Colunas: cantinho do Direito e Esporte

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Como funciona o Sistema do Ineia - Sistema de Alerta de Enchentes

Como funciona:


O Sistema de Alerta de Enchentes começou a ser instalado em 2008, na Baixada Fluminense, e é uma das medidas elaboradas pelo Inea de prevenção às ocorrências climáticas. Atualmente dispõe de 62 estações hidrológicas - entre pluviométricas, que medem a intensidade das chuvas nas cabeceiras dos rios; e fluviométricas, que medem a capacidade de vazão dos cursos d'água -, abrangendo as regiões mais suscetíveis no Estado: Serrana (Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis); Baixada (Nova Iguaçu, São João de Meriti, Mesquita, Duque de Caxias, Magé, e bairros da zona oeste do Rio); e Região Norte/Noroeste (Macaé, Campos, Cardoso Moreira, Santo Antônio de Pádua, Porciúncula, Laje do Muriaé e Bom Jesus de Itabapoana).



O sistema funciona 24 horas, todos os dias da semana, monitorando e transmitindo alertas a cada 15 minutos sobre as condições do tempo e de aumento gradual do nível d’água dos rios para a central de processamento de dados do Inea por telemetria (SMS celular). Os alertas têm quatro níveis: Vigilância, que é o acompanhamento permanente sem ocorrência de chuvas e com chuvas fracas ou esparsas; de Atenção, quando são registradas precipitações moderadas; Alerta, para chuvas intensas e subida de nível dos rios e Alerta Máximo, quando há previsão de aumento acentuado na intensidade das chuvas continuadas e o nível dos rios atinge 80% da capacidade de transbordamento.



As unidades de Defesa Civil recebem os alertas e ficam encarregadas de divulgar e auxiliar as Prefeituras na adoção de medidas preventivas nas regiões a serem afetadas, de modo a minimizar as consequências dos temporais.



Qualquer cidadão pode consultar o serviço ou se cadastrar para receber os boletins de previsão. Para consultas, basta acessar o site do Inea: www.inea.rj.gov.br, clicar no banner Sistemas de Alerta de Enchentes, para visualizar os boletins emitidos em tempo real ou consultar o banco de dados onde estão registradas todas as ocorrências desde o
início das operações do sistema.



Os boletins também estão disponíveis nos perfis do sistema no facebook (alertainea) e no twitter (@alertainea) O cadastro pode ser solicitado pelo e-mail alertainea@infoper.com.br ou pelo telefone 2580-7406.
.

Um comentário:

  1. GRAÇAS A DEUS EM NOSSA CIDADE EXISTE ALGUÉM QUE SE IMPORTA EM PASSAR ESSAS INFORMAÇÕES PELA INTERNETE, POR QUE NEM TODOS PODEM OUVIR A RÁDIO E A INTERNETE É UMA VIA DE INFORMAÇÃO MUITO UTILIZADA NO NOSSO DIA A DIA... MUITO OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir