Colunas: cantinho do Direito e Esporte

quinta-feira, 10 de março de 2011

Inauguração do Ponto de Cultura “Dó, Ré, Mi faz arte e cultura” em Santo Antônio de Pádua











Aconteceu no dia 23 de fevereiro de 2011, onde a Banda Lyra de Arion, através de seu presidente Jorge Luis Rodrigues de Souza e diretoria, receberam convidados para o cerimonial de abertura do Ponto de Cultura “Dó, Ré, Mi Faz Arte e Cultura” no município de Pádua.

A Banda Lyra de Arion foi fundada em 12 de maio de 1888, pelo maestro Virgínio de Andrade Reis e tornou-se Ponto de Cultura, mantendo viva a cultura de nossa cidade, onde o espaço é palco de apresentações musicais com revelações de grandes talentos e formação profissional.

Durante o cerimonial foi cantado o hino nacional brasileiro e o hino a Pádua, com o acompanhamento da centenária banda Lyra de Arion.

A cerimônia foi aberta pelo Coordenador do projeto, professor Namir Machado Jorge, com o pronunciamento do vice-prefeito Ralph Kezen, em seguida passando a palavra à secretaria de cultura Camila Moura Pinto.

Juntos somos mais e somos mais fortes porque estamos imbuídos de uma cultura cava vez mais relevante no mundo atual. Uma cultura que se orgulha em ser igualmente negra, branca, índia e mestiça. Uma cultura que não nega o papel na política, nem a relevância do estado, que teve as veias abertas pelo colonialismo e padeceu a vergonha da escravidão, mas que hoje é capaz de dar respostas inovadoras aos desafios de uma história marcada pela desigualdade.

Lutamos para que toda nossa população possa ir ao cinema, ao teatro ou a um espetáculo de dança, ter acesso aos livros, aos museus ou à instrução musical. “A gente não quer só comida”, já diziam os Titãs, antevendo os debates que hoje travamos: “A gente quer comida, diversão e arte / A gente não que só comida / a gente quer saída para qualquer parte”. Direito de produzir a cultura e consumir a cultura, sem isso não há cidadania, democracia ou felicidade..

Na oportunidade foram apresentados ao público presente a Banda Lyra de Arion que tocou a canção Asa Branca, sob a regência do maestro Jorginho, Mineiro Pau, sob a direção do mestre Nico, a Associação Grupo Sócio Cultural Cara da Rua que apresentou miniatura das cores com a coordenação de Alex Sandro Brasílio do Município de Miracema, a Dança de rua, Twister Dance com coreografias do mestre Chuleba, o jongo sob a coordenação de Maria das Graças Caetano, a Capoeira sob a coordenação do mestre Pitu. No final das apresentações todos os presentes foram convidados a acompanhar a Banda Lyra de Arion até sua sede para inauguração das instalações que abrigarão o Ponto de Cultura. O prefeito José Renato, participou do descerramento da fita simbólica, juntamente com a secretaria de educação, prof.ªVera, prof.Namir e demais alunos e convidados. E passaram a visitação nas dependências, da nova sede reformada pela prefeitura, e com a aquisição de novos instrumentos, multimídia, aparelhos de instrumentos musicais, mobiliário.

Os Pontos de Cultura são espaços permanentes do programa Cultura Viva. Não possui modelo único, mas sim um aspecto comum a todos que é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e comunidade.

Partindo desse ponto, inicia-se um processo orgânico que agrega novos agentes e parceiros, identificando assim os novos pontos de apoio, que pode ser a escola mais próxima, o salão de uma igreja e assim sucessivamente. Namir em entrevista ao jornal,contou que entre 750 inscritos,150 foram aprovados,sendo um de Pádua,ele foi o autor do projeto.uma verba direcionada diretamente para lira de orion,onde já foi liberado 60,00,investidos em material para sede.e convida a todos,a participarem do espaço,destinado ao âmbito cultural.agradece em especial a aplac,a D.Tereza que foi uma parceira nas dificuldades da banda,onde muitas das vezes guardou instrumentos e matérias em sua casa,principalmente na época da enchente,e a todo povo da cultura.

Texto e fotos: Márcia Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário