Colunas: cantinho do Direito e Esporte

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Comunidade Terapêutica Católica REFUGIO Associação Imaculado Coração de Maria em Campos- RJ


Comunidades terapêuticas são muito importante no auxílio na recuperação de dependentes químicos e toda ajuda é bem vinda.






               


Excia. Revma. Dom Fernando Arêas  Rifan
 Pe. José Geraldo
Josenilton Lindolfo 
                             
Impulsionados pelo mandato de evangelizar e profundamente sensíveis à realidade dos mais necessitados, a Comunidade Católica Refugio  Associação Imaculado Coração de Maria  tendo como direção espiritual. Excia. Revma. Dom Fernando Arêas  Rifan, bispo administrador apostólico da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney e Pe. José Geraldo Freitas da Silva Júnior, vigário da Igreja Principal.


 A Comunidade Católica  REFUGIO Associação Imaculado Coração de Maria, atende no endereço: na rua Pedro Gomes Paes, s/n – Cajueiro – S. João da Barra, sendo responsável pela comunidade o Sr.  Josenilton Lindolfo da Silva Azeredo.
Em meio às alegrias, decepções e incompreensões, a comunidade se mantem de pé com muita luta e devoção dos servos de Deus a frente desde trabalho espiritual de salvar almas, vivendo a moção que o Senhor os deu a servir. Ajudar o Próximo.
Uma das condições para o acolhimento da comunidade é o sincero e livre desejo de ser acolhido, além de assumir os valores e modo de vida comunitária. A comunidade é de caráter religioso e vive da fé católica. 
na comunhão com toda a Igreja realiza a missão.

O Bispo Dom Fernando Rifan, da Administração Apostólica São João Maria Vianney, e o Pe. José Geraldo  juntamente com  fundador da Comunidade Católica Refúgio, Josenilton Lindolfo Azeredo, se juntam para levar a fé e esperança aos internos, que buscam mudança verdadeira de vida.

As condições de receber dependentes químicos na instituição em Cajueiro São João é o querer, mais existe a necessita também de recursos financeiros e doações dos familiares. Alguns internos pagam para obter o tratamento, mas outro não tem condições, onde  entra a vaga social, que devido a falta de recursos pode futuramente acabar. Os internos precisam de boa alimentação e tratamento médicos, pois é necessário o acompanhamento espiritual e medico é essencial para que o tratamento tenha o resultado que se espera a cura para os dependentes químicos.

Não lemos e nem escutamos políticos falar nessa realidade que afeta as famílias, pois nunca sabemos quem pode ser afetado por esse infortúnio que é as drogas. È necessário uma atenção maior dos municípios para apoiar através da assistência social essas comunidades, pois fazem um belíssimo trabalho de salvar a dignidade humano mais lógico tudo depende também do querer do individuo.
A Igreja pode dar um importante suporte, com apoio espiritual e tem as atividades laborativas nesse processo de recuperação.
 Durante o tratamento, essas pessoas podem fazer trabalhos de marcenaria, hortas. È essencial o trabalho e Laborterapia: O trabalho tem três finalidades: Manter a mente ocupada; "mente vazia é oficina do diabo". Se o dependente não tiver muita atividade, ela não resistirá à pressão de querer ir embora. Desintoxicar: é muito importante trabalhar, ainda que não seja nada pesado, mas que possa suar cansar o físico e colocar os tóxicos para fora. Laborterapia: trabalhar a recuperação, mexer com os defeitos de caráter, trabalhar a partilha, o zelo pelas coisas, a vida fraterna, depender um do outro, aprender a trabalhar em grupo.
Sabemos que isso funciona, pois a mente precisa de ocupação e atividades, que saia da rotina. Resgatar a dignidade dos filhos de Deus, perdida por causa da dependência química, na simplicidade, na oração e no trabalho.
Futuramente o local terá uma Capela, onde ficara exposto o santíssimo, para que os internos possam fazer suas orações. E o natal se aproxima e as famílias se juntam aos internos para celebrar o natal, dia 22 de dezembro a Pastoral da Sobriedade vai compartilhar com o grupo a palavra de fé que é evangelizar sempre. Com amor de Deus tudo é possível.








                       





Algumas fotos para recortar os bons momentos da comunidade 


















Josenildo nas refeiçoes sempre faz as orações de agradecimento pelo alimento a mesa











Futura Capela 















Lema da Comunidade: “Os fracos tentaram, os covardes desistiram, só os fortes conseguiram”.




                               











SE VOCÊ DESEJA AJUDAR A COMUNIDADE TERAPÊUTICA REFUGIO, FAÇA A SUA DOAÇÃO ATRAVÈS DO CONTATO :  Email: jolizdaiana@gmail.com /Cel: 22 – 999 646 597 (Josenilton)

Marcia Mendes
Jornalista

   




Projeto Prefeitura nos Bairros chega ao Santo Antônio em Porciúncula - RJ

                       Prefeitura chega ao bairro Santo Antônio





No próximo sábado, 07 de dezembro, a Prefeitura chega ao Bairro Santo Antônio, levando muita diversão e aproximando a administração pública da comunidade.
A partir das 8 horas, haverá momentos de beleza, recreação, jogos, saúde, cultura e lazer. A administração estará representada pelo prefeito Leo Coutinho e pelas secretarias de Ação Social, Trabalho, Saúde, Obras, Defesa Civil, Educação e Cultura. O evento conta ainda com a parceria das entidades sociais de Porciúncula Rotary Clube, Interact, Rotaract e Anjos do Coração.
O objetivo da ação é levar a prefeitura para perto da população, facilitando o acesso ao prefeito e às secretarias municipais. Durante o evento, haverá uma Ouvidoria, onde será possível deixar sugestões, solicitações, reclamações e denúncias a respeito da administração municipal.
“Este projeto, que já aconteceu em Purilândia e no Cristo Rei, tem sido de extrema importância para a administração e para as comunidades. Juntos podemos mais! Esperamos pelas famílias do Santo Antônio no próximo sábado para um dia de muitas atividades e diversão”, convida o prefeito Leo Coutinho.  
Rosimere Ferreira
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Porciúncula

Interior do Estado é contemplado em edital de R$6 milhões para tecnologia e inovação


StartupRio, da Secti, lançou edital para até 240 propostas de 10 cidades do estado













Petrópolis, Barra Mansa, Macaé, Paracambi, Engenheiro Paulo de Frontin, Campos dos Goytacazes, Mangaratiba, Mesquita, e Nova Iguaçu, além da capital fluminense, são as cidades que poderão ter participantes para a 5ª edição do Programa Startup Rio 2020 – Apoio à Difusão de Ambiente de Inovação em Tecnologia Digital no Estado do Rio de Janeiro. As inscrições estão abertasO edital terá o valor total de R$ 6 milhões para investimentos nas suas diferentes etapas.
O programa StartupRio é vinculado à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que nesta edição selecionará até 240 propostas. O Programa  tem o objetivo de fomentar a cultura de empreendedorismo para transformar o Rio de Janeiro em um polo de referência internacional em tecnologia digital.O lançamento do edital foi divulgado na última quinta-feira, (28/11).
Pela primeira vez, além da capital fluminense e das cidades de Petrópolis e Barra Mansa- locais de execução que já haviam sido incluídos na edição anterior do programa –  outras sete cidades foram incluídas. Uma iniciativa conjunta da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da FAPERJ.
Para o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, possibilitar aos proponentes a escolha de novos locais de execução é uma excelente oportunidade, pois permitirá uma movimentação maior na economia destas cidades e, consequentemente, para o Estado como um todo.
- O fomento a novos negócios nestas estas áreas específicas e o incentivo à vocação regional com soluções inovadoras é o que estamos buscando para a construção de um novo Rio de Janeiro na área tecnológica e de pesquisa. É uma ótima oportunidade para jovens empreendedores desenvolverem suas propostas e se conectarem com diferentes agentes que trabalham nesse ecossistema -  destacou o secretário.
 De acordo com o coordenador-geral do Programa StartupRio, Paulo Espanha, esta edição é o projeto mais ambicioso de todos os tempos do programa estadual de fomento e inovação:
- O Programa é fundamentado no incentivo ao desenvolvimento de ideias cujos resultados poderão acarretar a abertura de empresas de base tecnológica, normalmente denominadas como startups, aumentando os empreendimentos que possam ser validados e apropriados pelo mercado, estimulando, desta forma, o crescimento com qualidade do ecossistema de empreendedorismo digital no Estado do Rio de Janeiro – pontuou Paulo.
O presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, destaca que o edital busca contribuir para o avanço do ecossistema de ciência e inovação do estado do Rio de Janeiro, apoiado pela FAPERJ.
- Esta edição do StartupRio permitirá o fortalecimento de ações nos locais onde já existem mecanismos promotores de negócios inovadores e, ao mesmo tempo, a chegada de ações no campo da inovação e empreendedorismo, em parceria com as Instituições locais, nos municípios em que em que estes mecanismos são mais escassos ou até inexistentes - disse.
Como participar
Os projetos submetidos deverão propor o desenvolvimento de modelo de negócios inovador ou produtos, serviços ou processos inovadores nos seguintes segmentos: Serviços de Internet, Aplicativos para Internet, Tecnologias Sustentáveis, Jogos Eletrônicos e Aplicações da Tecnologia Digital em geral, apoiados no uso de tecnologias habilitadoras como Tecnologia de Registro Distribuído (DLT), inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e Realidade estendida (XR).
O prazo para submissão de propostas irá da desta terça-feira (03/12) até 14 de fevereiro. A execução do programa ocorrerá a partir de meados de até dezembro de 2020.

