Colunas: cantinho do Direito e Esporte

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

O falecimento do radialista Carlos Alberto “Pudim” comoveu o Município de Pádua- RJ




Como ele amava Santo Antonio de Pádua............



Infelizmente hoje perdemos um grande
profissional da comunicação e amigo Carlos Alberto Brum, mas conhecido carinhosamente como “Pudim”.



                                     

Autoridades, amigos, parceiros de trabalho, enviam mensagens de pesar pelo falecimento do Guerreiro Pudim como ele mesmo escreveu em sua pagina social:

 “Não há vitória sem luta!!! Mais uma sessão intensa de quimioterapia!!! Mas tenho fé em Deus que vou vencer!!!”

 


                 

E ele venceu, alcançou o céu ... Agora sua cadeira é no céu ao lado de Deus....

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim ainda que morto viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. (João 11:25-26)

                                          

 Nota de Pesar aos Familiares e Amigos do Jornal Sem Limites de Pádua:

 “É  grande o pesar quando, quando chegou a noticia  do falecimento do seu ente querido, o Carlos Alberto a redação do jornal, e com muita tristeza que hoje lhes endereço esta nota de luto. A toda a família os meus mais sinceros e sentido pêsames neste momento de sofrimento. Infelizmente, e por muito que queiramos, pouco mais se pode fazer em momentos como este. Apenas nos resta prestar a nossa homenagem à pessoa que partiu, e oferecer nosso conforto aos que ficaram.

Chegou a hora do difícil adeus, mas também de recordar quem foi a pessoa que partiu, de reviver nas lembranças os momentos passados ao seu lado, e homenagear quem deixará eternas saudades.”

Então deixamos aqui nossa homenagem com o que ele mais gostava de fazer trabalhar como locutor,cantar suas musicas, nossos sinceros sentimentos pela perda dessa pessoa muito querida “Pudim”, o céu te espera....  Vá com Deus...........

 Márcia Mendes

 Jornalista





Pudim trabalhava no "Programa falando com o Prefeito" onde era muito querido na equipe e pelo  Prefeito Josias Quintal por quem tinham grande  amizade, ao Prefeito nossos sentimentos  pois sabemos como essa perda o afetou. Verdadeiras amizades nunca morrem,fica o carinho e respeito.........





quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Polícia Civil deverá investigar suposto perfil falso denunciado por candidato

 A Polícia Civil de Natividade deverá instaurar inquérito para apurar o uso de um suposto perfil falso através da rede social Facebook, que segundo denúncias apresentadas, estaria sendo usado como veículo de difusão de notícias falsas, as famosas fake News, além de ofensas pessoais, principalmente a pessoas ligada a política do município.

A petição que foi protocolada pelo candidato a prefeito pelo PL, Murillo Júnior junto à 140ª DP, visa identificar a pessoa ou pessoas responsáveis pelo perfil, que entre outros, usa a imagem do presidente Jair Bolsonaro. O caso deve ser encaminhado ao setor de inteligência da instituição, que costuma repassar situações semelhantes à Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI).


Rádio Natividade

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Valorize o Jornal da Terra,valorize a Imprensa Livre, Valorizem a Verdade!

 

                  


Desde sua concepção o Jornal Sem Limites vem crescendo a cada dia e se tornou uma das principais empresas da imprensa escrita e digital, deste município especializado em jornalismo local, notícias do Noroeste Fluminense e mídia, o Jornal Sem Limites vem inovando em qualidade da e com isso vem o reconhecimento do nosso trabalho.

O Jornal Sem Limites vem tornando a vida melhor para os leitores do Município e adjacências.

                   

 

Era Digital

 

A era digital trouxe mudanças revolucionárias, e oportunidades, o Jornal Sem Limites respondeu com constante inovação dando oportunidades aos leitores internautas para se mantiver atualizados sobre as notícias em tempo real.

Completamos 20 anos em 2021,vamos voltar com o Jornal Impresso e investir em novos produtos e aprimorando ainda mais o papel de porta voz do interior do Estado do Rio de Janeiro.

 Através de um trabalho árduo e com o passar dos anos, fomos adquirindo experiências.

O Sem Limites é um jornal de serviço que trabalha em benefício da população do interior, direcionado ao dia a dia de um povo, que busca notícias de sua cidade, de seu município. Sua história mistura-se com a história do próprio interior.

