Colunas: cantinho do Direito e Esporte

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Partido Novo realiza convenção e lança pré candidato a prefeito e vice, em Pádua

O partido NOVO em  Santo Antônio de Pádua realizou sua conveção na manhã do ultimo dia 20 de julho e confirmou os nomes de Leonardo Moura como pré-candidato a prefeito do municipio e seu vice Andréia Mendes. 

Até o momento O NOVO foi o primeiro partido que lançaou sua chapa majoritárias nas eleições municipais de outubro em Santo Antônio de Pádua, e assim sacramentou os nomes de seus pré-candidatos a prefeito, vice e vereadores. O prazo final se encerra em 05 de agosto.



O NOVO tem orgulho de anunciar Leonardo Moura como pré-candidato a prefeito de Santo Antônio de Pádua-RJ.

Leonardo é servidor público municipal, empreendedor e está pronto para liderar a cidade rumo a um futuro promissor.

Com formação técnica em agropecuária e gestão ambiental, e 31 anos de experiência dedicados à agricultura familiar, ele traz consigo uma bagagem valiosa para impulsionar o desenvolvimento local.

Ao longo de duas décadas de atuação com diversas políticas públicas, Leonardo esteve à frente de projetos que contribuíram significativamente para o avanço da comunidade.

Sua trajetória o capacitou para enfrentar os desafios da vida pública e buscar soluções eficientes para os problemas.



Andréa Mendes, 51 anos, formada em Serviço Social pela Faculdade Redentor, é uma empreendedora na confeitaria há mais de 12 anos.

Católica fervorosa, Andréa exerce liderança como Coordenadora Geral dos Ministros da Eucaristia na Paróquia de Santo Antônio de Pádua, além de ser co-fundadora do Movimento DISIC e ter contribuído ativamente na Pastoral do Dízimo.

Com uma história marcada pelo ativismo, Andréa é uma defensora dos direitos dos cidadãos e tem participação ativa em diversas pautas políticas.

Entre suas bandeiras estão a criação do Conselho Municipal de Entorpecentes, intervenção legislativa na BI tributação da Taxa de Iluminação Pública e a promoção da acessibilidade para todos.

Andréa é reconhecida por sua ficha limpa e sua luta incansável contra a corrupção.

Defensora dos valores pró-vida e pró-família, ela está alinhada com Leonardo Moura e o Partido Novo, buscando uma gestão eficiente e transparente para Pádua, longe das práticas duvidosas e da velha política.

Vamos juntos transformar Pádua com uma gestão transparente, eficiente e comprometida com o verdadeiro progresso da nossa cidade.


ATENÇÃO TODOS OS PARTIDOS QUE TIVEREM INTERESSE EM ENVIAR SUAS CONVEÇÕES E OUTRAS AÇÕES O JORNAL SEM LIMITES ESTÁ DE PORTAS ABERTAS, SEGUINDO O PRINCÍPIO DA isonomia.















Mais uma ação do MPRJ: Prefeitura de Itaperuna se manifesta após ação do MP que apreendeu documentos

 


A Prefeitura de Itaperuna, por meio da Procuradoria Geral do Município, se manifestou através de nota nesta terça-feira (23), sobre a ação do Ministério Público no dia anterior, de posse de mandado de busca, apreendeu documento na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, no âmbito de uma ação, que investiga supostas irregularidades na gestão da pasta.

Segundo a prefeitura “três processos de pagamento que já tinham sido entregues voluntariamente ao Ministério Público (cópia de processo administrativo entregue em 26/07/2023 e processos de pagamento entregues em 30/08/2023), entendendo, inclusive, que não havia nenhuma necessidade da ação por este motivo”.

Segue a nota:

Estranha-se o mandado ter sido expedido em período pré-eleitoral, visto que a ação civil pública foi proposta em outubro de 2023, ou seja, quase um ano depois. O processo estava em segredo de justiça, o que foi retirado logo após o cumprimento satisfatório da medida.

Atesta-se que todos os demais pedidos do Ministério Público foram indeferidos, visto a flagrante ausência de indícios de veracidade da narrativa inquisitorial. Atesta-se também que todo o procedimento seguiu os parâmetros estabelecidos na legislação vigente.

Por fim, o Município esclarece que, além do requisitado, apresentou documentos contábeis, outrora emitidos ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, que indicam a ilação sobre os valores referentes ao contrato 20/2022, uma vez que o mesmo perfaz um valor de R$ 2.219.928,76, diferente do narrado na Ação Civil Pública.

