Colunas: cantinho do Direito e Esporte

sábado, 16 de abril de 2022

INSS - RJ: Confira perfil dos gestores nomeados e abrangência da Superintendência Regional Sudeste III

 Com a implementação do Decreto n° 10.995 de 14 de março de 2022, a região Sudeste recebe a nova SR Sudeste III, a sexta superintendência regional do INSS. Após 21 anos vinculado à SR II, junto a Minas Gerais e Espírito Santo, o estado do Rio de Janeiro volta a ser uma Superintendência. Composta por seis Gerências-Executivas, a nova estrutura permite que o estado tenha maior autonomia no cenário nacional.

Para a gestão da nova SRSE III, Caio Maia Figueiredo, então gerente-executivo Rio de Janeiro - Centro, assume agora o cargo de Superintendente Regional Sudeste III.

“O estado possui particularidades importantes e sensíveis no cenário nacional, como questões populacionais, econômicas, midiáticas e quantitativo de benefícios em manutenção. Então a criação da SR Sudeste III vem sendo pleiteada junto à Presidência do INSS e ao Ministério do Trabalho e Emprego há muitos anos”, afirma Caio Figueiredo.

“Com essa medida, o Rio de Janeiro consegue voltar a ter a sua merecida importância no cenário nacional. As políticas e todo nosso trabalho operacional passam a estar vinculados à Direção Central, garantindo uma maior autonomia para o estado na implantação de diretrizes”, complemente o superintendente.

Gerência-Executiva Rio de Janeiro

A partir deste momento, as Gerências-Executivas Rio de Janeiro – Centro e Rio de Janeiro – Norte compõem uma só Gerência: Rio de Janeiro. Abrangendo a capital do estado, a nova estrutura é composta por 26 Agências da Previdência Social, localizadas em bairros das zonas central,sul, norte e oeste do estado.

A servidora Dina Keller Ferreira Matias assume a gestão da nova Gerência. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e bacharela em Direito pela Universidade Estácio de Sá, ingressou no INSS em 2004, passando por diversos setores durante seus 18 anos de serviço público.

Dina Keller atuou na Seção de Orçamento, Finanças e Contabilidade da GEX Rio-Norte, onde permaneceu até 2010. Durante os sete anos seguintes, esteve nas funções de Chefia de Benefícios e substituta de gerente nas APS Avenida Brasil, Presidente Vargas e Marechal Floriano. Entre 2017 e 2022, assumiu a GEX Rio de Janeiro – Norte. Agora, tem o desafio de gerir toda a capital do estado.

As unidades de atendimento que compõem a atual GEX Rio de Janeiro são responsáveis pela manutenção de mais de 4,3 milhões de benefícios previdenciários. Além disso, só no último ano, as agências da capital realizaram mais de 283 mil atendimentos a cidadãos.

Gerência-Executiva Campos dos Goytacazes

Abrangendo a Região Norte e Noroeste Fluminense, a Gerência-Executiva Campos dos Goytacazes conta com 18 agências de atendimento ao público, localizadas em mais de dez municípios, sendo eles: Itaperuna, Porciúncula, Natividade, Miracema, Cambuci, Santo Antônio de Pádua, Bom Jesus de Itabapoana, Italva, Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São Fidélis, Casimiro de Abreu, Macaé, além de Campos dos Goytacazes.



Em 2021, levando o atendimento a mais de 109 mil cidadãos, a GEX Campos dos Goytacazes mantém mais de 1,05 milhão de benefícios. Desde novembro, Daniel Mussi Molisani comanda a GEX Campos, cargo que já havia ocupado entre 2012 e 2015. Graduado em direito pela Universidade Estácio de Sá, o advogado iniciou sua carreira no INSS em 2004 como Analista do Seguro Social.

Dentro do Instituto, teve sua carreira desenvolvida nas áreas de atendimento ao público, Monitoramento Operacional de Benefícios, Reconhecimento Inicial de Direitos, Atendimento de Demandas Judiciais e Manutenção de Benefícios. Exerceu as funções de chefe de Benefícios e gerente da APS Macaé, além da função que ocupa atualmente.

Gerência-Executiva Duque de Caxias

Localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a Gerência-Executiva Duque de Caxias abrange a Baixada Fluminense. Composta por 16 Agências da Previdência Social, a GEX está presente nos municípios de Paracambi, Japeri, Queimados, Itaguaí, Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo, Magé, São João de Meriti e Guapimirim, além de Duque de Caxias.

Sendo uma das regiões mais populosas do estado do Rio de Janeiro, Marcos de Oliveira Fernandes ocupa o cargo de gerente-executivo desde abril de 2017. Com mais de 30 anos de serviço público, Marcos é graduado pela Universidade de Nova Iguaçu (UNIG) e já atuou como Chefe de Benefícios e Gerente de APS Queimados e Japeri.

Com destaque para o número de atendimentos realizados nas agências, mais de 198 mil só em 2021, a GEX Duque de Caxias ainda mantém cerca de 2,1 milhões de benefícios.

Gerência-Executiva Niterói

Levando o atendimento do INSS a Região das Baixadas Litorâneas, a Gerência-Executiva Niterói conta com 15 unidades de atendimento em dez municípios, sendo eles: Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Itaboraí, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia e Tanguá.

O atual gerente-executivo Niterói, Marcus Vinícius Torres Vasconcelos, é graduado em Ciências Econômicas na Universidade Federal Fluminense e pós-graduado em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá.

No INSS, teve sua carreira iniciada em agosto de 2008 como Analista do Seguro Social. Atuou em diferentes seções da área de benefícios, além do cargo de Chefe de Benefícios da APS Niterói até 2010. Entre 2013 e 2018, assumiu a chefia da Seção de Reconhecimento de Direitos e do Serviço de Benefícios da GEX Niterói. Desde 2018, Marcus Vinícius ocupa o cargo de gerente-executivo Niterói.

Responsável pela manutenção de mais de 1,5 milhão de benefícios, a GEX Niterói também obteve o maior número de atendimentos realizados dentro do estado do RJ , somando mais de 209 mil em 2021.

Gerência-Executiva Volta Redonda

Abrangendo as regiões da Costa Verde, Médio Paraíba e Centro-Sul Fluminense, a Gerência-Executiva Volta Redonda possui 12 agências localizadas nos municípios de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Mendes, Miguel Pereira, Paraty, Piraí, Resende, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

Há mais de um ano, Fabiane Azevedo de Jesus ocupa o cargo de gerente-executiva Volta Redonda. Graduada em Direito e pós-graduada em Direito Previdenciário, Fabiane iniciou sua carreira no INSS em 2003 como servidora da Agência Volta Redonda e, logo após, atuou na Seção de Reconhecimento de Direitos por treze anos. Entre 2017 e 2021, ocupou o cargo de Chefe do Serviço de Benefícios.

No ano de 2021, as agências que compõem a Gerência de Volta Redonda, quem mantém mais de 900 mil benefícios, realizaram cerca de 43 mil atendimentos ao público.

Gerência-Executiva Petrópolis

Contando com 11 Agências da Previdência Social nas regiões Serrana e Centro-Sul Fluminense, a Gerência-Executiva Petrópolis leva o atendimento ao público dos municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Cordeiro, Nova Friburgo, Paraíba do Sul, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Teresópolis, Três Rios, além de Petrópolis.

Responsável pela manutenção de mais de 990 mil benefícios e pela realização de cerca de 36 mil atendimentos no ano de 2021, a gestão da GEX é feita por Fernando Mascarenhas dos Santos Júnior, servidor público desde 2003. No INSS, o gestor iniciou sua carreira como servidor na Agência Alagoinhas, naBahia.

Entre os cargos que já ocupou, Fernando Mascarenhas foi chefe do Serviço de Benefícios na GEX Niterói, gerente-executivo Niterói, gerente das agências Almirante Barroso e Copacabana no Rio de Janeiro. Após ocupar o cargo de Coordenador Geral de Integridade e Gerenciamento de Riscos do INSS entre 2020 e 2021, Fernando assumiu a Gerência-Executiva Petrópolis pela segunda vez, onde permanece até hoje.

Com a criação da SR Sudeste III, Caio Figueiredo reconhece a importância dos servidores do RJ para enfrentar o desafio que tem pela frente: “É uma grande missão, teremos muito trabalho, mas contamos com uma equipe excelente de colaboradores. Confio que grandes esforços serão depositados por todos. Estarei dedicado em fazer a Superintendência do Rio de Janeiro funcionar”, afirma o superintendente.

Fonte: Diário de Petrópolis 

Passagem improvisada de veículos e pedestre cai após chuva no bairro Carvalho.

A Prefeitura Municipal de Pádua tinha realizado um serviço paliativo para aliviar o transtorno da população por conta das fortes chuvas e cheias que atingiram o município onde ocasionou a queda da Ponte que liga o Bairro Carvalho ao Centro da cidade. 


Após as poucas chuvas que caíram no município nesta semana, somado ao trafego pesado que foi liberado para passar, o serviço que foi feito cedeu deixando os moradores da Rua Sebastião Teixeira no bairro Carvalho e todos aqueles que usam o trajeto para levar seu filhos nas escolas, ir ao trabalho e realizar a correria do dia á dia. 

Agora somente com o acesso da Ponte Paulino de Alvim Padilha (ponte da Rodoviária) ou passando pela Av. Scilio Tardin faver (Polo industrial II).

Vídeo abaixo!

