Colunas: cantinho do Direito e Esporte

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PREFEITO DE PADUA ASSINA CONVÊNIO COM A EMBRABA

Brevemente os produtores rurais de Pádua terão em suas mãos o que há de melhor em tecnologia para uso do solo em todas as suas modalidades produtivas. Isto será possível devido o importante convênio assinado pelo Prefeito José Renato Fonseca Padilha e a EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA – EMBRAPA.


            O Convênio é de cooperação geral e envolve todos os campos de pesquisas da EMBRAPA e no Estado do Rio de Janeiro somente três município mantém este tipo de cooperação: Bom Jardim, Friburgo e agora Santo Antônio de Pádua. Tem como objetivo básico: definir, planejar, coordenar e executar estudos, levantamentos, pesquisas, plano e programas destinados ao aprofundamento do conhecimento técnico-científico, no âmbito da agricultura, pecuária, silvicultura e demais áreas afins, bem como nas áreas de desenvolvimento institucional, monitoramento ambiental, informática, instrumentação agrícola, zoneamento agroecológico e tecnologia dos alimentos. Envidar esforços, a fim de viabilizar a aplicação prática dos supra-referidos conhecimentos técnico-científicos também faz parte do contrato.
            O Convênio pela sua extensão e importância leva a assinatura do Presidente da EMBRAPA Dr. Pedro Antônio Arraes Pereira, sensibilizado que foi ao atender a nossa solicitação, afirma com entusiasmo o Prefeito José Renato.
            Segundo o Secretário Municipal de Agricultura ex-Prefeito Wagner Oliveira Souza, coordenador do presente convênio, o nosso atual modelo de produção agropecuária e suas ramificações afins, estão em seu último estágio e mudanças radicais terão que ser realizadas para continuar na atividade e permanecer usufruindo da vida rural. Estamos vivendo um momento em que o conhecimento e a informação são alguns dos ingredientes fundamentais ou mais importantes para o sucesso de qualquer atividade econômica e a rural está profundamente inserida nestes contextos não só pelos custos da produção como na qualidade dos produtos produzidos para alimentação humana, assim como na preservação do meio ambiente. Temos absolutamente certeza que a exemplo da UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, da FASAP, da ESCOLA TÉCNICA FEDERAL, da FAETEC, a EMBRAPA vem proporcionar ao seguimento rural do Município e da região, oportunidades de conhecimentos tecnológicos tão necessários para sairmos do atual estágio de produção e produtividade em que nos encontramos, principalmente nas atividades que mais se destacam pela sua importância social e econômica – leite, tomate, carne e inúmeros produtos orgânicos produzidos em regime de economia familiar.  
            As instalações da Secretaria Municipal de Recursos Naturais e Agropecuários será o ponto de apoio da EMBRAPA e o Laboratório de Solos será reformulado para dar início à primeira atividade a ser desenvolvida, ou seja, o levantamento dos tipos de solos existentes em todo o Município, cujos resultados serão determinantes para definição das aptidões de culturas a serem recomendadas, principalmente em nossas várzeas, hoje praticamente sem utilidade econômica, outrora usadas em plantações de arroz irrigado por inundação. Paralelamente, vamos iniciar nossos contatos visando transferência de tecnologia para produção leiteira com técnicos da unidade da Embrapa em Juiz de Fora (Coronel Pacheco), Minas Gerais, finalizou o Secretário.
            O Engenheiro Agrônomo Dr. Adoildo da Silva Melo, técnico da EMBRAPA SOLOS /RJ, é um dos coordenadores do programa e foi o portador e representante do Diretor Presidente Dr. Pedro Antônio Arraes Pereira na entrega do convênio ao Prefeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário