Colunas: cantinho do Direito e Esporte

quinta-feira, 5 de julho de 2012

SEGUNDA TURMA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SE FORMA


O clima de alegria, emoção e, principalmente, superação marcou, nesta terça-feira (03/07), a cerimônia de formatura da Turma “Mais que Vencedores”, a segunda do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) promovido pela Escola do Legislativo do Estado do Rio (Elerj). A solenidade também foi palco para o lançamento do livro “Metamorfoses”, escrito pelos alunos do projeto, e aconteceu no auditório da Elerj, na Rua da Alfândega, 8, Centro do Rio. Patrono dos estudantes, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio, deputado Paulo Melo (PMDB), afirmou que as transformações sociais são construídas através da Educação.
“A construção de um mundo mais solidário e socialmente justo passa pela Educação. Entretanto, para que esse ensinamento não seja só uma retórica, é preciso ação. E o EJA é uma prova disso”, argumentou o deputado. O programa atende funcionários da Alerj e das câmaras municipais do estado, sejam efetivos, comissionados ou requisitados, bem como seus dependentes diretos (filhos, marido e mulher), desde que maiores de 18 anos. O curso é elaborado pelo Ministério da Educação e ministrado pelo Serviço Social da Indústria, o Sesi.
A realidade enfrentada pelos estudantes foi a motivação para a produção do livro, que tem 15 histórias, todas autorais, fruto das transformações na vida de cada aluno. Para o coordenador da Escola, deputado Gilberto Palmares (PT), a turma passou, com a publicação, a construir a identidade da Elerj. “Eles aceitaram compartilhar conosco histórias tão vivas e significativas como as que vemos neste livro. Ao ler cada uma delas, não temos dúvidas de que a decisão de investir na Educação de Jovens e Adultos foi e continua sendo acertada”, destacou.
Para a formanda Sandra Regina Cardoso, de 45 anos, estudar na Elerj foi o pontapé inicial. “Entrei em uma sala de aula pela primeira vez aos 40 anos e, no mês que vem, estarei na universidade, pois passei para o curso de Serviço Social. Quero, com isso, ajudar os outros da mesma maneira que me ajudaram”, comemorou. Para a oradora da “Mais que Vencedores”, Virlene Marçal, a palavra realização resume o sentimento de todos. “Pensei que não viveria esse momento. Hoje, posso dizer que sou um exemplo para a minha família e, principalmente, para os meus dois filhos”, finalizou.
(texto de Priscilla Daumas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário