Colunas: cantinho do Direito e Esporte

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Apresentação do Coral Mané Garrincha em Aperibé






Na segunda-feira, 03 de dezembro, foi realizada a apresentação do Coral Mané Garrincha, em Aperibé, que conta com o patrocínio da concessionária de energia elétrica Ampla. Antes da apresentação o ônibus percorreu várias ruas de bairros do município e chegou à Praça Francisco Blanc onde várias pessoas já aguardavam o coral para a exibição. Todos que ali estavam ficaram muito satisfeitos e encantados com o evento.

O coral se apresenta com um coro de 14 pessoas e mais o maestro em um ônibus adaptado que conta com a presença do Papai Noel para a alegria da criançada. Na apresentação são interpretadas várias canções natalinas e tem também dicas da empresa patrocinadora como: economia de energia, cuidados entre outras. Além das crianças terem a oportunidade de tirar uma foto com o Papai Noel e levar a lembrança para casa.

O Coral Mané Garrincha existe no distrito de Pau Grande, em Magé, há 18 anos. Este conta com 50 alunos do Ciep da comunidade e tem o apoio da empresa Ampla há cinco anos e há três se criou o projeto do ônibus para percorrer alguns municípios do estado do Rio de Janeiro. Este ano o projeto irá percorrer 18 municípios e Aperibé foi a décima cidade que teve a apresentação este ano. Segundo a organização, até o momento, foi um dos melhores locais onde o grupo já se apresentou.

Para o maestro que coordena o coral, Márcio Menezes, o projeto é uma iniciativa da Ampla que mantém uma parceria há cinco anos e há três conta com o ônibus. “Viajamos por várias cidades. Então nesta caminhada o coral segue cantando músicas natalinas e passando esta mensagem gratuitamente para o público junto com o Papai Noel e levando alegria para todas as cidades que passamos”, declarou.

Ainda conforme disse Márcio, os alunos passam por uma seleção. Estes são solistas, já tem toda uma experiência musical, o coro não é apenas um trabalho de canto. “Eles estudam orquestra, teoria musical, violino, piano, violão, partitura, toda a parte musical. Mas nesse projeto acontece apenas a parte vocal e a Ampla vem acompanhando todo esse processo, por isso que estamos nesse projeto,” argumentou.

O maestro acrescentou que a felicidade é mútua tanto da cidade que os recebem quanto do coral. “É muito bacana! Foi a primeira vez que vir a Aperibé e não conhecia a cidade. A prefeitura deu aqui um apoio enorme, isso é legal. Tem cidade que a prefeitura até apoia o trabalho, mas não faz tanta divulgação quanto teve aqui. Isso é bom. Eu tenho um projeto e se esse acontecer, então de repente, estarei vindo para a cidade fazer um projeto musical com alguns alunos da cidade. Quando o ônibus estiver no município os alunos daqui vão subir para cantar também junto com o coral. Estamos estudando junto com a Ampla a viabilidade desse projeto que estará presente em todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro onde a empresa presta serviço,” destacou.

De acordo com um dos alunos do coral, Carlos Augusto Caldeira da Costa, essa é uma experiência muito boa, em conhecer cidades novas, cidades que não se conhecia. “Nós vemos as crianças na cidade, é uma coisa nova para a cidade e essa é uma experiência muito boa. Eu sempre passo para os outros para ter sempre força de vontade que trabalhamos muito e é bastante cansativo. Então oriento para não haver discussão, porque isso desgasta e é algo muito chato e temos que ter muita paciência um com o outro para termos um convívio muito bom. Além disso, a nossa nota no colégio conta muito para que façamos parte do coral, então temos que tirar muita nota boa, senão não tem como fazer parte do coral,” frisou.

Alunos do Coral que se apresentou em Aperibé: Carlos Augusto da Costa, Shannon Duarte, Felipe Nascimento, Diogo Faria, Juliana Baptista, Tuanne Cordeiro, Miriam Silva, Larissa Souza, Jérsica Faustino, Monique Ventura, Jheyniffa Drumont, Maria Isabel Silva, Gleise Daiane e Benhur Santana. Maestro Márcio Meneses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário