Colunas: cantinho do Direito e Esporte

domingo, 22 de agosto de 2010

APERIBÉ LIDERA O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB)


Aperibé conseguiu algo histórico, o município lidera o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2009 no primeiro segmento (do 1º ao 5º ano) com média de 6,1. O município foi o único no estado do Rio de Janeiro com média acima de 6, esta meta está prevista pelo Ministério da Educação para 2022, mas Aperibé já conseguiu este feito. É um patamar equivalente dos países mais desenvolvidos do mundo.
A cidade está entre as 61 do Rio de Janeiro que cumpriram a meta para 2009, porque dos 92 municípios do estado, um terço não atingiu as metas de desempenho tanto no 5º ano quanto no 8º ano.
Marcely Costa Leal uma das alunas que fez a prova é considerada pelos professores uma estudante zelosa e aplicada nos estudos e sempre gosta de tirar boas notas. A matéria que ela mais gosta é matemática e diz resolver com facilidade os problemas matemáticos que a professor passa. Ela considera muito importante para o município e a escola esta liderança obtida no Ideb. “Eu fiquei muito contente, porque por sermos de uma escola do interior do estado e termos conseguido isso, nos enche de orgulho. Conseguimos isso porque os professores e os diretores nos ajudam e temos o apoio da nossa família e os alunos se dedicaram muito para obter boas notas. Essa conquista levarei para o futuro dos meus estudos,” ressaltou.
A aluna aproveitou a oportunidade para passar uma mensagem para os próximos alunos que irão fazer a prova. “Eles devem se esforçar bem e, tentar fazer como nós fizemos, porque não esperávamos uma nota como esta, mas conseguimos. Então eles devem se dedicar para também tirarem notas tão boas quanto essas que tiramos,” falou.
Segundo a secretária de Educação de Aperibé, Cássia Rosane Amim Pontes, este resultado é atribuído ao comprometimento dos profissionais de educação, uma consequência da valorização da profissão com investimentos em cursos de capacitação, compra de material didático e estrutura física, entre outros. “Esse resultado é um processo que vem ao longo dos anos, mérito dos professores que se dedicam a educação dos alunos, apesar das inerentes ao ato de educar. Além do interesse dos alunos nos estudos para aprender cada vez mais e do empenho da direções das escolas em envolver toda a comunidade escolar,” disse.
Ainda de acordo com a secretária as verbas federais são todas exclusivamente aplicadas na área de educação. “Nosso plano de carreira do magistério foi revisado e será novamente. No ano passado, o Plano Municipal de Educação foi criado com a participação de todos os profissionais da área. Apesar de sermos um município com pequena arrecadação, acreditamos que a educação é a mãe de todas as políticas sociais. O município investe na educação de uma forma ampla e com a nova escola que está sendo construída no parque de exposições a qualidade do ensino em Aperibé tende a melhorar e muito,” declarou.
“Este resultado só pôde ser conseguido, porque é um trabalho conjunto que envolve todos os profissionais de educação: direção das escolas, professores, auxiliares e alunos que se dedicam em aprender e em adquirir o conhecimento que é passado para eles. A participação da família também é muito importante nesse processo e nossas escolas buscam esta parceria,” destacou.
Conforme disse a diretora do Colégio Oliveiros Pereira da Silva, Luciana Luz, é muito gratificante poder ver o resultado de um trabalho ser alcançado. “Isso faz-nos sentirmos muito felizes, mas podemos comemorar este feito porque hoje temos o apoio da prefeitura através da secretaria de Educação que a capacitação dos nossos profissionais que são excelentes e temos carta branca para podermos trabalhar da melhor maneira possível,” argumentou.
Para o prefeito de Aperibé, dr. Flávio Gomes de Sousa, que é um entusiasta da educação e sempre quis um ensino de qualidade no município. “Quando recebi a notícia foi um dos momentos mais feliz para mim como prefeito. Na nossa gestão não medimos esforços para deixar um legado diferenciado na educação do município. Agora podemos comemorar este resultado no Ideb. Gostaria de parabenizar os profissionais e os alunos que conseguiram este feito histórico para o município de Aperibé,” frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário