Colunas: cantinho do Direito e Esporte

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dilma Rousseff é eleita a primeira mulher presidente do Brasil



Dilma Rousseff chegou lá. Com 50,8 milhões de votos (55,3% do total de votos válidos apurados até então), a candidata petista não podia mais ser alcançada pelo tucano José Serra, e, às 20h deste domingo, foi declarada a primeira mulher presidente da República na história do Brasil. Dilma dá continuidade ao governo do PT, que teve início em 2003, quando Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Palácio da Alvorada. O deputado federal Michel Temer (PMDB-SP) é o vice-presidente da República.
No início da madrugada, 99,99% dos votos haviam sido contabilizados. A parcial indicava 56,05% (55,7 milhões) para Dilma e 43,95% (43,7 milhões) para José Serra.
Da militância para o Planalto
Encabeçando a coligação “Para o Brasil seguir mudando” (PT-PMDB-PRB-PDT-PTN-PSC-PR-PTC-PSB-PCdoB), Dilma Vana Rousseff ganhou a primeira eleição a cargo público que disputou em 62 anos de vida. Ela leva ao Planalto a experiência como ministra de Minas e Energia e da Casa Civil no governo Lula e a promessa de manter e ampliar os programas e projetos da atual gestão.
A recém-eleita presidente do Brasil nasceu em Belo Horizonte, em 14 de dezembro de 1947. Opositora à ditadura militar (1964-1985) – foi militante do Comando de Libertação Nacional (Colina) e da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR Palmares) –, precisou utilizar nomes falsos e trocou Minas Gerais pelo Rio Grande do Sul para seguir o então companheiro Carlos Araújo – atualmente ex-marido –, com quem tem uma filha, Paula.
Carreira política
Economista por formação, Dilma participou da fundação do PDT, partido ao qual foi filiada até 2001. Na década de 1980, integrou a assessoria da bancada estadual da sigla e participou da campanha pelas Diretas Já.
Foi secretária da Fazenda de Porto Alegre na administração de Alceu Collares e assumiu a secretaria de Minas e Energia quando ele chegou ao governo do Estado. Dilma também foi titular da pasta quando Olívio Dutra elegeu-se ao Piratini.
Já no PT, Dilma participou da equipe que formulou o plano de governo para a área energética do então candidatado Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002. Após a eleição, ela assumiu o ministério, no qual ficou até 2005, quando foi designada para substituir José Dirceu na Casa Civil.
Ascendência búlgara
A eleição de Dilma Rousseff atraiu não apenas a atenção dos eleitores brasileiros, mas também mobilizou curiosos de um país a milhares de quilômetros de distância: a Bulgária. Isso porque o pai de Dilma, Pedro Rousseff, é búlgaro de nascimento.
Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário