenciosamente centenas de fiéis reunidos em frente ao presépio iluminado. Em seu habitual discurso aos cardeais e à Cúria Romana por ocasião do Natal, o Papa condenou com firmeza o casamento gay e afirmou que essa luta "põe em jogo a visão do ser humano".
O mesmo tom da mensagem que será lida no próximo primeiro de janeiro, divulgado anteriormente, em que o pontífice ataca o aborto, o casamento gay e a eutanásia porque, "põem a paz em perigo".
Em uma ofensiva mundial a favor dos valores tradicionais da Igreja católica, o pontífice defendeu com força o conceito de família "composta pelo pai, mãe e filho" e alertou que "se até agora tínhamos visto como causa da crise da família um mal-entendido da essência da liberdade humana, agora está claro que aqui está em jogo a visão do ser, do que significa realmente ser homens", afirmou.
O Papa deverá celebrar a missa de encerramento em julho de 2013 no Rio de Janeiro para a qual são esperados cerca de dois milhões de jovens, sendo o Brasil o país com mais católicos do mundo: 123 milhões de seus 194 milhões de habitantes.
O Vaticano e a cidade do Rio decidiram celebrar a vigília e a missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude em duas fazendas em Guaratiba (zona oeste), a cerca de 55 km do centro do Rio
A maratona de cerimônias continuará no dia de Natal, com a benção "Urbi et Orbi" (à Cidade e ao Mundo) ao meio-dia (horário local), retransmitida ao vivo pela Mundovisión à maior parte dos países.
No dia 31 de dezembro, o chefe da Igreja Católica presidirá um "Te Deum", uma oração de ação de graças pelo ano passado e no dia primeiro de janeiro celebrará a Jornada Mundial da Paz com uma missa, na qual será lida a mensagem divulgada precedentemente.
No dia 6 de janeiro, a festividade dos Reis Magos, o pontífice ordenará vários religiosos arcebispos, entre eles seu secretário pessoal, o monsenhor Georg Gänswein.
Com AFP e AP
Nenhum comentário:
Postar um comentário