Colunas: cantinho do Direito e Esporte

sábado, 13 de setembro de 2025

Prorroga adesão ao IPVA em Dia até novembro

 O governador Cláudio Castro sancionou a lei que prorroga o prazo de adesão ao programa IPVA em Dia até 30 novembro e abre a possibilidade de parcelamento de valores referentes ao ano de 2025. A norma foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (11/09). A partir de agora, os donos de veículos podem renegociar débitos entre 2020 e 2025, relativos ao imposto, em até 12 vezes. O programa já renegociou mais de 66 mil dívidas de IPVA, totalizando um montante superior a R$153 milhões, e a estimativa é de que donos de 1,7 milhões de veículos possam se beneficiar do novo prazo.



– Desde o início, o IPVA em Dia foi pensado para ajudar os contribuintes com dívidas do imposto a regularizarem a situação. Agora, estamos dando mais um passo ao viabilizar a prorrogação do prazo de adesão ao programa por mais dois meses, incluindo também os débitos deste ano. Mais uma vez, ampliamos as condições do programa para atender às necessidades da população, unindo responsabilidade fiscal e sensibilidade social – declarou o governador Cláudio Castro.

Outra vantagem é que os contribuintes que aderirem ao parcelamento poderão fazer o licenciamento anual do veículo junto ao Detran-RJ após o pagamento da primeira parcela, conforme atualização da Assembleia Legislativa do Estado à Lei 10.433/24.


Para fazer a adesão, o contribuinte deve acessar a Central de Serviços da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ), fazer o login na plataforma com a conta GOV.BR ou com o Certificado Digital, buscar por “Parcelar débitos de IPVA (IPVA em dia)” e escolher o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Em seguida, o sistema vai apresentar os débitos existentes do veículo e as condições de pagamento disponíveis. A quantidade de parcelas selecionada pelo contribuinte valerá até o resto do cronograma das prestações.

Após confirmar o ingresso, o beneficiário receberá as orientações para emitir a guia na página do Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (Darj). Vale lembrar que quem aderir ao programa precisa desistir de eventuais contestações de débitos nas esferas administrativa e judicial.



A Sefaz-RJ é responsável apenas pelos débitos não inscritos em Dívida Ativa. O parcelamento dos já inscritos fica a cargo da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

A primeira parcela vence no dia 5 do mês seguinte ao da adesão ao IPVA em Dia, assim como as demais prestações. Os débitos negociados estão sujeitos à incidência de juros após a data limite da quitação. O não pagamento da primeira cota vai configurar a desistência da adesão ao programa. O parcelamento também é cancelado em caso de inadimplência por três meses, consecutivos ou alternados, ou se alguma parcela ficar mais de 90 dias em aberto.



Deputado quer garantir auxílio educação a filhos de policiais civis

 Os servidores da Polícia Civil poderão ser beneficiados com o auxílio educação, destinado a ajudar nas despesas acadêmicas de seus filhos. A proposta foi apresentada pelo deputado Thiago Rangel (Avante), por meio de uma emenda à Mensagem 23/2025, de autoria do Poder Executivo, que trata da reestruturação do quadro permanente da Secretaria de Estado de Polícia Civil.




Pela emenda, o benefício será concedido para cada filho menor de 18 anos ou, no caso de estudantes de nível superior, até os 24 anos, mediante comprovação de matrícula e frequência. O auxílio ficará limitado a dois filhos por servidor e terá valor correspondente a um salário mínimo regional.

Segundo Rangel, outros órgãos do Estado, como o Tribunal de Contas, o Tribunal de Justiça e a própria Alerj, já oferecem esse tipo de apoio. “É justo que os policiais civis, que exercem uma função essencial e de risco permanente, também contem com esse benefício”, destacou.

O parlamentar ressalta ainda que a medida promove isonomia, valoriza a categoria e contribui para o amparo familiar, além de incentivar a formação educacional dos dependentes.

As emendas apresentadas à mensagem do governador ainda serão analisadas pelas comissões técnicas da Alerj e, posteriormente, votadas em plenário. 






Morre aos 25 anos o cantor Iago Melo após acidente grave em Itaocara

 Um grave acidente registrado na madrugada de sábado (13/09) tirou a vida do cantor Iago Melo, de 25 anos, na RJ-158, no trecho entre Cambuci e Itaocara.

De acordo com as informações iniciais, o carro conduzido pelo artista atingiu uma cerca, saiu da pista e capotou na altura do km 92, em Portela, distrito de Itaocara.



Iago voltava de uma apresentação na cidade de Cambuci, atividade que era sua maior paixão: cantar e estar nos palcos. No veículo, foram encontrados instrumentos musicais e equipamentos usados em seus shows, entre eles o violão.

A morte precoce do jovem artista gerou grande comoção nas redes sociais. Amigos, familiares e admiradores têm publicado mensagens de despedida, lamentando a perda de um talento reconhecido na região.





sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Com taxa zerada de evasão escolar, escola estadual de Pádua recebe Prêmio Firjan SESI e SEEDUC

 Quase 20 mil estudantes permaneceram nas escolas nos últimos dois anos. Prêmio levará gestores a uma imersão nacional e internacional

Em reconhecimento às taxas zeradas de evasão e abandono escolar em 66 escolas estaduais – que levaram 19.997 alunos a continuarem os estudos em 2023 e 2024 –, a Firjan realiza na segunda-feira (8), a cerimônia de entrega do Prêmio Firjan SESI e SEEDUC de Combate à Evasão, reunindo gestores de unidades que abrangem todas as regiões do estado. Entre as 66 escolas está o Colégio Estadual Temistocles de Almeida, de Santo Antônio de Pádua, que recebeu o Prêmio Ouro e os gestores farão uma imersão internacional em Portugal.



A iniciativa é parte das ações desenvolvidas a partir da pesquisa “Combate à evasão no Ensino Médio: desafios e oportunidades”, realizada em 2023 pela Firjan SESI em parceria com o PNUD, a fim de reconhecer os esforços para a redução do abandono escolar e disseminar boas práticas contra essa tragédia silenciosa, que amplifica desigualdades sociais e impacta a economia.

“Esta é uma das mais importantes iniciativas de nossa instituição no campo da educação. A Firjan SESI tem como missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida não só do trabalhador da indústria, como também da sociedade, por meio da educação. E 90% dos trabalhadores do setor industrial são oriundos da rede pública de ensino. Hoje, com a divulgação e o reconhecimento das escolas estaduais vencedoras do Prêmio Firjan SESI-SEEDUC Combate à evasão, estamos reiterando o compromisso com esta missão”, disse o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.

Enquanto a taxa de abandono geral foi de 5,6% entre 2023 e 2024, as 66 escolas zeraram o índice, impactando um total de 19.997 estudantes que permaneceram nas unidades. As escolas foram classificadas de acordo com seis níveis de complexidade de gestão, considerando indicadores do INEP que levam em conta fatores como tamanho da unidade, número de alunos, infraestrutura, entre outros.

Seguindo essa classificação de complexidade, as unidades foram divididas em duas categorias. No Prêmio Ouro, os gestores de 14 unidades – sete delas da Baixada Fluminense – farão uma visita às universidades de Lisboa e do Porto, em Portugal, onde terão palestras com especialistas da área e conhecerão iniciativas internacionais sobre o tema. Já no Prêmio Prata, representantes de 52 unidades farão uma imersão de quatro dias em escolas de Pernambuco, estado com maior cobertura de Ensino Médio integrado a Cursos Técnicos e referência nacional com os menores índices de evasão e abandono.

Além da unidade de Pádua, os colégios estaduais premiados no Norte Fluminense foram Almirante Barroso e Doutor Barros Barreto, de Campos; Admardo Alves Torres e Chrisanto Henrique de Souza, de São João da Barra; Agostinho Chryzanto de Araújo, de São Francisco de Itabapoana; e Montese, de São Fidélis. Todas estão no Prêmio Prata e os gestores farão uma imersão em unidades de Pernambuco.

“Premiar boas práticas no combate à evasão contribui, efetivamente, para a melhoria da qualidade da educação, na medida em que não só incentiva ações de resgate desses jovens de volta à escola, mas sobretudo garante a permanência dos estudantes em sala de aula”, disse a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto.

Ações de combate à evasão e abandono escolar

Entre as iniciativas que contribuíram para a queda na evasão escolar estão ações como as do CIEP 333 Cacilda Becker, em Nova Iguaçu. Com ensino integral, a unidade estimulou atividades interdisciplinares com uso de novas tecnologias, como óculos de realidade virtual, caneta 3D, trabalhos feitos com impressora 3D, noções de robótica, além de incentivar a participação em olimpíadas digitais e interdisciplinares.

Desde 2023, quando foi lançada a pesquisa da Firjan SESI com a PNUD, foram realizadas diversas ações para combater o problema, como cursos técnicos, de qualificação e formação profissional, reforço em matemática, oficinas de Robótica, formação de gestores e prêmios como este e o Rio de Letras, que estimula a leitura e a escrita de alunos do Ensino Médio das redes estadual e Firjan SESI.

A pesquisa apontou que meio milhão de jovens acima de 16 anos abandonam as escolas a cada ano. O problema é mais grave quanto mais vulnerável for a população: só 46% da camada social 1/5 mais pobre conclui o Ensino Básico. De forma geral, 6 a cada 10 brasileiros concluem o Ensino Médio até os 24 anos. Se essa taxa se igualasse à do Chile (93,4%) o custo evitado para o país seria de R$ 135 bilhões por ano.

“Com esta iniciativa, a Firjan SESI foi além dos estudos que auxiliam no planejamento e na tomada de decisão de empresários e gestores públicos: propôs e vem executando ações concretas contra este grave problema, que aumenta as desigualdades sociais e dificulta o desenvolvimento socioeconômico”, disse diretor de Educação e Cultura da Firjan SENAI SESI, Vinícius Cardoso.

A pesquisa reuniu ainda quase 100 experiências nacionais e internacionais que servem de referência e inspiração para gestores públicos. Entre os principais obstáculos estão distorção idade-série, baixo aprendizado, desigualdade social e econômica, falta de orientação sobre carreiras e, como consequência, um baixo engajamento dos alunos com os estudos.

Diversas cidades fluminenses tomam medidas de contenção de despesas e reestruturação administrativa por queda de arrecadação

 A queda de arrecadação no segundo semestre de 2025 tem levado diversas cidades fluminenses a adotarem medidas de contenção de despesas e reestruturação administrativa.



Em Campos dos Goytacazes e em Santo Antônio de Pádua, milhares de servidores que atuavam em regime de RPA (recibo de pagamento autônomo) deixaram de prestar serviços por determinação da Prefeitura.

Em São Fidélis, no Norte Fluminense, a administração reduziu o horário de expediente dos prédios públicos para até às 13h e anunciou que o número de contratados e comissionados será diminuído de forma escalonada.

Na Região dos Lagos, Cabo Frio extinguiu cinco secretarias municipais, entre elas a de Obras, e suspendeu contratos temporários, mantendo apenas os setores considerados essenciais.

Outros municípios também têm anunciado cortes e ajustes administrativos. Em cidades como Santo Antônio de Pádua, Italva, Itaperuna, Itaocara, Aperibé, São José de Ubá e Miracema, medidas de contenção já foram adotadas. Até mesmo Quissamã, considerado o “primo rico” da região Norte e Noroeste, enfrenta a necessidade de rever despesas para manter o equilíbrio fiscal.

Além disso, outro ponto crítico vem preocupando a população e os gestores municipais: A grave situação dos fundos de previdência. Diversas cidades enfrentam dificuldades para honrar compromissos, em um cenário que beira o colapso financeiro e ameaça a saúde das contas públicas.

Diante desse quadro, consórcios intermunicipais como o CIDENNF, que reúne 21 cidades do Norte e Noroeste fluminense, têm se consolidado como alternativas para viabilizar soluções conjuntas e ampliar o acesso a recursos estaduais e federais, especialmente em períodos de maior dificuldade.

Fonte: Aeribé Urgente

Motos com escapamentos barulhentos em Itaperuna serão removidas para Campos

 Presidente da Câmara alerta para ação contra poluição sonora e destaca que veículos apreendidos terão novo destino.


​- O presidente da Câmara Municipal de Itaperuna, Paulo Cesar Contador, alertou nesta segunda-feira (8) que as motocicletas com escapamentos adulterados e excessivamente barulhentos serão removidas para um depósito em Campos dos Goytacazes quando forem apreendidas. A medida visa combater a poluição sonora na cidade, que tem sido alvo de diversas reclamações de moradores.


​Durante a Sessão Ordinária, o vereador destacou que um acordo para o translado dos veículos já foi firmado. Ele ressaltou que não há a necessidade de uma nova lei municipal para combater a prática, já que a questão já é prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro.

​Conforme o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a infração para quem adultera o sistema de escapamento e causa poluição sonora é considerada grave. A penalidade inclui multa de R$ 195,23, a adição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a retenção do veículo até que seja regularizado.


Da redação da 96,9 FM 






Polícia Civil prende traficante e apreende farta quantidade de drogas em Santo Antônio de Pádua

 Policiais Civis da 136ª DP (Santo Antônio de Pádua) prenderam um traficante, nessa quarta-feira (10/09), apreendeu grande quantidade de entorpecentes. Ele foi capturado no bairro Gerador, em Santo Antônio de Pádua.



As investigações iniciaram há cerca de um mês, onde evidenciou-se a prática do tráfico de drogas por um grupo no Morro da Caixa Dágua. A partir do apurado, foi deflagrada uma ação para cumprir mandados de busca e apreensão em oito residências de pessoas envolvidas com uma facção criminosa. Em uma das casas, um homem foi preso em flagrante com grande quantidade de drogas.

No local foram apreendidos 89 tubos plásticos com cocaína, 32 pedras de crack, uma pedra de crack grande, 30 buchas de maconha, seis tabletes de erva seca prensada, cinco potes de plástico com cocaína e 292 gramas de fermento químico usado para misturar dos entorpecentes. Além disso, foram apreendidas 26 munições.

A ação desta quarta contou com o apoio de agentes da 135ª DP (Itaocara), 137ª DP (Miracema), 142ª DP (Cambuci) e da 155ª DP (São Sebastião do Alto).

O criminoso capturado foi conduzido à delegacia e vai responder pelo crime de tráfico e associação para o tráfico de drogas. As investigações continuam para identificar e capturar todos os envolvidos com o grupo criminoso.








Com taxas zeradas de evasão escolar, seis escolas do Norte Fluminense recebem Prêmio Firjan SESI e SEEDUC

 Quase 20 mil estudantes permaneceram nas escolas nos últimos dois anos. Prêmio levará gestores a uma imersão nacional e internacional

 


Campos, 9 de setembro de 2025

Em reconhecimento às taxas zeradas de evasão e abandono escolar em 66 escolas estaduais – que levaram 19.997 alunos a continuarem os estudos em 2023 e 2024 –, a Firjan realiza nesta segunda-feira (8/9), às 14h, a cerimônia de entrega do Prêmio Firjan SESI e SEEDUC de Combate à Evasão, reunindo gestores de unidades que abrangem todas as regiões do estado. Das 66 escolas premiadas, seis são do Norte Fluminense.

 

A iniciativa é parte das ações desenvolvidas a partir da pesquisa “Combate à evasão no Ensino Médio: desafios e oportunidades”, realizada em 2023 pela Firjan SESI em parceria com o PNUD, a fim de reconhecer os esforços para a redução do abandono escolar e disseminar boas práticas contra essa tragédia silenciosa, que amplifica desigualdades sociais e impacta a economia.

 

“Esta é uma das mais importantes iniciativas de nossa instituição no campo da educação. A Firjan SESI tem como missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida não só do trabalhador da indústria, como também da sociedade, por meio da educação. E 90% dos trabalhadores do setor industrial são oriundos da rede pública de ensino. Hoje, com a divulgação e o reconhecimento das escolas estaduais vencedoras do Prêmio Firjan SESI-SEEDUC Combate à evasão, estamos reiterando o compromisso com esta missão”, disse o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.



 

Enquanto a taxa de abandono geral foi de 5,6% entre 2023 e 2024, as 66 escolas zeraram o índice, impactando um total de 19.997 estudantes que permaneceram nas unidades. As escolas foram classificadas de acordo com seis níveis de complexidade de gestão, considerando indicadores do INEP que levam em conta fatores como tamanho da unidade, número de alunos, infraestrutura, entre outros.

