Colunas: cantinho do Direito e Esporte

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Projeto para votação FAP dos servidores chega à Câmara de Santo Antônio de Pádua-RJ

Em sessão marcada por discussões, vereadores se reúnem hoje as 11.00 h da manhã para votar sobre o Fundo de Pensão dos Servidores Municipais.






Sessão extraordinária acontece hoje,é  marcada por discussões entre situação e oposição, a Câmara Municipal de Vereadores  ao polêmico Projeto para votação do FAP,Fundo de Pensão dos Servidores Municipais de Pádua,servidores se encontram apreensivos.

 A sessão ocorre no Plenário da Câmara na manha  desta Quinta-feira (07).


Esperamos que seja ao vivo para população acompanhar Online,devido a pandemia, transparência se faz para que todos possam ver e saber.

 Fotos: Internet



.  

 

Jornal Sem Limites e A Folha de Pádua barrados na Inauguração da Escola Militar em Pádua!

Jornal Sem Limites e A Folha de Pádua, sem permissão para fazer a cobertura da Escola Militar, mas nem por isso deixaram de fazer seu papel, trabalhar com noticia. Apesar de diferentes, a liberdade de expressão e de imprensa tem em comum a vontade em exercer a cidadania e em diversificar o discurso público. Ambas são igualmente poderosas e importantes, mas como se viu, nenhuma liberdade é um ganho permanente e sim, um estado. Devemos estar sempre atentos e não deixar nossa liberdade ser cerceada por quem quer que seja!


                            



 

Que atitude é essa desses governantes? Desvalorização da Imprensa local, toda imprensa foi banida,que transparênciaé essa???

Eles pensam que mandam em todos? Aqui trabalhamos com liberdade de expressão e transparência.

A imprensa brasileira sofreu muito na mão do governo, historicamente. Por conta disso, foram assegurados vários direitos relativos à informação, à liberdade e ao jornalismo na Constituição de 1988:

Nenhuma lei ou dispositivo pode vetar de qualquer forma a plena liberdade da informação jornalística;

É vedada toda censura – seja de natureza política, ideológica, artística.

E é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo que tenha sofrido. Estão sujeitos à indenização por dano material, moral ou à imagem.

A liberdade de imprensa é para veículos de comunicação o equivalente ao que a liberdade de expressão significa a uma artista. Não há como exercer os fundamentos do jornalismo e da comunicação em geral sem ampla e irrestrita liberdade em fazê-lo. O jornalismo deve atender à sociedade civil ao noticiar, informar, denunciar, escrever, detalhar tudo aquilo que é ou pode vir a ser de interesse público.

 

“Nenhuma democracia sobrevive sem uma imprensa livre e nenhuma ditadura sobrevive com uma imprensa livre.” – Jorge Pedro Sousa.

 

 

Brasil: um país perigoso para ser jornalista

“A imprensa é à vista da nação. Por ela é que a Nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa a que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alvejam, ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem, vela pelo que lhe interessa, e se acautela do que a ameaça. (…) Um país de imprensa degenerada ou degenerescente é, portanto, um país cego, um país de ideias falsas e sentimentos pervertidos, um país que, explorado na sua consciência, não poderá lutar com os vícios, que lhe exploram as instituições.” – Rui Barbosa

A liberdade de imprensa diz respeito, também, à segurança do jornalista em exercer a sua profissão. O jornalista tem o direito de sair às ruas sem medo de ameaças de sanções e até pior, de morte






















Escola cívico-militar é inaugurada em Pádua- RJ.Mais Imprensa do interior é barrada pelo governador!

O governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel inaugurou escola cívico-militar  em Santo Antônio de Pádua- RJ, no Noroeste Fluminense, nesta quarta-feira (5).Colégio estadual vai funcionar com horário integral após o período de pandemia.

De acordo com o governo estadual, a meta é abrir 100 escolas deste modelo até 2022.Segundo o governo, no modelo vocacionado, os estudantes participam das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com aulas ministradas por professores da rede pública estadual, e também recebem conhecimentos específicos do eixo vocacionado ao ensino cívico-militar.Em Pádua - RJ , a parceria é com a Polícia Militar.











































terça-feira, 4 de agosto de 2020

Cidade de Cordeiro recebeu unidade escolar voltada ao ensino cívico-militar e Amanhã será a Cidade de Pádua-RJ

Colégio Cívico Militar em Pádua será inaugurado nesta quarta-feira( 04.08) ,ás 15.00 h Governador Wilson Witzel e o secretário de educação do estado estarão presente.



   Foto: Márcia Mendes



Cordeiro foi a terceira cidade percorrida, na segunda-feira (03/08), pelo governador Wilson Witzel durante a visita ao interior fluminense. 