Equipe da Secretaria de Obras do município estará no local hoje para ver que providencia tomar, a Defesa Civil já havia interditado o local na noite desta sexta-feira enquanto aguarda municipal mantinha a segurança dos curiosos. 

A Prefeitura Municipal de Pádua pede a população um pouco mais de paciência, pois os esforços para normalizar a situação foram e estão sendo tomados enquanto a ponte que caiu não é reconstruída. 

Marcius Mendes / Jornal Sem limites











sexta-feira, 15 de abril de 2022

Polícia Militar apreende drogas no bairro Cehab em Pádua

A seção de comunicação social do 36º BPM informa que no dia 14/04/2022, em Santo Antônio de Pádua/RJ, Rua Projetada no Bairro Cehab apreenderam um acusado de 18 anos de idade com 10,2g de Cocaína, 01 aparelho Celular e R$ 54,50 reais em espécie.
Guarnição durante patrulhamento observou acusado fazendo contato com testemunha, momento em que os envolvidos perceberam a presença da guarnição, acusado deixou algo cair ao chão que ao ser arrecadado viu que se tratava-se de material entorpecente, sendo 23 pinos de cocaína, R$54,50 reais em espécie e 01 aparelho celular. Ocorrência apresentada na 136 DP ao plantão que efetuou registro autuando acusado no artigo 33 da lei 11343/06 permanecendo o mesmo preso aguardando audiência de custodia e testemunha foi ouvido e liberado.

Como a morte de Jesus pode significar vida para você?

 


Após 20 dias entubada devido a complicações da covid-19, Larissa Dias teve alta; mas descobriu que seu marido havia falecido, vítima da mesma doença. Eram casados há apenas 2 anos e 8 meses. Ela conta: “A esperança da ressurreição, tão clara na Bíblia, me ajudou a continuar vivendo e a ter forças para enfrentar a recuperação emocional e pós-coronavírus.” Larissa encontrou consolo ao pensar no que a morte de Cristo pode fazer por ela — trazer de volta à vida seu marido, a quem tanto amava!

 

Na noite de sexta-feira, 15 de abril de 2022, Larissa e outras Testemunhas de Jeová, unidas a milhares de convidados em todo o mundo, participarão do evento mais importante do ano: a Celebração da Morte de Cristo. Elas fazem isso todos os anos, assim como Jesus ordenou em Lucas 22:19: “Persistam em fazer isso em memória de mim.” Esta reunião especial destaca o valor do sacrifício de Jesus e como isso significa vida para toda a humanidade.

 

No Brasil, pessoas de mais de 30 etnias poderão assistir a essa reunião no seu próprio idioma, como por exemplo o wapishana — falado por cerca de 10 mil indígenas no estado de Roraima.

 


As famílias de Testemunhas de Jeová costumam se preparar para essa noite especial. Durante a pandemia, o casal Matheus e Léia usou a criatividade para seus filhos imaginarem a cerimônia de forma mais realista. Eles montaram em casa um cenário com mesa de palete e lamparina de barro, imitando alguns objetos utilizados na época de Jesus. “As crianças raciocinaram melhor quando criamos esse cenário. Aproveitamos para conversar sobre como os cristãos viviam naquela época. É impressionante como algo simples causa um efeito tão positivo no coração dos filhos”, relatou Matheus.

 

Mais de 21 milhões de pessoas assistiram a esse evento em 2021, pela internet. Agora, após dois anos de isolamento social, as Testemunhas de Jeová vão se reunir presencialmente, nos Salões do Reino e em outros locais. Os preparativos para essa ocasião já começaram e muitos estão ansiosos para estar ao lado de amigos e convidados. Como opção, também será possível assistir à reunião pela internet.

 

O porta-voz nacional das Testemunhas de Jeová, Kleber Barreto, destaca: “Para obedecer à ordem de Jesus, não deixamos de nos reunir em 2020 e 2021 — mesmo que tenha sido por videoconferência! Damos valor à vida e realizamos a Celebração cada um em sua casa, respeitando o isolamento social. Mas agora, em 2022, será uma alegria relembrar presencialmente o sacrifício de Cristo. Todos os amigos, familiares e convidados são bem-vindos!”



Para assistir a esse evento, fale com uma Testemunha de Jeová que você conhece ou acesse o site jw.org e encontre um local de reunião próximo a você. Clique em Quem somos > Reuniões.

O quê: Celebração da Morte de Cristo

Onde: Milhares de locais espalhados pelo mundo (veja no site jw.org o mais próximo de você)

Quando: 15 de abril, sexta-feira

Entrada: Gratuita

 

Porta-voz local das Testemunhas de Jeová: Jayme Barral

Whatsapp anuncia recurso de comunidades com vários usuários. A funcionalidade será disponibilizada após as eleições

 


O Whatsapp anunciou nesta quinta-feira (14) um novo recurso de criação de comunidades. Essa funcionalidade permitirá grupos com mais pessoas do que o limite atual, de 256 usuários da plataforma.

A ferramenta permitirá a criação de comunidades e de grupos desses universos. Administradores terão novos recursos, como envio de mensagens a todas as comunidades e gestão da participação nos grupos.

A funcionalidade será disponibilizada após as eleições. Essa decisão ocorreu após a possibilidade ter enfrentado receio e críticas do potencial para a disseminação de desinformação no pleito deste ano.

Pesquisas mostraram como o Whatsapp foi um canal de difusão de conteúdos falsos nas eleições de 2018. Esse fenômeno gerou preocupações da Justiça Eleitoral naquela disputa.

Uma denúncia de disparo em massa na plataforma ensejou um inquérito no Tribunal Superior Eleitoral, que terminou por não encontrar evidências da prática. Diante da preocupação da Justiça Eleitoral, o Whatsapp informou que não lançaria a nova ferramenta antes do processo eleitoral.

Grupos

Também foram anunciadas mudanças nos grupos já existentes. Uma ferramenta de reações, como no Facebook, será inserida para que pessoas possam se posicionar sobre mensagens. Administradores poderão apagar mensagens.

Além disso, será possível compartilhar arquivos com até 2 GB. Será possível fazer salas de conversa em áudio com até 32 pessoas.

Segundo mensagem institucional no site do Whatsapp, apesar da criação do recurso a comunidades serão “naturalmente privadas”. Por essa razão, a criptografia ponta-a-ponta seguirá sendo assegurada no aplicativo.  

Edição: Valéria Aguiar


Governo propõe salário mínimo de R$ 1.294 em 2023. Reajuste segue previsão de 6,7% do INPC para este ano

 


O salário mínimo em 2023 será de R$ 1.294 e não terá aumento acima da inflação. O reajuste consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2023, enviado hoje (14) ao Congresso Nacional.

O reajuste segue a projeção de 6,7% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para este ano. A estimativa também consta do PLDO.

O projeto também apresentou previsões de R$ 1.337 para o salário mínimo em 2024 e de R$ 1.378 para 2025. As projeções são preliminares e serão revistas no PLDO dos próximos anos.

Até 2019, o salário mínimo era reajustado segundo uma fórmula que previa o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) de dois anos anteriores mais a inflação oficial do ano anterior.

Desde 2020, o reajuste passou a seguir apenas a reposição do INPC, por causa da Constituição, que determina a manutenção do poder de compra do salário mínimo.

Segundo o Ministério da Economia, cada aumento de R$ 1 no salário mínimo tem impacto de aproximadamente R$ 389,8 milhões no orçamento. Isso porque os benefícios da Previdência Social, o abono salarial, o seguro-desemprego, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e diversos gastos são atrelados à variação do mínimo.

O valor do salário mínimo para o próximo ano ainda pode ser alterado, dependendo do valor efetivo do INPC neste ano. Pela legislação, o presidente da República é obrigado a publicar uma medida provisória até o último dia do ano com o valor do piso para o ano seguinte.

Em 2022, o salário mínimo está em R$ 1.212. O aumento representou 10,18% em relação a 2021, um pouco maior que o INPC acumulado de 10,16%.

WhatsApp anuncia que administradores poderão apagar mensagens de qualquer integrante nos grupos

Nas próximas semanas, o WhatsApp vai ganhar uma série de melhorias. O popular aplicativo de mensagens vai permitir que seus usuários respondam com emojis às mensagens e enviem vídeos de até 2 GB para seus contatos, dentre outras novidades.

Esses recursos serão disponibilizados de forma gradual nas próximas semanas em todo mundo, inclusive no Brasil. Entre as novidades, estão as reações. A exemplo do que acontece no Facebook, vai dar para reagir a uma conversa, só que com emojis.

Outra melhoria é a ampliação do tamanho de arquivos que se pode compartilhar por meio do aplicativo. Usuários poderão enviar documentos, fotos, vídeos de até 2 GB para seus contatos. As ligações em grupo, agora, poderão ser feitas com até 32 pessoas. Até então, o limite era de 8 participantes.

Além dessas novidades, a partir da nova atualização do aplicativo, os administradores vão poder apagar mensagens nos grupos de qualquer integrante nas conversas.

quinta-feira, 14 de abril de 2022

Sancionada lei que aprova redução de ICMS para indústrias de mais municípios fluminenses

 Os municípios de Araruama, Barra do Piraí, Cachoeira de Macacu, Casimiro de Abreu, Itaboraí, Japeri, Macaé, Magé, Nova Friburgo, Paracambi, Petrópolis, Pinheiral, Queimados, Rio Bonito, Seropédica e Teresópolis foram incluídos no Tratamento Tributário Especial do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aplicado a indústrias.


As indústrias dessas 16 cidades que aderirem ao benefício passarão a pagar 3% de alíquota de ICMS, em vez dos 20%, na sistemática de débito e crédito, como atualmente. É o que determina a Lei 9.633/22, sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada na terça-feira (05/04). A medida complementa a Lei 6.979/15, que criou o Tratamento Tributário Especial.

"Esse incentivo vai permitir que as indústrias, em especial as de Petrópolis, recuperem o fôlego e retomem as contratações. Nós vamos acompanhar e orientar os nossos empresários para se enquadrarem neste tratamento tributário", diz Júlio Talon, presidente da Firjan Serrana.

Para enquadramento no regime, não será considerada industrialização a alteração do produto pela colocação de embalagem. A norma também não se aplica aos casos em que os procedimentos operacionais de embalagem dos produtos estejam estabelecidos, fixados e determinados em normativos federais.

O contribuinte interessado em se enquadrar no tratamento tributário deverá apresentar o pleito à Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), através do preenchimento de carta consulta. Após análise da Codin, o processo será submetido à deliberação da Comissão Permanente de Políticas para o Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro (CPPDE).

A Lei 6.979/15, de incentivo à indústria no Rio de Janeiro, beneficiava, a princípio, indústrias de municípios com pequena infraestrutura, evitando a migração de empresas para outros estados que oferecessem menor tributação. Graças à legislação, muitas cidades aumentaram sua arrecadação, como foi o caso de Três Rios.

Suspensão da substituição tributária para laticínios, água mineral e outras bebidas no estado do RJ é regulamentada

 O Decreto nº 48.039, publicado nesta quarta-feira, dia 13, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, regulamenta o disposto na Lei nº 9.428/2021, que suspende a aplicação do regime de substituição tributária nas operações de saída interna de água mineral ou potável envasada, leite, laticínios e correlatos, vinhos, cachaças, aguardentes e outras bebidas destiladas ou fermentadas.


A medida atende a pleitos feitos pela Firjan, um deles através do “Programa de retomada do crescimento do estado do Rio de Janeiro em bases competitivas”. “Essa era uma demanda antiga do setor de bebidas do estado do Rio. A medida regulamentada agora faz com que as indústrias fluminenses fiquem mais competitivas”, comemora o presidente do Conselho Empresarial de Assuntos Tributários da Firjan, Marcelo Kaiuca.

O regime de substituição tributária exige o pagamento antecipado de impostos. Dessa forma, ao comercializar seus produtos, as indústrias fluminenses mencionadas no decreto precisavam recolher antecipadamente o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ficando em desvantagem competitiva em relação a empresas de outros estados.

“A substituição tributária é um mecanismo nocivo na estrutura fiscal do país, que já é extremamente complexa. A suspensão desse mecanismo é um pleito do setor de lácteos desde 2017. Para a nossa satisfação, quando o projeto de lei foi elaborado pela Alerj, além de lácteos, foram incluídos os setores de água mineral e bebidas. O projeto de lei foi aprovado no final de 2021 e hoje tivemos finalmente a regulamentação por parte do Executivo. Com isso, foi resolvido um dos principais entraves tributários para o desenvolvimento de diversos setores industriais de grande importância para o estado do Rio de Janeiro, principalmente o interior”, explica o presidente do Conselho Empresarial de Agronegócios, Alimentos e Bebidas da Firjan e diretor do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado do Rio de Janeiro (Sindilat-RJ), Antônio Carlos Celles Cordeiro.

Carlos Alberto Lancia, diretor da Firjan e presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Águas Minerais (Sindinam) também comemora a medida. “A Firjan conseguiu mostrar onde estava o gargalo para o desenvolvimento desse setor no estado do Rio. Agora o pequeno produtor de água mineral fluminense, por exemplo, vai poder oferecer o seu produto em supermercados, atacados, lojas de conveniência, bares e restaurantes de forma competitiva. Isso vai aumentar o desenvolvimento, o emprego e a renda”, diz Lancia.

Confira a íntegra do decreto nº 48.039

Acesse o “Programa de retomada do crescimento do estado do Rio de Janeiro em bases competitivas”

Casos de síndrome respiratória grave em crianças crescem, diz Fiocruz. Dados se referem ao período de 3 a 9 de abril

 


O boletim Infogripe, divulgado semanalmente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), traz um alerta para o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças.

A nova edição, disponibilizada hoje (13), no Rio de Janeiro, aponta que as ocorrências estão ligadas majoritariamente ao vírus sincicial respiratório (VSR) na faixa etária 0 a 4 anos. Já entre as crianças de 5 a 11 anos, os casos decorrem principalmente da covid-19 e das infecções com o rinovírus.

A Síndrome Respiratória é uma complicação associada muitas vezes ao agravamento de alguma infecção viral. O paciente pode apresentar desconforto respiratório e queda no nível de saturação de oxigênio, entre outros sintomas.

O novo boletim reúne dados da semana epidemiológica que vai do dia 3 ao dia 9 de abril. O levantamento leva em conta notificações registradas no Sivep-gripe, sistema de informação mantido pelo Ministério de Saúde e alimentado por estados e municípios.

Segundo a Fiocruz, as ocorrências em crianças estão com sinal de ascensão significativa em diversos estados desde fevereiro. No entanto, a curva de casos indica a possível formação de um platô, isto é, um quadro de estabilização dos níveis altos.

Expansão

As notificações de SRAG no país aumentaram nos últimos anos em decorrência da pandemia de covid-19. Em 2020, a disseminação da doença chegou a responder por 97% dos casos com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório. Esse percentual atualmente é menor: em 2022, 86,1% das ocorrências estão associadas à covid-19.

No recorte das últimas quatro semanas, a covid-19 foi relacionada com 41,6% das notificações. Nesse mesmo período, o VSR contribuiu com 36,7% dos casos. No entanto, quando se observa apenas os quadros que evoluíram para óbito nessas quatro semanas, 83,4% estão relacionados com a covid-19 e apenas 7,4% com o VSR.

Ao todo, foram registradas 22.645 mortes associadas a casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 2022. O número de ocorrências no ano é de 112.087. Deste total, 55,7% tiveram resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório. A íntegra do boletim está disponibilizado no portal da Fiocruz.

Estados

O levantamento ainda traz uma análise para as próximas três semanas (curto prazo) e para as próximas seis semanas (longo prazo). Das 27 unidades federativas, nove registram sinal de crescimento na tendência de longo prazo: Acre, Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Paraná, Roraima, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os demais apresentam sinal de queda ou de estabilidade.

"Em todas as localidades que apresentam algum sinal de crescimento, os dados por faixa etária sugerem tratar-se de cenário restrito à população infantil (0 a 11 anos)", afirma a Fiocruz. Mesmo nos estados onde não há sinal de crescimento para a população em geral, é possível observar um aumento de casos entre crianças.


Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 70 milhões. Próximo sorteio será no sábado

 


O concurso 2.471 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (13) à noite no Espaço Loterias da Caixa em São Paulo, não teve acertadores das seis dezenas. Os números sorteados foram: 08 - 23 - 29 - 30 - 36 - 55.

O próximo concurso (2.472), no sábado (16), deve pagar o prêmio de R$ 70 milhões.

A quina teve 95 ganhadores e cada um vai receber R$ 52.849,61. Os 7.346 acertadores da quadra receberão o prêmio individual de R$ 976,37.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

O sorteio é realizado às 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.


PM evita possível homicídio e prende pai e filho em Italva

 Na tarde desta terça-feira (12), durante patrulhamento no bairro Alto da Boa Vista, Italva, policiais militares observaram os ocupantes de um veículo Volkswagen modelo Gol de cor preta em atitude suspeita. No momento que seria feita abordagem, o motorista acelerou com intenção de fugir, mas foi impedido pela polícia em uma rua sem saída.



O homem de 43 anos foi visto jogando de lado uma arma de grande porte. O envolvido foi detido pela guarnição. Em seguida, os policiais foram até o automóvel, onde desta o filho do suspeito, um jovem de 20 anos. Durante buscas no veículo os agentes encontraram uma jaqueta, par de luvas, cordão e pulseira (aparentando ouro); no bornal do homem havia nove munições calibre 12 intactas e uma faca.

O flagrante seguiu para ser registrado na 143ª Delegacia Legal de Itaperuna. O infrator confessou que pretendia matar outro homem. Pai e filho foram enquadrados por porte ilegal de arma de fogo e permaneceram presos à disposição da Polícia Civil.

Mulher pede o filho para comprar pão e acaba agredida

 Adolescente de 15 anos pegou a mãe pelo pescoço, além de empurrar os dois irmãos menores



Uma mulher de 38 anos foi agredida pelo filho na manhã desta terça-feira (12) na residência localizada no bairro Saldanha da Gama, Italva. De acordo com a vítima, o desentendimento iniciou após pedir o filho para comprar pão. Os dois começaram a discutir. Em determinado momento, o adolescente de 15 anos pegou a mãe pelo pescoço, além de empurrar os dois irmãos menores.

Policiais militares foram acionados e o menor infrator localizado ao sair de uma casa abandonada. O adolescente foi enquadrado no fato análogo de lesão corporal na 148ª DP e foi entregue aos cuidados do Conselho Tutelar.

