Colunas: cantinho do Direito e Esporte

quinta-feira, 5 de julho de 2012

SITUAÇÃO DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAUTA SEMESTRE DE COMISSÃO DA ALERJ


As necessidades e perspectivas das universidades estaduais para o ano de 2012, a municipalização do primeiro segmento do ensino fundamental e a preocupação com o ensino superior privado pautaram o primeiro semestre da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O colegiado começou o ano presidido pelo deputado Comte Bittencourt (PPS), mas, em fevereiro, o deputado André Lazaroni (PMDB) assumiu a presidência do grupo, já que Bittencourt licenciou-se do cargo para administrar a Secretaria de Governo de Niterói. Durante quatro meses, o peemedebista esteve à frente das audiências e reuniões.
“Demos continuidade ao trabalho realizado anteriormente e, com isso, continuamos avançando em prol da melhoria da educação pública do nosso estado”, disse Lazaroni. Das nove audiências públicas realizadas, quatro deram ênfase à situação das universidades públicas estaduais. As três universidades (Uerj, Uenf e Uezo) tiveram representantes participando, individualmente, das audiências. Depois, um encontro conjunto foi organizado e contou com a presença do secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa, que ouviu as demandas das instituições. Barbosa disse que vai agendar novas reuniões para discutir, separadamente, a situação trabalhista que envolve cada universidade.
Fechando o semestre, a comissão discutiu o Programa Estadual de Integração na Segurança, o Proeis, que define o deslocamento de policiais militares fardados para a segurança dentro e fora das unidades de ensino da rede pública. Durante a reunião, o presidente do colegiado comprometeu-se a acompanhar a evolução do programa, que já funciona em 90 escolas da rede estadual. “Foi um debate proveitoso, uma primeira experiência. Vamos continuar acompanhando”, ponderou André Lazaroni.
Em junho, Comte Bittencourt reassumiu a presidência do colegiado. Ele garantiu que continuará debatendo os assuntos de interesse da comunidade escolar. “Em agosto, vamos iniciar os trabalhos fazendo uma audiência sobre a substituição de gestores na rede pública estadual de ensino e, posteriormente, sobre o Instituto Superior de Educação (Iserj)”, adiantou o parlamentar.
(Texto de Vanessa Schumacker)

Nenhum comentário:

Postar um comentário