No município da Região Serrana, Witzel vistoriou as obras do cinema que está sendo construído dentro do programa ‘Cinema da Cidade’. A ação, realizada através da parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e a Agência Nacional do Cinema (ANCINE), visa construir ou reformar salas de cinema em cinco municípios do interior do Rio de Janeiro.


                   

                               Foto: Imprensa Governo do Estado

                                       

As cidades de São Pedro da Aldeia, São Fidélis, Miracema e Bom Jardim também serão beneficiadas e estão com seus processos de licitação em andamento. No total, o investimento, que já estava disponível antes da pandemia do novo coronavírus, será de mais de R$ 18,750 milhões, dos governos federal e estadual.





O Governo do Estado pretende inaugurar 100 colégios cívico-militares até o fim da gestão. Onze deles já foram entregues, além da capital, nas cidades de São Gonçalo, Rio Bonito, Areal, Carmo, Araruama, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Três Rios e Resende.














 

- Viemos a Cordeiro para consolidar o compromisso com a Cultura do Rio de Janeiro. Esta será a primeira entrega do projeto ‘Cinema na Cidade’ no Brasil, que está sendo feito em parceria entre o Governo do Estado e a Ancine. Isso vai permitir que os moradores da cidade e do entorno possam desfrutar de cultura e lazer próximo de casa – afirmou o governador.

Detran amplia vagas diárias para solicitações de carteira de identidade no Estado

A partir de segunda-feira (3/8), 52 postos de identificação civil, que já estavam em funcionamento para a entrega de carteiras solicitadas antes da pandemia, voltam com os serviços de primeira e segunda via da carteira de identidade. 










Além da capital, outros 25 municípios fluminenses são contemplados com a medida: Niterói, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Petrópolis, Volta Redonda, Duque de Caxias, Araruama, São Gonçalo, Macaé, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Nilópolis, Três Rios, Barra Mansa, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Cabo Frio, Angra dos Reis, Rio Bonito, Barra do Piraí, Valença, Miracema, Itaboraí, Mesquita e Rio das Ostras.

 

Para ter acesso aos procedimentos é necessário agendamento prévio pelo site (www.detran.tj.gov.br) e ou pelo teleatendimento (21 3460-4040 / 3460-4041 / 3460-4042). Os horários de funcionamento são diferentes de acordo com a unidade escolhida, por isso será informado no ato do agendamento.

 

A entrega dos documentos de identidade solicitados antes da pandemia continuará acontecendo nas unidades divulgadas anteriormente e não necessita de agendamento. Só estarão disponíveis nos postos abertos as identidades solicitadas nesses locais. Quem deu entrada em uma unidade que ainda se encontra fechada precisa aguardar a reabertura do local.

 

A lista com o endereço das unidades disponíveis para a realização de primeira e segunda vias, solicitação das carteiras de visitante da Seap e para retirar os documentos emitidos antes da pandemia está disponível no site do Detran.RJ.

 

Retomada Gradual já atende 11 mil pessoas por dia em todo estado

 

Os riscos da pandemia ainda não acabaram. Por isso, estamos seguindo um plano gradual e responsável de retomada das atividades e, a cada semana, o número de postos, vagas e serviços é ampliado com total controle e segurança.

 

A cada semana, aumentamos o número de postos e de vagas. Saltamos de cerca de 240 vagas por dia no início do plano de contingenciamento para mais de 11 mil vagas diárias. Além disso, a oferta de atividades que, no início do plano, era apenas na sede do departamento, hoje é feita em 30 municípios, abrangendo todas as regiões do Estado.

 

O Detran.RJ reforça que não é preciso correr aos postos. Desde o início da pandemia, o departamento suspendeu alguns prazos, como já divulgamos. Para saber mais, basta acessar o link http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=11202http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=11202

Revitalização asfáltica da estrada RJ-158, no noroeste fluminense, está na reta final



4 de agosto de 2020

 

O recapeamento do pavimento da RJ-158, que liga Itaocara a Cambuci, está em andamento e tem previsão de término o final deste mês. Até o momento, o DER-RJ já realizou doze quilômetros de revitalização asfáltica no trecho - ao todo serão dezenove quilômetros. Os serviços são realizados pelo departamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Em outubro do ano passado, o governo do estado anunciou o início da recuperação do pavimento da rodovia, uma das principais rotas para o escoamento de produtos, como petróleo e cimento, além de mercadorias essenciais para a economia das regiões Norte e Noroeste e de todo o estado.

A obra está adiantada, com cerca de 90% dos trabalhos já concluídos.

- Nossa expectativa é que ela seja finalizada até o final de agosto - diz o presidente do DER-RJ, Uruan Cintra de Andrade.

A sinalização horizontal e vertical da rodovia será feita pelo DER-RJ após a conclusão da revitalização do pavimento.