Lamentamos o uso político de informações distorcidas da realidade e nos colocamos à inteira disposição, como de costume, do Ministério Público e do Poder Judiciário, zelando pela total transparência dos contratos administrativos realizados por esta Gestão.

Da redação da Rádio Natividade












Longo período de estiagem já preocupa produtores e pecuaristas da região

 


Há pelo menos três meses não chove de forma mais intensa na região e o período seco ainda deve se prolongar por mais um mês, o que tem preocupado produtores rurais e pecuarista. Esta é a previsão da meteorologia, segundo o climatologista e engenheiro agrônomo, Carlos Augusto Souto. Para o especialista, a estação do inverno é normalmente acompanhada por um período de seca.

No entanto, este ano, a seca começou mais cedo e uma severidade maior tem sido notada nos últimos anos devido aos impactos da mudança climática global.

“Neste caso, a chuva torna-se mais intensa e também a seca em seu período. Em maio não é normal não chover, mas foi o que aconteceu e ainda estávamos no outono. A seca se antecipou por causa do fenômeno La Niña”, afirma Souto.



Para ele, somente no fim de agosto está previsto chuva. “E a quantidade também importa e talvez não seja significante. A tendência é que haja uma chuva significativa em setembro com a proximidade da primavera”, disse.

Agricultura prejudicada

O período de seca já tem preocupado o setor agrícola. De acordo com Tito Inojosa, presidente da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), lavouras podem ser perdidas com a falta de chuva e os prejuízos serão incalculáveis neste caso.

“A  safra da cana-de-açúcar até agora veio bem, mas a partir de agosto e setembro terá queda. É previsto ainda prejuízo à Pecuária, tanto do gado leiteiro quanto de corte. Enquanto isso, a proposta de projeto de lei para tornar o clima da região semiárido para favorecimento da economia não sai do papel”, afirma o presidente.

Segundo ele, a seca tem afetado a agricultura em todo o país, com destaque para áreas de São Paulo e do Espírito Santo.

Outro problema da seca é a exploração dos rios.

“O Paraíba do Sul abastece grande parte do Rio de Janeiro e de São Paulo e chega aqui com a vazão bem abaixo do esperado. Não temos como fazer adução de comportas, a não ser com bombas. Mas não temos recursos para comprar essas máquinas e nem recursos para investir em segurança e manutenção destes equipamentos”, afirma Tito.



O climatologista Carlos Augusto, por sua vez, sugere investimentos públicos e privados em irrigação para salvar a lavoura.

“É o que a ciência vem mostrando há mais de 50 anos e não é executado. É necessário investir em irrigação controlada, manipulando a água de maneira pensada, no seu uso consciente e preservando os rios e as nascentes. Além disso, é necessário preservar o solo para um bom manejo da agricultura. De forma global, é indispensável a redução de emissão de CO2 da atmosfera que muito se intensificou com a exploração do petróleo e do carvão para geração de energia”, declara Souto.

Da redação da Rádio Natividade – Fonte: Girlane Rodrigues/Ururau








Dupla é Detida com Arma de Fogo em Ação da Polícia Militar em São José de Ubá

 


Suspeitos foram encontrados com revólver e munições na Rodovia RJ-186; um deles permanece preso.

Duas pessoas foram detidas durante uma ação da Polícia Militar na manhã desta quarta-feira (24), às margens da Rodovia RJ-186, estrada vicinal Campo Grande, em São José de Ubá. A dupla, que aparentava estar de tocaia, tentou fugir ao avistar a viatura, mas foi interceptada pelos agentes. No local, os policiais encontraram um revólver calibre 38 com numeração raspada, sete munições intactas e um canivete.



Os suspeitos foram avistados em atitude suspeita por volta das 10h, quando perceberam a aproximação da viatura policial. Um dos indivíduos jogou um objeto no mato, levantando a suspeita dos agentes de que se tratava de entorpecente. Após tentarem fugir em uma motocicleta preta, foram rapidamente interceptados pela guarnição.

Ao verificar o que havia sido descartado, os policiais encontraram um revólver calibre 38 com a numeração raspada, além de sete munições intactas e um canivete. As evidências sugerem que a dupla possivelmente estava se preparando para cometer um homicídio.



Os suspeitos foram levados à 143ª Delegacia Legal de Itaperuna, onde o caso foi registrado como porte ilegal de arma de fogo. Um dos indivíduos permaneceu preso à disposição da Polícia Civil, enquanto o outro foi liberado após prestar esclarecimentos.

Da redação da 96,9 FM  - Foto: Divulgação