Suas grandes reportagens e denúncias produzidas por uma equipe talentosa e com a alma interiorana ajudaram a construir a biografia da cidade. Atualmente, O SEM LIMITES faz parte da vida dos leitores, publicando suas mazelas, lutando contra as injustiças e difundindo suas conquistas.

Após a reformulação desse veículo de comunicação, o leitor passou a encontrar reportagens mais objetivas, índice com o resumo das principais notícias e assuntos mais organizados.

 Somos movidos pelo desafio de prover o futuro da sociedade com competência, ética, cordialidade e respeito à vida.

 Nossa equipe é formada por:

Márcia Nogueira Mendes: Presidente, jornalista, fotografa e redatora.

Marcius Michael Mendes: Diagramador e Responsável pelas Divulgações nas Redes Sociais.

 Confira as noticias postadas, para atender aos leitores não só do Município, ou do Interior, mas de todo o Brasil. Valorize o Jornal da Terra,valorize a Imprensa Livre, Valorizem a Verdade!

Nas Eleições 2020 estamos abertos a entrevistas,publicações de santinhos, a partir de 27 de setembro até a antevéspera das eleições (dia 13 de novembro), a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso. Então contrate nossos serviços,contamos com vocês Candidatos !







Siga Nossas Paginas nas Redes Sociais.


Márcia Mendes

Jornalista

Câmara analisa Projeto de lei que permite a delegados conceder medida protetiva a mulheres vítimas de violência

 A bancada feminina na Câmara dos Deputados quer urgência na apreciação em plenário do projeto de lei 2560/2020, que altera a Lei Maria da Penha para autorizar a concessão de medida protetiva de urgência pelo delegado, em caso de violência contra a mulher. Apresentada em maio, a proposta ainda não entrou na pauta do dia, mesmo com o aumento dos casos de agressão, violência sexual e feminicídio. Para a deputada Daniela do Waguinho (MDB-RJ), o aprimoramento da lei pode evitar mortes.


Em abril, quando o isolamento social imposto pela pandemia já durava mais de um mês, a quantidade de denúncias de violência contra a mulher recebidas no canal 180 deu um salto: cresceu quase 40% em relação ao mesmo mês de 2019, segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Em março, com a quarentena começando a partir da última semana do mês, o número de denúncias tinha avançado quase 18% e, em fevereiro, 13,5%, na mesma base de comparação.


“A urgência é mais que necessária. Nossa proposta tem como objetivo acelerar a proteção preventiva de mulheres que forem vítimas de violência ao apresentarem suas queixas na delegacia, garantindo maior eficácia à lei. Assim, podemos criar uma rede de proteção e evitar que estes casos de violência tornem-se crimes de feminicídio”, afirma a deputada Daniela do Waguinho (MDB-RJ), coautora do projeto de lei.


Em março, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro registrou um aumento de 50% nos casos de violência doméstica durante o período de confinamento. O portal da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos contabilizou pelo menos 197 denúncias de violência contra a mulher relacionadas ao período de isolamento. Autoridades judiciárias e redes de enfrentamento à violência contra a mulher ainda consolidam novos dados oficiais.


“Sabemos que nem todo boletim de ocorrência nos casos de violência doméstica resultam em um posterior feminicídio, mas não podemos ignorar que grande parte dos feminicídios é precedida de uma ocorrência anterior. Aprimorar a lei poderá salvar mais vidas”, conclui Daniela do Waguinho. Também assinam o PL 2560/2020 outras dez deputadas de diferentes partidos.


O cenário de violência contra a mulher também é visto em outros países, como França e Estados Unidos. O secretário-geral da ONU, António Guterres, chegou a afirmar que, com a pandemia, houve um crescimento horrível da violência doméstica em nível global e pediu que os governos incluam medidas de proteção a mulheres e contra violência doméstica entre seus planos de combate à covid-19. 


Consumidor poderá escolher datas das faturas de água, luz, gás e telefonia

 O consumidor poderá escolher a data de pagamento das contas de água, luz, gás e telefonia. É o que estabelece o projeto de lei 2515/2020, apresentado pelo deputado estadual Filippe Poubel (PSL), em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).


A proposta tem como objetivo permitir às pessoas físicas definir junto às concessionárias a data de vencimento das faturas: dias 1, 5, 10, 15, 20, 25 e 30 do mês.

Cada família tem uma realidade financeira. Padronizar a data de vencimento das faturas gera diversos inconvenientes econômicos, pois muitas vezes o vencimento cai antes do recebimento do salário. Permitir ao consumidor definir a data é benéfico para os dois lados, famílias e concessionárias”, justifica Filippe Poubel.

O bolsonarista ainda afirma que o projeto de lei não fere o inciso IV do artigo 22 da Constituição Federal, pois, como entendimento do Supremo Tribunal Federal no julgamento da ADI 5961/PR em caso análogo, trata-se de disposição sobre Direito do Consumidor, matéria de competência concorrente entre União, Estados e Distrito Federal.

Termina amanhã prazo para partidos definirem candidatos às eleições

 O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que termina nesta quarta-feira (16) o prazo para os partidos realizarem convenções internas para escolher os candidatos que vão disputar os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais de novembro. A Justiça Eleitoral espera receber mais de 700 mil registros de candidaturas no pleito deste ano.


O prazo está previsto na Lei das Eleições e deveria ter sido encerrado em agosto. No entanto, o período das convenções foi prorrogado por 42 dias devido ao adiamento das datas do calendário eleitoral em função das complicações da pandemia da covid-19.

O Congresso adiou o primeiro turno das eleições deste ano de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno, que seria em 25 de outubro, foi marcado para 29 de novembro.

Nesta semana, outra data também deve ser seguida pelos partidos, candidatos e pela imprensa. A partir de quinta-feira (17), as emissoras de rádio e de televisão estão proibidas de dar tratamento privilegiado a candidatos e de veicular e divulgar crítica a candidato ou partido político.

A íntegra do calendário eleitoral pode ser acessada no site do TSE.

Edição: Nádia Franco

terça-feira, 15 de setembro de 2020

PM e bombeiros reduzem jornada de militares que cuidam de pessoas com deficiência

 As reivindicações das famílias de pessoas com necessidades especiais, transmitidas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros do Estado do Rio através de ofícios do deputado federal Sargento Gurgel (PSL-RJ), finalmente surtiram efeito. As corporações passaram a conceder a redução de jornada aos profissionais que cuidam de pessoas com deficiência.


Desde setembro de 2019, Gurgel oficiou a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros para a necessidade de adequação à Lei estadual 7454/2016. Em janeiro de 2020, a PM colocou em prática o direito; no mês de março, o deputado formalizou mais um apelo ao Corpo de Bombeiros, até que em julho, a corporação editou e distribuiu uma nova cartilha com os direitos dos militares em atividade.

“Foi uma luta de anos das famílias, finalmente atendida pela PM e os bombeiros. É mais do que justo uma escala de trabalho que seja capaz de conciliar as atividades efetuadas pelo militar e o atendimento à pessoa com deficiência. A redução da jornada contribui para melhores condições de vida dos dependentes com deficiência, resultando em servidores mais satisfeitos e, consequentemente, mais produtivos, o que reflete positivamente em toda a sociedade”, afirma Gurgel. 


O coordenador da bancada do Rio no Congresso Nacional defende celeridade das corporações na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. “Pedimos também a transferência do servidor para a unidade mais próxima de casa. Não se trata de privilégio ao militar, mas de cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência, para que elas recebam os cuidados necessários ao seu desenvolvimento em busca do pleno exercício da cidadania”, conclui Sargento Gurgel.

Vice-presidente da Alerj defende punição para fraudadores da Saúde

 Membro da comissão especial da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que investiga a aplicação dos recursos no combate à Covid-19, o deputado estadual Jair Bittencourt (PP) afirma que a comissão está trabalhando para concluir as apurações que já confirmaram as denúncias de corrupção na Saúde. Jair defende “punição exemplar“ para os envolvidos no desvio de dinheiro público. 


O deputado chama de “bandalheira”, “vergonha” e “roubalheira” o que se fez na gestão dos fracassados hospitais de campanha. Dos seis anunciados pela Secretaria de Estado de Saúde, apenas dois abriram e já foram fechados sem atenderem a capacidade anunciada de pacientes com coronavírus.

“Infelizmente a ideia de abertura dos hospitais de campanha foi para desviar recursos, para contratar organizações sociais e implementar a corrupção na saúde”, afirma Jair Bittencourt.

