Colunas: cantinho do Direito e Esporte

quarta-feira, 14 de março de 2012

Caravana cultural invade as cidades de Aperibé e Santo Antônio de Pádua

As diversas e ricas manifestações culturais do Sul Fluminense vão compor o ‘Mapa de Cultura do Rio de Janeiro’, que está sendo produzido durante os próximos meses e será disponibilizado na web em meados de 2012. A caravana com equipe que reúne repórter, fotógrafo e cinegrafista percorre Aperibé (14/03), Santo Antônio de Pádua (15/03), Miracema (16/03), São José de Ubá (17/03), Laje de Muriaé (19/03), Natividade (20/03), Porciúncula (21/03), Varre-Sai (22/03) e Sarapucaia (23/03). Os municípios de Macaé e Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã, Campos de Goytacazes, São Fidélis, Cardoso Moreira, São João da Barra, Bom Jesus do Itabapoana e São Francisco do Itabapoana, além de Italva, Itaperuna e Cambuci receberem a visita dos pesquisadores na região.


O mapeamento do Estado do Rio apontará espaços culturais, calendário fixo da cultura local e principais destaques dos patrimônios material, imaterial e natural do Estado, desde a Festa do Divino em Paraty e tradição finlandesa de Itatiaia às serestas de Conservatória e ao Boi Pintadinho, de Campos. O ‘Mapa do Rio de Janeiro é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, com o patrocínio da Petrobras.

Com recursos de georreferenciamento, o levantamento vai oferecer um mergulho na cultura do Rio. “Traçar o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro é uma prioridade, um dos nossos projetos mais importantes e necessários”, diz a Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes. “Ele nos ajudará a conhecer mais a fundo o tecido que forma a cultura do nosso estado, fará uma radiografia do que realmente são nossos 92 municípios.”

"Mapear a Cultura fluminense - e construir uma ampla base de dados sobre as suas manifestações, espaços e potenciais - é uma ação de extrema importância para se conhecer em detalhes o tamanho e a diversidade do patrimônio do estado. Ajudará, também, na tarefa de pensar as políticas públicas para o setor. Para a Petrobras, patrocinar esse projeto representa não somente reconhecer o seu mérito, mas dar um importante retorno ao estado que, há tantos anos, sedia e acolhe a empresa", diz Eliane Costa, gerente de patrocínios da Petrobras.

O Mapa de Cultura será como uma bússola para estudantes, turistas, produtores culturais e interessados em cultura em geral, que poderá conduzi-los aos Quilombos do Vale do Paraíba ou à Festa do Cascudo em Itaperuna. Um guia para dançar o Mineiro Pau ou jongar em Pinheiral. Trará ainda um registro de manifestações ligadas à cultura digital e indicará os principais festivais de cultura do Estado, como o Festival de Jazz de Rio das Ostras ou o festival de música do Vale do Café, entre tantos outros.

O projeto vai mostrar, através do portal Cultura.rj (www.cultura.rj.gov.br), da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, uma ampla pesquisa sobre o que os 92 municípios fluminenses produzem em áreas como música, teatro, artes visuais, arquitetura, gastronomia, dança, entre outras.

Pé na estrada

O mapeamento cultural do Estado vai percorrer todo o território para retratar e divulgar as riquezas e diversidades da cultura produzida no interior do estado do Rio. O projeto, realizado com patrocínio da Petrobras através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Lei do ICMS), será produzido pela Diadorim Ideias & Comunicação e disponibilizará textos, fotos e vídeos para o grande público, num esforço de catalogação inédito.

Foto: Cris Isidoro 
Fonte:Lilian Pinto
GEO Consultoria em Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário