Colunas: cantinho do Direito e Esporte

sábado, 6 de agosto de 2022

IFF Itaperuna recebe autorização para abertura do curso de Engenharia Mecânica

 


Os estudantes de Itaperuna e região passam a contar, a partir de agora, com mais uma oportunidade de formação em nível superior gratuita, numa instituição pública e de qualidade: o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna recebeu na tarde do dia 4 de agosto, autorização do Conselho Superior do Instituto para abrir sua primeira turma de Engenharia Mecânica.
A previsão é que as vagas para os novos alunos sejam abertas já no próximo Vestibular do IFF, cujas inscrições estão previstas para começar em setembro, com aplicação das provas de seleção no fim do ano e início das aulas no 1º semestre letivo de 2023. Haverá oferta de vagas também por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Serão selecionados, ao todo, 40 estudantes para essa primeira turma de Engenharia do IFF Itaperuna.
 “Tenho certeza absoluta que esse curso superior contribuirá muito para a região. Itaperuna vem se colocando também como um polo universitário, um polo de instituições de educação e formação profissional, gerando oportunidades no Noroeste Fluminense, juntamente com nossos campi em Bom Jesus do Itabapoana, Santo Antônio de Pádua e Cambuci”, ressaltou o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, que presidiu a reunião e anunciou a autorização para a abertura do curso.
A graduação em Engenharia Mecânica no Campus Itaperuna já havia sido aprovada em diversas instâncias anteriores, incluindo a Câmara de Ensino do IFF, o Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Cenpei), a Comissão de Avaliação do Projeto Pedagógico de Curso e o Conselho de Campus.
Esse será o terceiro curso superior oferecido pelo Campus Itaperuna, que atualmente conta com turmas do Bacharelado em Sistemas de Informação e da Licenciatura em Química. O curso de Engenharia Mecânica terá duração de cinco anos, com aulas presenciais em período integral, predominantemente nos turnos da manhã e tarde. O novo bacharelado vem sendo construído desde 2018, com a participação de professores de diversas áreas do campus.
O Estudo de Viabilidade do curso fez um levantamento aprofundado de questões específicas e potencialidades da região, considerando um raio de 250 quilômetros do campus que inclui, além de municípios do Norte e Noroeste Fluminense, cidades do Sul Capixaba e da Zona da Mata Mineira. A implantação do curso de Engenharia não acarretará o fim da formação técnica que é ofertada no campus.
Radio Natividade



Enel promove ‘Festival Literário de Educação e Cultura’ em Italva e outras cidades da região

 




Em Italva a programação será de 04 à 08 de novembro.

A Enel Distribuição Rio, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, a Escola da Cultura e a Motivos Produções, promoverá de agosto a dezembro, a segunda temporada do Festival Literário de Educação e Cultura, que faz parte do projeto ‘Energia para Ler’. O evento, que acontecerá em 10 cidades do Estado do Rio, tem por objetivo fortalecer a cultura literária entre jovens e estudantes usando mecanismos que podem tornar dinâmico o processo leitor de cada indivíduo. A iniciativa conta com diversas propostas artísticas como teatro, música, dança e cultura popular.
Esta edição conta ainda com novos direcionamentos, como os eixos de sustentabilidade e empreendedorismo,  em destaque durante toda a programação que ocorrerá durante cinco dias em cada município. A agenda será a seguinte: Trajano de Moraes (9 a 13 de agosto), Aperibé (20 a 24 de agosto), Porciúncula (31 de agosto a 4 de setembro), Miracema (10 a 14 de setembro), Santo Antônio de Pádua (21 a 25 de setembro), Laje do Muriaé (4 a 8 de outubro), Natividade (15 a 19 de outubro), Varre-Sai (25 a 29 de outubro), Italva (4 a 8 de novembro) e São Francisco de Itabapoana (de 27 de novembro a 1 de dezembro).
A programação será composta por artistas locais elencados pelas Secretarias de Educação e Cultura regionais nas ações de teatro, música, artes circenses, dança, literatura, folias de reis, jongo, caxambu, bandas marciais, artes plásticas, entre outros. Além disso, o público poderá interagir com os espaços montados no evento, que contarão com a participação de artistas convidados, como o ator Ricky Tavares, as escritoras Elisa Lucinda, Hellenice Ferreira, Roseana Murray, Sônia Rosa, o ator e humorista Diogo Almeida, o carnavalesco e escritor Milton Cunha e os atletas Daniele e Diego Hypólito.
A iniciativa também promoverá a distribuição de cerca de 30 mil kits literários de forma gratuita aos alunos e professores da rede municipal e realizará o Concurso das Artes – Luzes da Cidade em todos os municípios que receberão o festival. Pautado nos eixos de leitura, sustentabilidade e cidadania, o concurso convidará os alunos da rede básica de ensino a representarem os eixos temáticos por meio do desenho (O livro que mais amei), da poesia (Eu cuido do meio ambiente) e do audiovisual que, nesta edição, versará sobre o conceito de economia circular com o tema: Mãos que transformam! Os interessados deverão fazer a inscrição no site do projeto, passarão pelo crivo de Comissão julgadora e serão premiados nos eventos com bicicletas, tablets, livros e celulares.
A programação será encerrada com a realização do Simpósio de Educação e Cultura #todosporumacidadeleitora que discutirá implementação de políticas públicas para o fomento à formação do leitor nas cidades anfitriãs. Mais informações sobre o festival estão disponíveis no site www.energiaparaler.com.br*Ascom