Sessão Câmara Municipal de Pádua no dia 11 de abril de 2022,

 

O Vereador Oziel Magalhães solicitou reparos nas laterais da tampa da fossa localizada na Creche Vovô Nilo, em Monte Alegre, devido ao mau cheiro, e também que proceda reparo no calçamento da Rua Manoel Abril Campário, em Santa Cruz.




O Vereador Carlos Cunha lê uma nota de repúdio em relação ao caso de violência à uma professora do nosso município, no qual a mãe de um aluno agrediu fisicamente e verbalmente uma das professoras mais competentes do Colégio EMDAMDA (CIEP 266). Ele ressalta dizendo que “nenhum tipo de violência pode ser aceita como meio de resolver problemas, [...] e o espaço escolar não pode ser maculado de ódio e desrespeito”. Pede, em forma regimental, para que envie um Ofício para a Empresa de ônibus para que seja enviado dados médios dos números de passageiros que usam as linhas Pádua x Pirapetinga e Pádua x Monte Alegre, para poder confrontar com as informações repassadas nas audiências públicas. Reitera a importância do respeito com as pessoas com deficiências e dificuldades motoras ao acessar o ônibus, e também às pessoas idosas. Reformula a indicação realizada na sessão passada, solicitando informações da Empresa Enel do número de residências que possuem fornecimento de luz, para que tente chegar em uma média para confrontar os dados que a Empresa Fortaleza Ambiental respondeu.

                                                                




A Vereadora Eliana Blanc solicita a disponibilização de mais bicicletários nos lugares corretos e que as pessoas que utilizam esse meio de transporte possam respeitar e corresponder estacionando no bicicletário de forma adequada, facilitando o acesso dos pedestres e veículos. Pede a colocação de uma lixeira na Rua Pascoal Possidente, depois da Empresa Fortaleza Ambiental. Em sua visita na Escola João Jazbik de Meia Laranja, observou alguns pontos que merecem melhorias para uma melhor educação aos alunos, como: adição de mais salas pois espaço tem, cobertura no pátio devido as crianças passarem o recreio e realizando exercícios físicos no sol e a construção de uma sala própria e um banheiro exclusivo para os professores. Também observou em Meia Laranja a recuperação da estrada, onde um longo trecho foi colocado com bica (brita) corrida, e foi informado que onde há mais residências e o campo será colocado paralelepípedos na construção de ruas. Pede para que contenha o barranco na estrada no Bairro Santa Afra. Pede maior conscientização aos paduanos em relação à Dengue, aconselhando a limpar nossos terrenos para que possa prevenir essa enfermidade.




A Vereadora Maria Dib realiza as seguintes indicações: pede manutenção e limpeza no valão de Monte Alegre; solicita a colocação de mais profissionais de saúde como médicos no Posto de Saúde de Monte Alegre e também a colocação de mais policiais para maior segurança do local.



O Vereador Sérgio Caires parabeniza o Prefeito Municipal e o Vice Prefeito Municipal pelo grande comprometimento com nosso município, sempre participativo e empenhado. Agradece ao Sandro da Empresa Vieira Stones sobre um pedido que realizou de uma estrada vicinal em Boa Nova, onde o serviço de roçada ficou bom. Parabeniza a Secretaria de Esportes pelo grande trabalho prestado em nosso município, onde a última novidade que teve foi o trator para roçar os campos.




 Ocorreu uma Sessão Ordinária Legislativa no dia 11 de abril de 2022, às 16h, no Plenário Prefeito Renato de Alvim Padilha, onde presidiu o Presidente da Câmara Sebastião Martins.



CÂMARA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Assessoria de Imprensa - Sabrina Melo

(IFF) Inscrições abertas para Processo Seletivo e Vestibular 2022 - 2º Semestre

 A partir desta edição, voltam a ser aplicadas provas, presencialmente. Depois que a Covid-19 começou a se espalhar pelo Brasil, em 2020, o ingresso no IFF passou a ser feito por meio de sorteio e nota do Enem.

 O Instituto Federal Fluminense (IFF) divulgou os editais de seleções para ingresso no 2° semestre letivo de 2022 em Cursos Técnicos de Nível Médio e em Cursos de Graduação. A novidade é que, a partir desta edição, a forma de ingresso nos cursos ofertados pelo IFF volta ao modo tradicional: provas presenciais, respeitando os protocolos de biossegurança, e no mesmo dia, 12 de junho de 2022, para o Processo Seletivo e para o Vestibular. Devido à pandemia da Covid-19, desde 2020 as seleções no IFFluminense eram realizadas por meio de sorteio público eletrônico transmitido ao vivo pelo IFFTube, no caso do Processo Seletivo para Cursos Técnicos de Nível Médio, e por nota do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, para o Vestibular de acesso aos Cursos de Graduação, após aprovação da medida pelo Conselho Superior, órgão máximo do Instituto, conforme a Resolução N.° 30/2021. 

 Atenção para os horários das provas da edição 2022 - 2° Semestre!

-> Prova Objetiva do Processo Seletivo: das 08h30min às 11h30min

-> Prova Objetiva e Redação do Vestibular: das 08h30min às 13h

-> Prova de Aptidão/ Habilidade Específica para os candidatos aos Cursos de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Bacharelado em Design Gráfico e Licenciatura em Música: das 15h30min às 17h30min

 Inscrições >> podem ser realizadas, online, no Portal de Inscrições, de 12 de abril até as 22h do dia 08 de maio de 2022, ou presencialmente no campus ofertante do curso pretendido, excluídos sábados, domingos, recessos e feriados, conforme endereços, dias e horários de atendimento relacionados no Art. 6° do Edital para Cursos Técnicos e Art. 5° do Edital para Cursos de Graduação. A taxa é de R$ 30,00 para o Processo Seletivo e de R$ 75,00 para o Vestibular. 

 No dia 17 de maio será divulgada no Portal de Seleções a lista preliminar de inscritos. O resultado final está previsto para ser publicado no dia 05 de julho. 

 Ao todo, estão sendo disponibilizadas 1.052 vagas em diversos cursos nos campi do IFFluminense, para o 2.° semestre letivo de 2022. 

 Fale conosco

 Para tirar quaisquer dúvidas, o candidato poderá encaminhar e-mail para atendimentoaocandidato@iff.edu.br ou, ainda, para a Comissão de Processo Seletivo do campus ofertante do curso pretendido, conforme especificado no Art. 10 do Edital do Processo Seletivo e no Art. 9.° do Edital do Vestibular

 Cursos Técnicos de Nível Médio

 São ofertadas 690 vagas para o 2.º semestre letivo de 2022 em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, Concomitantes e Subsequentes no Campus Avançado São João da Barra e nos Campi Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Quissamã. Os cursos são: Hospedagem, Edificações, Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrotécnica, Mecânica, Informática, Química, Estradas, Telecomunicações, Segurança do Trabalho, Farmácia e Enfermagem, conforme estabelecido no Edital N° 56, de 08 de abril de 2022.

 O Processo Seletivo 2022 está aberto aos candidatos que possuírem a seguinte formação mínima:

I – Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio: que tenham concluído ou que estejam concluindo o Ensino Fundamental em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde que a conclusão ocorra em data anterior à da matrícula;

II – Curso Técnico Concomitante: que tenham concluído o Ensino Médio, ou que, no momento da matrícula, estejam cursando, no mínimo, o 2º ano do Ensino Médio ou de curso equivalente em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA);

III – Curso Técnico Subsequente: que tenham concluído o Ensino Médio (antigo 2º grau) ou Curso Técnico Integrado de Nível Médio, em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou, que possuam Certificado de Conclusão do Ensino Médio com base nos resultados obtidos no Enem ou no Encceja.

 As inscrições devem ser feitas AQUI. É necessário ter CPF e documento oficial de identificação com foto próprios e e-mail atualizado. É fundamental que os candidatos que já possuem cadastro no Portal de Inscrições mantenham os seus dados atualizados, tais como e-mail, telefone, endereço, entre outros, pois eles poderão ser utilizados para comunicação com o candidato. Para aqueles que precisarem atualizar, o sistema permite a alteração.

 Os aprovados devem observar as datas para realização da matrícula, de acordo com o campus ofertante do curso para o qual foi aprovado. Todas as informações podem ser acompanhadas pelo Portal de Seleções.

 Cursos de Graduação

 Nesta seleção são ofertadas 362 vagas para Graduação – Bacharelado e Licenciatura – para os Campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé, nos seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Ambiental, Sistemas de Informação, Ciências da Natureza (Ciências e Biologia, Ciências e Física ou Ciências e Química), Geografia, Letras - Português e Literaturas, Teatro, Música, Hotelaria, Educação Física, Matemática, conforme estabelecido no Edital N° 57, de 08 de abril de 2022.

 O Concurso Vestibular para Ingresso nos Cursos de Graduação 2022 – 2.º Semestre é destinado aos portadores de Certificados de Conclusão do Ensino Médio (antigo 2.º grau) ou de curso equivalente. 

 As inscrições devem ser feitas AQUI. É necessário ter CPF e documento oficial de identificação com foto próprios e e-mail atualizado. Atenção: não informar nenhum dado de terceiros, sob risco de ser eliminado do processo.

 Os aprovados devem observar as datas para realização da matrícula, de acordo com o campus ofertante do curso para o qual foi aprovado. Todas as informações podem ser acompanhadas pelo Portal de Seleções.

 >>Ambos os editais trazem, no Anexo III, recomendações para realização da inscrição, com um passo a passo explicativo para auxiliar o candidato.

 

 √ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais. 

 √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!