O deputado lembra que o Noroeste fluminense não recebeu hospitais de campanha, e que os hospitais de referência na região, São José do Avaí, em Itaperuna, e São Vicente de Paulo, em Bom Jesus do Itabapoana, vem atendendo plenamente os casos de covid.

“Ficou muito claro que não precisa gastar R$ 300 milhões como fizeram nos hospitais de campanha. Com bem menos recursos e gestão eficiente, o atendimento está sendo feito no noroeste fluminense. É uma vergonha o que fizeram com os hospitais de campanha que sequer abriram, e o do Maracanã em que se gastou mais de R$ 150 milhões e nem chegou a atender mil pessoas”, diz Bittencourt.

Vice-presidente da Alerj, ele afirma que é preciso fazer justiça com a punição de todos os agentes envolvidos nas fraudes na Saúde durante a pandemia. “Estamos trabalhando muito para que essas pessoas que praticaram corrupção sejam punidas exemplarmente, para mostrarmos que a população do Estado do Rio está indignada com o que aconteceu”, conclui Jair Bittencourt.


Caixa paga abono salarial para nascidos em setembro

 A Caixa Econômica Federal inicia nesta terça-feira (15) o pagamento do abono salarial para os trabalhadores nascidos em setembro que ainda não receberam por meio de crédito em conta.


Para trabalhadores da iniciativa privada, os valores podem ser sacados com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui, além das agências. Segundo a Caixa, mais de 734 mil trabalhadores nascidos em setembro têm direito ao saque do benefício, totalizando R$ 567 milhões em recursos disponibilizados neste lote.

Já para os funcionários públicos, vale o dígito final do número de inscrição do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). A partir de amanhã, o benefício fica disponível o crédito para inscritos com final 2.

Os trabalhadores que nasceram entre julho e dezembro recebem o abono salarial do PIS ainda neste ano. Os nascidos entre janeiro e junho terão o recurso disponível para saque em 2021.

Os servidores públicos com o final de inscrição do Pasep entre 0 e 4 também recebem neste ano. Já as inscrições com final entre 5 e 9, em 2021. O fechamento do calendário de pagamento do exercício 2020/2021 será no dia 30 de junho de 2021.

Quem tem direito

Tem direito ao abono salarial 2020/2021 o trabalhador inscrito no Programa de Integração Social (PIS) há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2019, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou eSocial, conforme categoria da empresa.

Recebem o benefício na Caixa os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas. Em todo o calendário 2020/2021, a Caixa deve disponibilizar R$ 15,8 bilhões para 20,5 milhões trabalhadores.

As pessoas que trabalham no setor público tem inscrição no Pasep e recebem o benefício no Banco do Brasil (BB). Nesse caso, o beneficiário pode optar por realizar transferência (TED) para conta de mesma titularidade em outras instituições financeiras nos terminais de autoatendimento do BB ou no portal www.bb.com.br/pasep, ou ainda efetuar o saque nos caixas das agências. 

Para o exercício atual, o BB identificou abono salarial para 2,7 milhões trabalhadores vinculados ao Pasep, totalizando R$ 2,57 bilhões. Desse montante, aproximadamente 1,2 milhão são correntistas ou poupadores do BB, e aqueles com final de inscrição de 0 a 4 receberam seus créditos em conta antecipadamente no dia 30 de junho, no total de R$ 580 milhões, segundo a instituição financeira.

Abono salarial anterior

Cerca de 2 milhões de trabalhadores que não sacaram o abono salarial do calendário anterior (2019/2020), finalizado em 29 de maio deste ano, ainda podem retirar os valores. O prazo vai até 30 de junho de 2021. O saque pode se felto nos canais de atendimento com cartão e senha Cidadão, ou nas agências da Caixa.

A consulta do direito ao benefício, bem como do valor disponibilizado, pode ser realizada por meio do aplicativo Caixa Trabalhador, pelo atendimento Caixa ao Cidadão (0800 726 0207) e no site http://www.caixa.gov.br/abonosalarial/.

No caso do Pasep, cerca de 360 mil trabalhadores não sacaram o abono referente ao exercício 2019/2020, pago até 29 de maio deste ano. De acordo com resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), esses recursos ficam disponíveis para saque por cinco anos, contados do encerramento do exercício.  Os abonos não sacados são disponibilizados automaticamente para o próximo exercício, sem necessidade de solicitação do trabalhador.

Motociclista morre após sofrer acidente na RJ 194, Cambuci

 Um motociclista morreu no final da noite deste sábado (12), vítima de acidente de trânsito na RJ 194, zona rural de Cambuci. Paulo Marcos Silva Oliveira, de 38 anos, pilotava a Yamara Fazer de cor vermelha/São Fidélis, quando se chocou contra um cavalo que estava solto na pista. 

Com graves ferimentos, a vítima chegou a ser socorrida com vida ao Hospital Moacyr Gomes de Azevedo, onde, contudo, não resistiu e faleceu. O corpo foi removido ao IML e liberado para sepultamento. Uma mulher de 36, que estava na garupa também sofreu escoriações, mas não corre risco de morte.



Da redação da Rádio Natividade

Abertas as inscrições para processo seletivo para contratação de técnicos (as) de enfermagem para atuar no Hospital São José do Avaí de Itaperuna.

 Estão abertas as inscrições para processo seletivo para contratação de técnicos (as) de enfermagem para atuar no Hospital São José do Avaí de Itaperuna. Os candidatos (as) devem realizar cadastro do currículo até a próxima quarta-feira (16), exclusivamente através do site da instituição. Veja mais detalhes:



Motorista é alvo de tentativa de homicídio em Porciúncula

 O condutor de um veículo Renault modelo Scenic de cor cinza foi alvo de tentativa de homicídio na manhã deste domingo (13) na Rua Martiniano Alves Ribeiro, bairro João Francisco Braz, em Porciúncula.

 De acordo com a vítima, ao passar pela via pública, foi surpreendida por uma pessoa armada, que atirou pelos menos três vezes, atingido apenas seu automóvel. PMs fizeram várias buscas, mas o atirador não havia sido localizado até a publicação desta reportagem. O carro foi periciado. 

A tentativa de homicídio foi registrada na 139ª Delegacia Legal do município.



Rádio Itaperuna 96.9 FM

Acidente envolvendo dois carros deixa feridos na RJ-116, em Aperibé

 Duas pessoas ficaram feridas no começo da tarde desta segunda-feira (14) na RJ-116, na altura do quilômetro 208, próximo à prefeitura de Aperibé. Dois carros colidiram quando um dos veículos era manobrado para acessar a rodovia.

   O acidente mobilizou uma equipe do Corpo de Bombeiros de Itaocara e uma ambulância do Hospital Augustinho Gesuald Blanc, para onde os pacientes foram levados inicialmente. Uma mulher de 47 anos e um homem de 44 têm estado de saúde estável, mas continuam sendo examinados. 

   Durante o socorro, o trânsito na rodovia chegou a ficar totalmente interditado. Pouco tempo depois, foi liberada a passagem de veículos. Uma guarnição da Polícia Militar ficou no local ajudando a controlar o trânsito até a remoção dos veículos.


(Fotos: Adilson Psiu/ Reprodução)

Agências do INSS retomam atendimento presencial a partir de hoje

 Segurados devem agendar atendimento pela internet ou telefone


As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomam as atividades presenciais a partir de hoje (14) em todo o país. Nesta primeira fase de reabertura, somente os atendimentos agendados previamente serão realizados nas agências, incluindo, em alguns casos, a retomada da perícia médica previdenciária, que ocorrerá apenas em unidades específicas.

De acordo com o INSS, cerca de 600 agências estarão reabertas. O número representa menos da metade das unidades do INSS, mas corresponde às maiores agências, as que tem maior capacidade de atendimento. O governo deve divulgar ao longo da semana a lista completa das agências abertas, mas o segurado já pode consultar a informação no aplicativo Meu INSS ou no telefone 135.

"As pessoas só devem ir às agências estando com agendamento prévio feito pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS. Qualquer dúvida pode ser tirada pelo 135 ou pelo chat Helô. dentro do aplicativo", afirmou o presidente do INSS, Leonardo Rolim Guimarães, na última sexta-feira (11), ao anunciar a reabertura. O horário de funcionamento das agências será de 7h às 13h, de segunda a sexta.

"Um outro ponto importante que a gente precisa lembrar as pessoas é que não devem procurar agendamento para aqueles serviços que podem ser feitos de forma remota, por exemplo, uma aposentadoria, pensão, salário-maternidade. Esses serviços continuam sendo feitos remotamente", acrescentou Rolim. 