Prefeito de Itaperuna participa do lançamento do programa ‘Café do Trabalhador’

 


 

Em Itaperuna, RJ, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, participou nesta sexta-feira, 06, do lançamento do programa “Café do Trabalhador”. O evento foi realizado no calçadão da Avenida Cardoso Moreira, nas proximidades da Concha Acústica.
O projeto vai oferecer de segunda a sexta-feira, uma refeição com direito a pão com manteiga, fruta e uma bebida quente, tudo isso pelo preço simbólico de R$ 0,50. Segundo o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, o programa “Café do Trabalhador” será muito importante para os itaperunenses.
“É um projeto muito importante para a população itaperunense. Entendo que as pessoas precisam iniciar o dia com uma boa alimentação e com esse preço simbólico, essa primeira refeição do dia, vai ajudar a muita gente. Sem dúvida alguma, um programa excelente para a nossa cidade”, reforça Alfredão.
Também participaram do lançamento do programa: Emanuel Medeiros (Nel), vice-prefeito; Luiza Costa, secretária Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação; Pedro Renato Teixeira, secretário Municipal de Governo; Samuel Portela, procurador Geral do Município; Vivi Dentista, secretária Municipal de Agricultura; os vereadores Paulo César ‘Contador’, França ‘Bombeiro’; demais autoridades e convidados.
De acordo com informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o “Café do Trabalhador” é um programa estadual de fornecimento de 21.500 kits/dia de café da manhã, a preço popular e subsidiado, com o objetivo de promover assistência alimentar a trabalhadores, estudantes, idosos e a população em situação de vulnerabilidade, que utilizam os terminais e estações de transporte coletivo de grande circulação no Estado do Rio de Janeiro, para realizar longos percursos até o seu destino.
No total serão 59 unidades de lotes e municípios previstos, sendo que para Itaperuna, serão ofertados 500 kits/dia. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos ainda informou a composição dos kits. Confira!
COMPOSIÇÃO DOS KITS - Constituído obrigatoriamente de uma bebida quente sem açúcar, um pão com recheio de manteiga e uma fruta inteira, complementados com guardanapo, mexedor descartável, e sachês de açúcar ou adoçante para cada beneficiário, em sacola plástica para facilitar o transporte.

 DECOM - Itaperuna





‘Dia D nos Bairros’ de combate ao Aedes aegypti na Capelinha

 


 

A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) realizou na última quinta-feira, 04, o ‘Dia D nos Bairros’ de combate ao Aedes aegypti, na localidade da Capelinha.
Segundo o coordenador da CVAS Adriano Rodrigues, o intuito da campanha é conscientizar a população, através de mutirões, formado por equipes de agentes comunitários de endemias.
“Esses agentes trabalham juntamente com o Setor de Educação em Saúde, indo até as residências. Além de realizarem o trabalho focal, com inspeções de quintais, coberturas de caixas d´água, desratização, máquinas costais e UBV pesada, nas áreas com índice alto e notificações positivas de dengue”, explica o coordenador.

