Colunas: cantinho do Direito e Esporte

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Caminhada contra o câncer de mama em Pádua

Foi na manhã deste domingo, 20 de novembro, que a cidade de Santo Antonio de Pádua interior do Rio de janeiro recebeu a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama. Participantes se encontraram em frente a Praça Monsenhor de Diniz e chegada no clube social de Pádua, organizado pela Dr. Lúcia Carvalho Boechat, foi um sucesso de público, muitas pessoas compareceram a caminhada e aprovaram a iniciativa da Dr.Lucia.


Com a participação do PSF a equipe de agentes comunitários foi participativa, com o apoio da prefeitura de Pádua e secretária de saúde.

Dr.Lucia ressaltou a importância do exame preventivo e a importância das pessoas estarem presente neste primeiro evento, e que outros eventos possam acontecer em prol da saúde. Eventos maiores conscientizando mais pessoas dentro da cidade, e afirma a única maneira de diminuir o câncer de mama é a conscientização,com grupos de prevenção,estudos,partilha,colocar no calendário da secretaria de saúde,o câncer não escolhe classe social,não tem nível cultural e abrange em todo o lugar.



Criada em 1999, a iniciativa, que integra as ações da Campanha está em sua 44ª edição e passou por 11 cidades do país: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Curitiba (PR), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Salvador (BA), Santos (SP), São José dos Campos (SP), Belo Horizonte (MG) e Blumenau (SC).

Câncer de Mama

O câncer de mama é um dos mais temidos pelas mulheres, devido à sua alta incidência e pelos seus efeitos psicológicos, já que elas receiam que ele venha a comprometer a sua feminilidade e sexualidade. No Brasil, este é o tipo de câncer que mais causa mortes entre mulheres. Em 2009, foram registradas 11.860 mortes por câncer de mama no Brasil, sendo 11.735 mulheres e 125 homens.



Segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram estimados, para 2011, cerca de 49.240 novos casos de câncer de mama no País. No estado de São Paulo, a estimativa é de 15.080 casos; destes, 5.760 na capital.











Nenhum comentário:

Postar um comentário