Colunas: cantinho do Direito e Esporte

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Parque da Água Solu é o mais novo espaço de lazer dos paduanos


Prefeitura inaugurou as obras de reforma do fontanário e criação do Parque



















 
“Este é o pontapé inicial do turismo em Pádua”. Com estas palavras, o prefeito José Renato Fonseca Padilha inaugurou, no último domingo (24/06), as instalações do Parque Municipal da Água Solú, no distrito de Ibitiguaçu. Fonte rara carbogasosa, a Água Solú teve seu espaço revitalizado pela prefeitura, que reformou o fontanário e construiu dois quiosques, banheiros e um restaurante, dotando o local de excelente infra-estrutura para que paduanos e visitantes tenham uma agradável opção de lazer junto à natureza.
Quem não passava há muito tempo pelo local se impressionou com a transformação. A revitalização da Água Solú é o primeiro passo do Projeto Caminho das Águas, que a prefeitura desenvolve em parceria com a UFF e o DRM, através da atuação das secretarias municipais de turismo e meio ambiente. O projeto visa o resgate do patrimônio hídrico do município, e integra outras fontes, como a iodetada, outra fonte rara, famosa por suas propriedades medicinais. “Vamos resgatar a Cidade das Águas”, afirmou o Secretário de Turismo, Luciano Chaves Diniz.
Centenas de pessoas participaram da solenidade, entre elas vereadores, secretários municipais e outras autoridades, como os ex-prefeitos Wagner Souza e Fernando Lavaquial, que falou sobre os áureos tempos em que a cidade recebia pessoas do mundo inteiro por causa das águas. “Nossas riquezas são as fontes iodetada, pagé, solu, farol, litinada. Temos que preservá-las”. Lavaquial ainda destacou que a água das fontes naturais é melhor para a saúde da população.
Representando a Câmara, o vereador Juarez Souza disse o que espera para o futuro próximo. “Tenho esperança que teremos aqui um grande hotel”.  O vice-prefeito Ralph Kezen falou que o projeto Caminho das Águas irá ganhar força quando integrar outras fontes. “Esta obra vai atrair o turismo. Será bom para a comunidade local, para o município, toda a região irá crescer”. Os trâmites legais para incorporar a fonte iodetada, que é particular, ao projeto já estão em andamento.
Acreditando que o turismo é uma das maiores indústrias da atualidade, e que irá impulsionar o crescimento da região, José Renato Padilha não escondeu a felicidade com a conclusão desta obra. “Assumi o compromisso de investir nas águas de Pádua. Se Raposo, que tem apenas duas fontes tem tanto movimento, Pádua com tantas fontes tem um potencial muito maior. Água é turismo, Não podemos desperdiçar esse precioso liquido”, garantiu. O prefeito anunciou que irá plantar mais árvores no parque e fazer circuitos com trilhas ecológicas.
Novo espaço de lazer
O parque é aberto à visitação. Como de costume, as pessoas podem continuar levando galões e garrafas de água para encher na fonte. Todo arborizado e com grande espaço para as crianças se divertirem, o local é ideal para as famílias. Os quiosques poderão ser usados para quem quiser fazer churrasco, por exemplo, por ordem de chegada. A boa pedida é saborear os quitutes do Restaurante da Água Solú. Sob a direção de Marli Barros, fica aberto de terça à domingo, a partir das 8 h, e serve almoço, lanches, salgados, petiscos e bebidas em geral. E para quem quiser fazer reservas, o telefone é 8114-7453.
Preservação ambiental
A criação do Parque Municipal da Água Solu foi um grande avanço. Amparado por lei, visa proteger a fonte da água solu, que é rara, e o bioma no entorno. Outra medida que irá reforçar a proteção ambiental nas proximidades é a criação da Unidade de Conservação da Serra das Frecheiras, cujo investimento necessário será feito pela UHE de Itaocara, como forma compensatória pelos danos causados com a construção da barragem na região.

Ascom Pádua
Kellen Leal / Sandro 

2 comentários:

  1. Vocês chamam essa cabana de lazer? Lastimável

    ResponderExcluir
  2. Fabinho
    Quando era criança ia com meu falecido pai nesse local para encher litros de água e lavar para as pessoas da minha cidade (Tanguá-RJ) provar e eles não acreditavam q era de uma fonte natural essa água com gás.

    ResponderExcluir