Procedimentos de reabertura

Além do número limitado de atendimentos, as pessoas que forem às agências devem usar máscaras e ter a temperatura corporal aferida por meio de termômetro infravermelho. Se for constatada temperatura acima de 37,5 graus, o segurado não poderá nem sequer entrar na agência, e ainda será orientado a procurar um serviço médico.

As orientações incluem chegar pouco antes do horário marcado, para evitar a formação de filas, e manter o distanciamento mínimo de um metro das outras pessoas. Servidores do INSS usarão equipamentos de proteção individual durante os atendimentos. No caso das agências que contarão com o serviço de perícia médica previdenciária, houve um reforço ainda maior nos protocolos de higiene.

Entre os serviços que poderão ser realizados presencialmente estão o cumprimento de exigência, avaliação social, justificação administrativa ou social (caso em que a pessoa precisa levar um documento para comprovar tempo de serviço que não não está no cadastro oficial), reabilitação profissional e perícia médica (apenas em algumas agências).

Antecipação de benefícios


Desde março, quando o atendimento presencial foi suspenso, o INSS informou que foram concedidas antecipações de 186 mil benefícios de Prestação Continuada (BPCs), pago a pessoas com deficiência, e 876 mil antecipações de auxílios-doença. Ainda segundo a autarquia, o governo reduziu a quantidade de requerimentos que estavam sob análise do INSS desde o início da pandemia.

Em junho do ano passado, quando a fila de requerimentos que dependiam de um parecer da autarquia chegou ao ápice, havia um total de 2,32 milhões de pedidos em análise. Em janeiro desse ano, a fila tinha caído 1,635 milhão. No início da pandemia, em março, quando o INSS fechou o atendimento ao público, houve uma nova redução, para 1,30 milhão. Hoje, essa fila está em 758 mil.

Apesar da redução do número de requerimentos sob análise do INSS, aumentou a quantidade de requerimentos em exigência, que são aqueles que dependem de uma informação complementar ou documento por parte do segurado. Atualmente, esses requerimentos somam 906 mil na fila.

Justiça do Trabalho autoriza reabertura de escolas particulares do estado do RJ, mas aulas continuam proibidas na capital

 Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) autorizou reinício das aulas em todo o estado. Na capital, no entanto, escolas ainda estão proibidas de abrir por decisão da Justiça Comum. Prefeitura diz que já recorreu ao STF.



A Justiça do Trabalho cassou neste domingo (13) liminar que proibia a volta às aulas na rede privada de ensino do estado do Rio de Janeiro. Com a decisão, de acordo com a lei estadual, as escolas particulares já podem retomar as atividades a partir de segunda-feira (14) nas turmas de ensino fundamental e médio.

Na capital, no entanto, as escolas ainda não podem reiniciar as aulas por causa de outra decisão judicial, segundo a Prefeitura do Rio. O governo municipal afirmou que já entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) e aguarda uma decisão.

A liminar da Justiça do Trabalho foi cassada pelo desembargador Carlos Henrique Chernicharo, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), a pedido do Sindicato das Empresas de Educação Básica.

O desembargador afirmou que "não há como postergar o retorno das atividades laborais da categoria dos professores e afins até que se tenha por erradicado o risco, sob pena de causar dano irreparável aos alunos, pais e professores".

O magistrado questionou a liminar, que condicionava a retomada das aulas à vacinação dos alunos e professores contra o coronavírus.

Escreveu isso não está previsto na legislação estadual e que não é papel da Justiça do Trabalho interferir em decisões de ordem sanitária e de saúde.

"Portanto, a lei estadual não condiciona o retorno das atividades escolares à existência de vacina contra o Coronavírus (COVID – 19), e não compete a esta Especializada discutir a sua constitucionalidade, nem tampouco dar-lhe interpretação diversa do seu alcance", afirma a decisão

"Contudo, não cabe ao Judiciário, imiscuir-se nas decisões de ordem sanitárias e de saúde, opinando sobre a conveniência do Poder Público, que tem a gerência destes setores, de quando estariam presentes as condições para o retorne desta ou daquela atividade, mormente quando o ato da autoridade local está amparado na legislação, certamente elaborada com a oitiva de técnicos, cientistas, instituições de pesquisa, enfim, daqueles que têm o controle e o conhecimento técnico sobre matéria, repita-se, exclusivamente da órbita da saúde e sanitária."

Na decisão, o magistrado liberou os professores que se encontram na "faixa de risco", por causa da idade ou por possuir alguma comorbidade, de ir pessoalmente à escola.

De acordo com o desembargador, as escolas devem fornecer alternativas de ensino a distância para esses professores e seus alunos.

"não havendo obrigatoriedade de comparecimento ao trabalho para àqueles empregados que se encontram na chamada “faixa de risco”, conforme definido pelas autoridades sanitárias e em matéria de saúde, mantendo-os ativos por meio do 'ensino à distância', devendo serem propiciados os meios físicos e adequados para esses profissionais ministrarem aulas, segundo a conveniência da Instituição de Ensino e às expensas de cada empregador", afirmou o desembargador na decisão.

Proibição das aulas

O governo estadual do RJ tinha liberado retorno de escolas particulares a partir de segunda-feira (14). Na quinta-feira (10), no entanto, foi publicada liminar proibindo o retorno das aulas no estado do Rio de Janeiro até que docentes e estudantes fossem vacinados contra a Covid-19 ou "até que se demonstre, de forma concreta, por meio de estudo técnico ou de outro modo, que não há risco aos alunos, professores e à sociedade."

A liminar, cassada neste domingo, estava relacionada a uma ação ajuizada pelo Sindicato dos Professores do Município do Rio e Região (Sinpro-Rio) e se referia apenas às escolas particulares.

Nas escolas estaduais, o retorno estava previsto para o dia 5 de outubro somente para os alunos que estivessem sem acesso à internet ou computadores. O governo do estado chegou a elaborar uma cartilha com recomendações e cuidados para o retorno seguro.

Na capital, a prefeitura ainda não definiu a volta dos alunos da rede pública As escolas municipais reabriram somente para o trabalho interno. De acordo com a prefeitura, já foi elaborado um plano para o retorno e o documento foi encaminhado para o comitê estratégico, para que seja aprovado.

Com informação: G1.com / Por Narayanna Borges

Homem ameaça a companheira na presença de PMs e acaba preso em Italva

 

Um acusado de ameaçar a companheira foi preso no final da tarde deste sábado (12), no bairro São Caetano, Italva.

 Acionados, militares do 29º BPM ouviram da dona de casa de 29 anos, que no dia anterior teria sido ameaçada de morte por R.S.I., de 25, que bastante alterado, na frente dos agentes repetiu as palavras e ainda desacatou os agentes, que precisaram algemá-lo e condir o acusado inicialmente até a 148ª DP e depois para a central de flagrantes da 143ª DP/Itaperuna, onde acabou autuado e permaneceu preso aguardando transferência ao presidio de Campos para audiência de custódia.

Da redação da Rádio Natividade


Bandido agride pedestre e rouba R$ 3 mil em Itaperuna

 Um homem de 50 anos foi assaltado no início da madrugada deste domingo (13) quando caminhava pela Rua José de Assis Barbosa, bairro Cehab. De acordo com o pedestre, o assaltante o pegou por trás, levou soco no rosto e, por fim, o assaltante pegou os R$ 3 mil e fugiu. O pedestre, aparentemente embriagado, contou que estava voltando da casa de um amigo que reside no bairro Carulas.

A vítima compareceu na 143ª Delegacia Legal do município e comunicou o roubo. A PM foi acionada e realizou buscas, mas o assaltante não foi localizado. O homem recebeu atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Os policiais fizeram contato com a esposa da vítima e informados que o homem havia saído cedo de casa para sacar R$ 1.200, referente ao auxílio emergencial, e não retornou para casa.

Rádio Itaperuna 96.9 FM


Motorista foge após se envolver em acidente de trânsito em Itaperuna

 O condutor de um veículo Honda Civic de cor branca, ano 2015, placa de Guarapari (ES), fugiu após se envolver em acidente de trânsito, na noite deste sábado (12), na Estrada do Avaí, zona rural de Itaperuna. O automóvel se envolveu em colisão com uma moto Honda de cor cinza, que foi jogada contra uma cerca de arame farpado.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e encaminhou o motociclista ao Hospital São José do Avaí. A vítima sofreu corte do joelho e se queixava de não sentir a perna. O jovem de 19 anos terá de passar por cirurgia. Com impacto da batida, parte da lataria ficou no local do acidente juntamente com a placa do carro.