ESTRATÉGIA MOTORIZADA

Na ocasião, para melhor distribuição dos trabalhos, foram usados como apoio estratégicos, motos e viaturas da CVAS, que ajudaram na locomoção dos agentes e na distribuição dos insumos, para o melhor desempenho no trabalho de rotina de combate ao mosquito Aedes aegypti.
A mobilização contou com um número expressivo de servidores da área de Saúde, que distribuíram folhetos explicativos sobre prevenção ao mosquito, como forma de conscientizar a população da localidade a conservar a limpeza dos quintais. A ação se estendeu por toda a manhã. A localidade da Capelinha foi escolhida para que se mantenha o controle do Aedes aegypti, já que se trata de uma localidade mista (rural e urbanizada).
O coordenador da CVAS ainda informou que esse trabalho será uma constante, e se estenderá por outros bairros e localidades. “Essa ação tem que ter a cumplicidade da população, de forma conjunta, contra o mosquito que transmite a dengue. Por isso é imperativo a conscientização de todos para manter a limpeza de seus quintais e dos imóveis, evitando depósitos com água parada, que possam servir de criadouros. Esse é o único jeito de se controlar o mosquito, pois, se ele não nascer, ele não transmite a doença”, finaliza o coordenador.

 DECOM - Itaperuna








Prefeito e secretário de Educação participam da entrega simbólica de uniformes em Itaperuna

 




Em Itaperuna, RJ, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues – Alfredão – e o secretário Municipal de Educação Marcelo Poeys participaram da entrega simbólica dos uniformes escolares, aos alunos da Rede Municipal de Ensino.
A solenidade aconteceu na última quinta-feira, 04. O evento ainda foi considerado o marco inicial de retorno ao ato cívico diário de hasteamento das bandeiras Nacional, Estadual e Municipal, em frente ao prédio da Prefeitura.
O secretário Marcelo Poeys falou sobre a entrega simbólica dos uniformes escolares, bem como destacou os demais pontos da cerimônia.
“Através de uma cerimônia com várias autoridades, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, servidores públicos, representantes religiosos, alunos das escolas municipais, Guarda Municipal, TG 01-008, Orquestra Retocando e demais convidados, foi registrado o ato, bem como, a comemoração do Dia do Sacerdote, além da entrega simbólica dos novos uniformes escolares”, explica o secretário.
O prefeito Alfredão enalteceu o evento e agradeceu a todos os presentes, que prestigiaram o importante evento.
“Entendo que nós devemos valorizar os nossos símbolos e passar esse respeito para as gerações mais jovens, mostrando a importância e o respeito que devemos ter. Além disso, estamos realizando a entrega dos uniformes para os nossos alunos. Agradeço a todos os presentes, que vieram prestigiar esse importante evento, repleto de significados para todos nós”, finaliza o prefeito.
Também participaram do evento o vice-prefeito Emanuel Medeiros, o Nel; Fabiana França Ferreira da Silva, subsecretária Municipal de Educação; Filipe Castro, defensor público; Samuel Portela Tinoco, procurador Geral do Município; Ivan Lacerda, secretário Municipal de Fazenda; os vereadores Sinei ‘Torresmo’, Paulo César 'Contador', França ‘Bombeiro’; demais autoridades e convidados.
Acompanhe as notícias sobre a Secretaria Municipal de Educação e demais secretarias pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!

DECOM - Itaperuna

ESPORTE SEM LIMITES - POR ANDERSON OLIVEIRA

 




No Botafogo, já gastei duas vezes o que me foi pedido. Quando você começa a tomar decisões para um time, se você vê que 10 ou 20 milhões você pode ir mais alto, você se apaixona pelo processo e gasta mais do que o planejado. Isso viralizou no Brasil e estou gastando muito mais. E levei jogadores que eu não necessitava (risos). Disse John textor em uma entrevista para o jornal L'Equipe na França . Ainda na França o novo dono do Botafogo e acionista majoritário do Lyon prometeu que o clube francês a altura do também francês PSG.

Eu vejo como preocupante as declarações de John textor quando se refere ao Botafogo, primeiro leva a crer que ainda não entendeu o que de fato é o futebol brasileiro, não entendeu ou não conhece a história do Botafogo. Mesmo com as contratações e investimentos que o mandatário disse ter feito hoje o Botafogo ainda tem um elenco de segunda divisão e com todo respeito sem condições de almejar algo maior se quer uma libertadores para o próximo ano , se de fato este ser o teto desejado a ser gasto com contratações não tenho dúvidas de que o torcedor Botafoguense vai continuar sofrendo por muitos anos . O que é inaceitável é o fato de deixar o Lyon a altura do PSG e o Botafogo a altura de clubes da série B brigando sempre como vem acontecendo nos últimos anos por permanência ou acesso a série A . Chegar no Brasil, levantar bandeira, aplaudir torcedores, dizer que ama o clube não é o suficiente, o Botafogo é grande a torcida Botafoguense merece mais muito mais e dizer que gastou muito e gastou errado é sem dúvida preocupante pelo elenco que o clube tem a oferecer em uma competição tão difícil como o Brasileirão.


Escrito por Anderson Oliveira

ESPORTE SEM LIMITES - POR ANDERSON OLIVEIRA

 



Se o campeonato da série B terminasse hoje estariam classificados para a primeira divisão do Brasileirão em 2023 o Cruzeiro, Vasco da Gama, Bahia e Grêmio este último particularmente pra mim é o melhor elenco da competição porém seu treinador Roger Machado ainda não conseguiu dar um padrão de jogo a equipe. Já foi o tempo onde esta competição era disputada por não grandes equipe mas alguns bons jogadores que veio a se despontar não só no futebol brasileiro mas principalmente fora dele, hoje não se ve um só jogador de qualidade técnica individual com exceção aos mais experientes como o meia Nenê do Vasco e Diego Souza no Grêmio no mais são jogadores que o ponto mais forte é a vontade e determinação. Vontade e determinação é o que esta sendo determinante para os clubes que estão no topo da tabela sem dizer que o show mesmo vem das arquibancadas feitos pelos seus torcedores apaixonados. A campanha do cruzeiro impressiona e pra mim o melhor do elenco chama-se Paulo Pezzolano seu treinador que chegou e esta sabendo trabalhar com um elenco reduzido em qualidade técnica mas que abraçaram a causa em prol de um Cruzeiro tão sofrido. Já o Vasco da Gama até ontem existia muitas dúvidas em seus torcedores pelos inúmeros resultados ruim , o clube carioca e o elenco se apegou em seu maior bem que é São Genuario lotada com seus torcedores empurrando a equipe incansavelmente , o Vasco depende muito do jogador Nenê assim será até o final da competição .  O Bahia oscila bastante hora faz bons jogos e em outros deixa a desejar perdendo pontos preciosos pra mim o time bahiano é o que corre mais riscos de ficar na série B o próximo ano . Já o Grêmio como eu disse antes é o melhor elenco Lucas Leiva , Ferreirinha, Pedro Geromel, Kannemann, Diego Souza , Lucas Silva e tantos outros , este Grêmio é forte porém no papel não se ganha campeonato nem mesmo se consegue o tão sonhado acesso . Dentre estes quatro primeiros e hoje classificados eu colocaria o Sport e a Tombense que vem quieta mas forte para buscar o objetivo final . Brigas boas pelo acesso mas um campeonato muito ruim tecnicamente de poucas opções individuais , seja qual for as equipes que vão chegar a série A em 2023 vai ter que contratar e muito prova disso são as quatro equipe que subiram o ano passado , Botafogo, Coritiba, Avaí e Goiás estão lutando apenas por permanência na maior competição nacional do Brasil.


Escrito por Anderson Oliveira

Abertura da 41ª EXPOPÁDUA

 

PELA MANHÃ OS RETOQUES FINAIS PARA A GRANDE INAUGURAÇÃO!!















E À NOITE, DEU INÍCIO À 41ª EXPÁDUA





Teve início ontem, dia 04 de agosto de 2022 a 41ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Santo Antônio de Pádua.

O prefeito Paulo Roberto Pinheiro disse que trazer a Exposição novamente para Pádua é “um momento de muita satisfação, de gratidão a Deus e a toda a equipe pelo belíssimo trabalho e poder estar resgatando essa característica da festa agropecuária, industrial e comercial. 
Por todo o parque de exposições podemos ver o comércio, a agropecuária está bastante forte este ano, com vários animais exóticos, de gado e equinos; estamos muito felizes por Deus ter nos proporcionado esse momento pós pandemia, e poder estar devolvendo para a região este grande evento. Além de poder dar esse entretenimento para a população; teremos grandes shows artísticos, com promessa de grande público.

Peço a Deus que tudo corra bem e que as pessoas entendam que é um evento para a família paduana, bem como de toda região. É um momento de lazer, de retomada da vida, de comunhão entre as pessoas – Esse é o espírito, e no mais, convido a toda a população para que possa estar aqui curtindo conosco esses quatro dias de festa, feito com muito carinho para todos vocês”. Finalizou o prefeito Paulo Roberto.