Colunas: cantinho do Direito e Esporte

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Moto furtada é trocada por animais

 Foi recuperada, na manhã deste domingo (21), a moto Yamaha modelo Factor de cor vermelha, placa RBO-OH58. 

PMs foram informados que o veículo estava em Nossa Senhora da Penha, distrito de Itaperuna. Os agentes fizeram contato com um adolescente de 17 anos e um menino de 10 anos na residência

. Os dois disseram que estavam Itaperuna lidando com animais. Uma pessoa, não identificada, se aproximou dos dois e ofereceu a motocicleta em troca de um burro e uma égua. Os dois aceitaram a oferta e fizeram o acordo. O adolescente foi autuado no fato análogo de furto na 143ª DP, ouvido e liberado.



Rádio Itaperuna 96,9 FM

Nível do Rio Muriaé, em Itaperuna, começa a baixar

 pós transbordar no sábado e atingir o nível de 4,93m ás 22h30 deste domingo, 21, o Rio Muriaé estabilizou durante a madrugada desta segunda-feira, 22, e começou a baixar em Itaperuna. Na última medição, ás 9h15, o nível estava em 4,66 (a cota de inundação é de 4m).


PREFEITO, VICE E VEREADORES DE PÁDUA VÃO A BRASILIA

 O Prefeito Municipal de St.° Ant.° de Pádua, Paulo Roberto Pinheiro Pinto, o Vice-prefeito Jadir Pereira de Barros Júnior, juntamente com o Secretário da Secret. de Ind. e Comércio, Arcênio Jubim, junto com o seu subsecretário de Ind. e Comércio, Samir, junto o Assessor, Jorge Magno e a 1ª Dama e Secretária da Secret. Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Claudinea, e o Diretor de Comunicação Social, Bruno Corrêa, embarcaram em viagem para Brasília onde nos dias 22 a 26 de fevereiro irão cumprir agenda conforme abaixo: 


Dia 23/02 – às 16h – O prefeito Paulo Roberto Pinheiro Pinto e o Vice-prefeito Jadir Pereira de Barros Júnior, irão participar da cerimônia do lançamento do “Novo Prefeito Mais Brasil” no Palácio do Planalto com presença de sua Exmo. Presidente da República Sr. Jair Messias Bolsonaro, Presidente do Tribunal de Contas da União, Ministro da Secretaria de Governo, Parlamentares e outras pastas que colaboram com a agenda. 

Dia 24/02 – Encontro com vários Deputados Federais para tratar de assuntos de interesse para o município. 

Dia 25/02 – Reunião na Agência Nacional de Mineração, com a diretora Débora Toci Puccini, junto com a sua equipe o Secret. Municipal de Ind. e Comércio Arcênio, o subsecretário Samir, o presidente do Sindicato das Pedras de Pádua, Marquinhos.

Chuvas deixam mais de 3 mil desalojados no interior do RJ. Rio Carangola chegou aos 8,4 metros na noite de ontem

 Uma enchente provocada pela subida do nível do Rio Carangola deixou 3,1 mil pessoas desalojadas em Porciúncula, município do Rio de Janeiro próximo da divisa com Minas Gerais e o Espírito Santo. Segundo a defesa civil do município, outras 126 pessoas ficaram desabrigadas e 8,6 mil foram afetadas.

De acordo com a defesa civil municipal, o Rio Carangola chegou aos 8,4 metros na noite de ontem (20), maior nível já registrado. Porém, na tarde de hoje (21) as águas já haviam retrocedido para o nível de 5,6 metros.

Sem água

A enchente afetou o abastecimento de água na cidade. A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro informou que interrompeu o fornecimento de água até a normalização do nível do rio. Uma passarela que dava acesso ao bairro João Clóvis Breijão acabou cedendo com a força da água.

Natividade da Serra

Em Natividade da Serra a cheia do Carangola deixou 80 famílias desalojadas e 9 desabrigadas que, segundo a prefeitura da cidade, foram abrigadas em escolas. Segundo a defesa civil do município, a cidade foi atingida por um temporal de 101 milímetros ontem. Houve quedas de barreiras e uma pessoa teve que ser socorrida em um soterramento.

Alguns bairros, como o de Pedro Gomes ficaram ilhados com a impossibilidade de trafegar sobre as passarelas de pedestres.

Na tarde de hoje, as equipes da prefeitura de Natividade já faziam a limpeza das ruas, com auxílio de um caminhão pipa cedido pela prefeitura de Varre-Sai, município vizinho.



Ladrões se aproveitam da enchente para arrombar e furtar a APAE/Natividade

 Se aproveitando da situação das cheias, ladrões arrombaram na madrugada deste domingo (21), a sede da APAE de Natividade, que fica no bairro Popular Velha, um dos mais afetados pelas cheias do Rio Carangola.

De acordo com diretores, foi usada uma chave de fenda para quebrar o basculante e porta da cozinha, de onde levaram alguns gêneros alimentícios. A Polícia já foi acionada, mas o acesso ao local está prejudicado por conta do alagamento. O presidente de instituição, Romário Francisco da Costa, lamentou o ato criminoso.

– Realmente é lamentável, pois travamos uma luta diária para manter a instituição funcionando! Muita das coisas como gêneros alimentícios são recebidos de doações, e num momento onde deveríamos estarmos uns ajudando ao outro, ainda existe pessoas com tamanha leviandade. Mais vamos continuar nossa luta diária para que a nossa Apae possa melhorar a cada dia. Quanto a esse tipo de gent,e entrego nas mãos do nosso criador. Unir Sempre, Separar Nunca!



Defesa Civil Estadual envia ajuda humanitária para o Noroeste Fluminense

 Em resposta às chuvas que atingiram o Noroeste Fluminense, o secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro, visitou neste domingo (21.02) os municípios de Porciúncula e Natividade. A Sedec-RJ vai doar, em parceria com a LBV, integrante da Rede Salvar de Voluntários, cerca de 1,2 mil litros de água, 200 cestas básicas e carros-pipa para as famílias afetadas pela elevação do nível do rio Carangola.

– Sobrevoei a região, estive nas áreas mais críticas e me reuni com representantes da administração municipal. Passei o panorama completo da situação para o governador Cláudio Castro, que disponibilizou toda a ajuda necessária para atender as necessidades da população local e auxiliar no processo de reestruturação – afirmou o coronel Leandro Monteiro.

Desde quinta-feira (18.02), agentes da Sedec-RJ percorrem os municípios da região, em apoio às prefeituras. Porciúncula foi a cidade com mais danos, até o momento. O Corpo de Bombeiros RJ também atua na localidade, realizando cortes de árvores e socorrendo pessoas atingidas pelos alagamentos. Não há, até o momento, informações sobre vítimas.

A Defesa Civil, por meio do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), segue monitorando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos do territóri.





Itaperuna entra em estado de Alerta Máximo

 A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública, divulgou em sua página no Facebook, que o nível das águas do Rio Muriaé, em Itaperuna, está em 4,91m, de acordo com a última medição realizada às 21h15 deste domingo, 21, ultrapassando a cota de transbordo pleno (4,50m).

A SEMDEC está monitorando a situação da cidade em status de ALERTA MÁXIMO (Vermelho) e a tendência, segundo as avaliações das autoridades, é a de que as águas continuem subindo nas próximas horas.

Apesar do status de ALERTA MÁXIMO, a classificação do RISCO GEOLÓGICO (quedas de barranco), no município, em função das chuvas, permanece “BAIXO”, já o RISCO HIDROLÓGICO (enchente mais intensa) é considerado “ALTO”.

As autoridades recomendam à população ribeirinha que:

– Eleve os móveis e demais utensílios domésticos;
– Separe REMÉDIO, DOCUMENTOS e OBJETOS DE VALOR;
– Busque abrigo com parentes ou conhecidos e acionem a Defesa Civil pelas