 

Seguindo essa classificação de complexidade, as unidades foram divididas em duas categorias. No Prêmio Ouro, os gestores de 14 unidades – sete delas da Baixada Fluminense – farão uma visita às universidades de Lisboa e do Porto, em Portugal, onde terão palestras com especialistas da área e conhecerão iniciativas internacionais sobre o tema. Já no Prêmio Prata, representantes de 52 unidades farão uma imersão de quatro dias em escolas de Pernambuco, estado com maior cobertura de Ensino Médio integrado a Cursos Técnicos e referência nacional com os menores índices de evasão e abandono.

 

Os colégios estaduais premiados no Norte Fluminense foram Almirante Barroso e Doutor Barros Barreto, de Campos; Admardo Alves Torres e Chrisanto Henrique de Souza, de São João da Barra; Agostinho Chryzanto de Araújo, de São Francisco de Itabapoana; e Montese, de São Fidélis. Todas estão no Prêmio Prata e os gestores farão uma imersão em unidades de Pernambuco.

 

“Premiar boas práticas no combate à evasão contribui, efetivamente, para a melhoria da qualidade da educação, na medida em que não só incentiva ações de resgate desses jovens de volta à escola, mas sobretudo garante a permanência dos estudantes em sala de aula”, disse a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto.

 

Ações de combate à evasão e abandono escolar

Entre as iniciativas que contribuíram para a queda na evasão escolar estão ações como as do CIEP 333 Cacilda Becker, em Nova Iguaçu. Com ensino integral, a unidade estimulou atividades interdisciplinares com uso de novas tecnologias, como óculos de realidade virtual, caneta 3D, trabalhos feitos com impressora 3D, noções de robótica, além de incentivar a participação em olimpíadas digitais e interdisciplinares.

 

Desde 2023, quando foi lançada a pesquisa da Firjan SESI com a PNUD, foram realizadas diversas ações para combater o problema, como cursos técnicos, de qualificação e formação profissional, reforço em matemática, oficinas de Robótica, formação de gestores e prêmios como este e o Rio de Letras, que estimula a leitura e a escrita de alunos do Ensino Médio das redes estadual e Firjan SESI.

 

A pesquisa apontou que meio milhão de jovens acima de 16 anos abandonam as escolas a cada ano. O problema é mais grave quanto mais vulnerável for a população: só 46% da camada social 1/5 mais pobre conclui o Ensino Básico. De forma geral, 6 a cada 10 brasileiros concluem o Ensino Médio até os 24 anos. Se essa taxa se igualasse à do Chile (93,4%) o custo evitado para o país seria de R$ 135 bilhões por ano.

 

“Com esta iniciativa, a Firjan SESI foi além dos estudos que auxiliam no planejamento e na tomada de decisão de empresários e gestores públicos: propôs e vem executando ações concretas contra este grave problema, que aumenta as desigualdades sociais e dificulta o desenvolvimento socioeconômico”, disse diretor de Educação e Cultura da Firjan SENAI SESI, Vinícius Cardoso.

 

A pesquisa reuniu ainda quase 100 experiências nacionais e internacionais que servem de referência e inspiração para gestores públicos. Entre os principais obstáculos estão distorção idade-série, baixo aprendizado, desigualdade social e econômica, falta de orientação sobre carreiras e, como consequência, um baixo engajamento dos alunos com os estudos.






quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Aposta feita em Santo Antônio de Pádua fatura mais de R$ 30 mil na Mega-Sena

 Um apostador ou apostadora de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, começou a semana de bolso cheio. O sortudo (a) faturou R$ 30.684,05 na Mega-Sena. A aposta acertou cinco dezenas do concurso 2911, sorteado no último sábado (06/09).



Não houve ganhador no prêmio principal. As dezenas sorteadas foram: 23-27-32-54-56-59. O prêmio estimado para o sorteio desta terça-feira (09) é de R$ 47.000.000,00.

Outros apostadores da região também foram premiados; em Cambuci, um bolão de 23 cotas faturou R$ 5.703,31; já apostas de Campos, Itaocara, Itaperuna, Nova Friburgo e São Francisco de Itabapoana faturaram R$ 950,57 cada na quadra.

Fonte: SF Notícias







terça-feira, 9 de setembro de 2025

Disque Denúncia pede informações sobre acusado de aplicar golpe em uma idosa de 77 anos, em Italva

 O Disque Denúncia (2253-1177 ou 0300-253-1177) divulga, nesta segunda-feira (08/09), um cartaz para auxiliar nas investigações da 148ª DP de Italva e da 147ª DP de São Francisco de Itabapoana, a fim de obter informações que levem à localização e prisão do criminoso, Eloi Pereira da Silva Neto, de 32 anos. Ele é o principal suspeito de aplicar um golpe milionário, em um idosa italvense de 77 anos, que resultou em um prejuízo de mais de 300 mil reais .

Moradora de Italva, no Noroeste Fluminense e com casa de veraneio em São Francisco do Itabapoana, Região Turística da Costa Doce/RJ, a vítima foi enganada por Elói que se aproximou sob o pretexto de ajudá-la. O golpe começou em janeiro de 2025, onde a idosa passava as férias. Ela iniciou uma amizade com o criminoso, que já conhecia a mãe e a avó de Elói, que se aproveitou da vulnerabilidade da idosa para ganhar sua confiança.



A partir de maio, a idosa percebeu que seu chip de celular havia sido trocado. O novo chip estava no nome de um parente de Eloi. A idosa revelou que entregou o chip antigo para Elói, confiando em suas palavras. No entanto, pessoas que tentaram ligar para seu antigo número reportaram que um homem, cuja voz foi posteriormente reconhecida pela vítima como a de Elói, atendia as ligações. ​O esquema foi descoberto em meados de maio, após a idosa receber uma ligação de uma instituição financeira, que alertou sobre movimentações atípicas em sua conta. A partir daí, com a ajuda de familiares, foi descoberto uma série de transações fraudulentas, totalizando um prejuízo de quase 350 mil reais.

A apuração inicial revelou uma série de prejuízos em suas contas bancárias, incluindo:

  • Transferências Via PIX para Elói e parentes.
  • Poupança esvaziada através de saques e transferências
  • Emissão de cartões de crédito em nome da vítima, totalizando mais de R$ 24 mil reais.
  • Empréstimos consignados e antecipação do 13º salário, totalizando mais R$ 38 mil reais.
  • Saques e compras não reconhecidas pela vítima, que juntas ultrapassam a marca de R$ 290 mil reais.

Após investigações, foi descoberto que a idosa, nunca fez transações via Pix em seu celular e que não autorizou Elói a realizar nenhuma operação em seu nome, informou que sua saúde ficou abalada com a descoberta do golpe. A idosa, agora se vê com uma dívida colossal e a saúde abalada, com duas aposentadorias de baixo valor para arcar com o prejuízo causado pelo golpe. 

As delegacias iniciaram buscas pelo criminoso, e ao perceber que estava sendo procurado, o suspeito se machucou durante a fuga, entrou em uma área de mata e conseguiu escapar. Posteriormente, ele teria furtado um carro após se passar por policial com um distintivo falso. Com o mesmo artifício, ele conseguiu que uma pessoa o levasse de barco para uma região próxima a São Francisco.

Diante dos fatos, a Justiça expediu um Mandado de Prisão, contra Eloi Pereira, pela Vara Única de Italva/Cardoso Moreira, Espécie de Prisão: Preventiva, pelo crime de Furto Qualificado. Cabe ressaltar ainda, que “Elói”, possui passagem pelo sistema carcerário, nos anos de 2012 e 2017, pelos crimes de Roubo Tentado e Furto Qualificado, e atualmente, se encontra em liberdade condicional O estelionatário, também já teria praticado golpes semelhantes na Região dos Lagos.

Assim, as duas delegacias seguem em diligências para prender Elói Pereira, e pede que quem tiver informações sobre a sua localização, entrar em contato  pelos seguintes canais de atendimento:

  • Central de atendimento/Call Center: (021) - 2253 1177 ou 0300-253-1177
  • WhatsApp Anonimizado: (021) – 2253-1177 (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa)
  • Aplicativo: Disque Denúncia RJ
  • Anonimato Garantido.