Colunas: cantinho do Direito e Esporte

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Prefeitura de Pádua faz palestra para futuros moradores de casas populares construídas no Bairro Cidade Nova


Aconteceu na última quinta-feira, dia 18, uma palestra educativa para os futuros moradores de 28 casas populares que já estão sendo construídas no Bairro Cidade Nova.
O evento reuniu profissionais da Nit Arte Reciclagem, do município de Niterói, a assistente social Vera Lúcia Eiras Consendey e o vice-prefeito Ralph Kezen Leite, representando o prefeito José Renato Fonseca Padilha, além dos moradores que serão beneficiados.
A palestra, de caráter educativo, visou conscientizar os futuros moradores da importância de se investir em capacitação como forma real no aumento da renda.
As 28 casas estão sendo construídas com recursos do PAC 01(Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal), com apoio e parceria da Prefeitura de Pádua.
Nesta empreitada, o Poder Executivo de Pádua investiu na doação do terreno, urbanização da área, mão de obra e verbas próprias para complementar a construção das 28 casas.
As famílias que irão receber os novos imóveis foram devidamente cadastradas. Segundo a assistente social, Vera Lúcia, os beneficiados são de baixa renda, fator decisivo para a contemplação.
Os futuros moradores foram instruídos em três dias de palestra. O foco era a importância do trabalho e o aumento da renda. Neste primeiro momento, os beneficiados estão aprendendo como reciclar garrafas pets e transformá-las em arte, bem como comercializar estes produtos como forma de aumento da renda familiar. O Grupo Nit Arte Reciclagem, responsável pela capacitação existe há 5 anos em Niterói. Os palestrantes José Andrade Alves, Tereza de Jesus Costa e Maria Cristina Duque foram os responsáveis pela capacitação que terá duração de 18 meses.
As casas serão entregues às famílias no primeiro semestre de 2011 e possuem 42 metros quadrados.
A iniciativa da Prefeitura de Pádua, em parceria com o Governo Federal, minimiza, em Santo Antônio de Pádua, um problema crônico no país que é o da moradia.
O projeto, não somente oferece uma lar as famílias, mas também as capacita para que possam ter um aumento na renda. Futuramente, esses beneficiados irão participar de diferentes oficinas. Esta capacitação. de caráter “obrigatório”, está inserida como critério para que os beneficiados recebam o imóvel.
Carolina da Cruz Silva, doméstica, 29 anos, casada, mãe de duas filhas é uma das beneficiadas. Ela mora há 5 anos num imóvel alugado no bairro Cidade Nova. Durante a palestra ressaltou sua alegria e felicidade por ser uma das escolhidas.
“Estou muito feliz. Agradeço a Deus primeiramente e à Prefeitura de Pádua por estarem contribuindo com a realização deste sonho. Desde que me entendo por gente que moro de aluguel. Assim que receber minha casa vou poder comprar outras coisas, investir melhor na educação das minhas filhas. Tenho certeza de que minha vida vai mudar e eu vou buscar aprender tudo o que estão nos passando,nestas oficinas, para aumentar minha renda”, disse empolgada.
Segundo o prefeito José Renato Fonseca Padilha, novos projetos habitacionais, para Pádua, estão em andamento e em breve estarão beneficiando um novo grupo de famílias de baixa renda, no município.
Ascom Pádua - Sandro Olivier/Kellen Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário