Colunas: cantinho do Direito e Esporte

terça-feira, 3 de abril de 2012

Itaperuna e Região Noroeste Fluminense escolhidas pelo Inea para cooperação técnica com o governo da Itália

Representantes do Departamento de Desenvolvimento Sustentável do Ministério de Meio Ambiente da Itália e empresários italianos estiveram no Rio de Janeiro e conheceram as principais ações, desafios e projetos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e reuniram com representantes daquele órgão; com o Coordenador Regional de Defesa Civil do Noroeste Fluminense, Ten Cel Douglas Paulich Junior e o Secretário da Defesa Civil e Ordem Pública de Itaperuna, Major Joelson Oliveira, que foi indicado pelo prefeito Fernando da Silva Fernandes – o Paulada, para representar o município. Após a reunião acenaram com a possibilidade de estabelecer intercâmbio para cooperação técnica em áreas de interesse comum. A região Noroeste Fluminense foi escolhida para o início de um projeto piloto de cooperação técnica.
 Itaperuna e Região Noroeste Fluminense escolhidas pelo Inea para cooperação técnica com o governo da itália
O tema em discussão foi a Prevenção e Gestão de Risco de Inundações e Deslizamentos o evento, que foi realizado no Inea e teve como objetivo proporcionar uma visão geral sobre como o tema tem sido tratado na Itália e no estado do Rio de Janeiro. Na oportunidade foi proporcionada uma troca de experiências entre os profissionais das duas nações, aperfeiçoamento tecnológico e também para definir áreas de interesse comum para o desenvolvimento de projetos cooperativos no estado.
O Inea, juntamente com o Ten cel Douglas, selecionou o município de Itaperuna no Noroeste do Estado do Rio como foco inicial devido às constantes inundações e deslizamentos que acontecem praticamente todos os anos. Por se tratar de uma região com a maior vulnerabilidade no Estado do Rio de Janeiro, as perdas em vidas humanas ainda têm sido menor, do que as que aconteceram na tragédia da região Serrana, devido não ter tido uma chuva de grande monta como ocorreu na região serrana, porém, o Noroeste tem mais Decretos de Situação de Emergência e de Calamidade Pública do que qualquer região do Estado.
Para dar prosseguimento ao tema, mais uma vez Itaperuna despontou por ser um município ativo no desenvolvimento da região, e para isso a Prefeitura Municipal não está medindo esforços na prevenção de desastres, pois só haverá um verdadeiro desenvolvimento se o município conseguir com um trabalho contínuo acabar com danos e prejuízos gerados pelos desastres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário