Colunas: cantinho do Direito e Esporte

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Via pública é usada como ‘revenda de carros’


Todos os motoristas que utilizam a Rua dos Leites estão acostumados a encontrar vários carros estacionados em frente à farmácia do Marcio, com placas de ‘vende-se’ e inúmeros telefones para contato. Essa prática de utilizar a calçada das ruas como revenda de veículos já é rotineira, porém o que a comunidade paduana não sabe é que este uso da via pública é indevido e proibido.  Há proibições previstas no Código de Trânsito Brasileiro. “Pelo CTB, é proibido usar a via pública para comércio ou depósito. O cidadão que está fazendo isso não pode nem ter alvará, porque é algo proibido. Estão irregular, esses carros não podem permanecer ocupando vagas direcionadas aos motoristas. O fato de haver uma ‘revenda de veículos’ na calçada não é novidade, porque há muitos anos carros são colocados naquele estacionamento para serem vistos e conseqüentemente vendidos.

Em Pádua, já são poucas as vagas para estacionamento; e as poucas que têm, ficam ocupadas ora  por conta dos taxistas e motoristas de vans que ocupam essas poucas vagas e agora, o motorista ainda tem que disputar vaga com revendedores de automóveis.

Alô fiscalização, vamos se ligar e trabalhar. Liberando o transito e as respectivas vagas para os motoristas, pois, por isso muitos motoristas estacionam em fila dupla pois, a urgência se faz necessária e no final acaba cometendo inflações.

5 comentários:

  1. Concordamos com a reportagem, porém temos visto que o carro do jornal vive pela cidade estacionado de forma irregular!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anonimo,se vc leu a reportagem eu digo que paro sim de forma irregular,preciso resolver situaçoes rapidas,e como nao acho vagas,acabo cometendo infraçoes,como outros motoristas.Que tal vc colocar um estacionamento para os motoristas,já que a maioria das vagas ficam com os taxistas.E da proxima vez se apresente,ok?

      Excluir
  2. Voces estao totalmente certos.
    Tenho observado isso a muito tempo, principalmente na epoca de eleicao, onde carros de politicos ficavam ao redor da praca.
    Um dos principais carros e do vereador(agora ex) luiz jacinto, onde tinha 3 carros de propaganda.
    Houve dias em que contei, 8 (oito) carros, do inico da praca ate o sinal.
    Vou ate relatar os nomes premiados, tipo luiz do trailer, leila do cacalo, a princesa de boa nova, ermano, paulinho, jussara (que carro amarelo ridiculo, deve ser um monza ).
    Infelizmente, o rodando certo nao estava ali, pois era somente vereador....
    Se fosse um trabalhador...ja estava guinchado.
    Ouvi dizer que a seguranca e o transito vai mudar.....

    ESPERO QUE NAO SEJA SOMENTE PARA TRABALHADORES, QUE ESTAO SOFRENDO COM TANTOS IMPOSTOS.

    ResponderExcluir
  3. O problema deve continuar até o próximo governo, uma vez que não temos guarda de trânsito em nossa cidade ( a guarda municipal exerce apenas a função de guarda patrimonial). Que o trânsito em nossa cidade está um caos ninguém pode negar. Que não temos vagas em número suficiente para atender ao grande número de veículos que transita pela cidade, também é uma "verdade absoluta". Agora, dizer que "os motoristas que estacionam (ou param) em fila dupla cometem "inflação", já é demais né?
    Vejamos o que diz nosso bom e velho "pai dos burros":
    SIGNIFICADO DE INFLAÇÃO s.f.
    Inchaço, intumescência.
    Economia. Desequilíbrio econômico caracterizado pelo crescimento anormal dos meios de pagamento em relação às necessidades de consumo, com a consequente redução do poder aquisitivo da moeda e alta geral dos preços: inflação galopante.
    Aumento excessivo: inflação de funcionários.
    SIGNIFICADO DE INFRAÇÃO s.f.
    Ação de infringir.
    Toda violação de uma lei, de uma ordem, de um tratado etc.
    Transgressão.
    Diante do exposto, quem para ou estaciona em fila dupla comete uma infração de trânsito.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Márcia! Sou estudante da Universidade Federal Fluminense e tenho percebido há muito tempo a irregularidade dos carros em frente ao fórum. Eles estacionam na ciclovia e fico impressionada que aquilo passa por normal. o Código Nacional de Transito é muito claro quanto a isso:
    • Estacionar em ciclovias: multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira;
    • Trafegar em ciclovias: multa de R$ 547,62 e sete pontos na carteira;
    • Art. 181. Estacionar o veículo (…) sobre ciclovia ou ciclofaixa: infração grave; multa e remoção do veículo;
    • Art. 193. Transitar com o veículo em (…) ciclovias, ciclofaixas (…): Infração gravíssima e multa

    Estou vendo que poderá acontecer ali algum acidente envolvendo os ciclistas. Os carros abrem as portas de seus carros sem olhar para ver se um CICLISTA está passando na CICLOVIA. É muito triste saber que pessoas que trabalham no Fórum, entendo que elas devem saber de direitos e deveres, fazerem essas coisas. A ciclovia é dos Ciclistas!
    Ahhh e temos outro problema ali: a estrada está cheia de buracos e não tem iluminação! Márcia, nós estudantes universitários faremos um movimento contra esta prática, precisamos da sua ajuda na divulgação. Abraços.

    ResponderExcluir