O tempo total de execução dos projetos será de oito meses, dividido em três fases. Nos primeiros três meses, os selecionados participam do programa Avançado de Formação Empreendedora (PAFE), composto de treinamentos, consultorias, atividades de nivelamento, técnicas de gestão, validação da ideia e elaboração do plano de negócios.
Nas duas fases seguintes, com duração de dois e três meses, respectivamente, os selecionados receberão verba de até R$ 60 mil cada, dividida em duas parcelas de, respectivamente, R$ 20 mil e R$ 40 mil, e terão acesso a mentoria, desenvolvimento de produto, técnicas de vendas e de gestão e construção de produto mínimo viável.
Link para o edital:



Sobre o Startup Rio
Atualmente, 46 startups são aceleradas pelo StartupRIO e funcionam gratuitamente no espaço de co-working do programa com mais de 1.000m², no Catete, na Zona Sul. No total, 116 startups já receberam a fomento do Governo do Estado do Rio, em seis anos.
O componente educacional tem a função de apoiar o desenvolvimento dos projetos e de uma cultura empreendedora, de forma dinâmica e completa, utilizando técnicas de ensino modernas e inovadoras especialmente desenhadas pela equipe do Programa para empreendedores. 

Governo do estado deverá criar programa de incentivo ao empreendedorismo de pessoas com deficiência

O plenário da Alerj aprovou a Indicação Legislativa nº 120/2019, de autoria do deputado estadual Alexandre Knoploch, para que o Governo do Estado crie o Programa de Incentivos Fiscais aos Portadores de Deficiência, o PRODEF.




“Com esse programa, além de trabalhar pela inclusão social, vamos gerar mais emprego e renda, fomentando a economia do Rio de Janeiro. É compromisso do meu mandato lutar pela ampliação dos direitos das pessoas com deficiência”, ressalta Knoploch.
A medida foi inspirada no caso do jovem Vitor Prudi que, aos 15 anos, teve a vida completamente transformada ao sofrer um AVC. Após ficar entre a vida e a morte, o estudante precisou aprender a conviver com uma série de sequelas, que o deixou tetraplégico e sem a fala. Apesar das limitações físicas que surgiram, o jovem não se abalou e continuou a desenvolver suas ideias, criando uma marca de camisas sustentáveis com venda online.
A matéria segue agora para o Poder Executivo.

PREFEITO RODRIGO VIANA PEDEEMENDA AO DEPUTADO FEDERAL ÁUREO RIBEIRO QUE GARANTE A TRAJANO AQUISIÇÃO DE DUAS MÁQUINAS RETROESCAVADEIRA

PREFEITO RODRIGO VIANA PEDE EMENDA AO DEPUTADO FEDERAL ÁUREO RIBEIRO E GARANTE A TRAJANO AQUISIÇÃO DE DUAS MÁQUINAS RETROESCAVADEIRA













O Prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana recebeu oficialmente, as chaves de duas máquinas retroescavadeira.  O maquinário foi adquirido pelo município através de uma emenda parlamentar, por indicação do Deputado Federal Áureo Ribeiro. Com os novos equipamentos o parque de máquinas aumenta. As máquinas aguardam agora a liberação técnica da fabrica, ou seja, só podem ser utilizadas após uma vistoria.

As máquinas ficaram expostas por uma semana na Praça Nilo Peçanha, no Centro da cidade. O prefeito Rodrigo Viana explicou que essa compra era um sonho desde que assumiu a gestão em janeiro de 2017, e devido à necessidade do município, ou seja, o pedido ao Deputado Federal Áureo Ribeiro, foi único, incisivo e exclusivo para atender a demanda na Zona Rural.

“Destaco que um equipamento novo, vai poder oferecer conforto ao operador, já que as novas máquinas têm cabine fechada, menos barulho, e são climatizadas, oferecendo assim mais conforto para serviços mais demorados, principalmente no verão. Espero que nossa população fique satisfeita com esse resultado, pois é para vocês que estamos trabalhando. Não está sendo fácil, mas corremos sempre em busca de algo melhor para minha amada Trajano de Moraes”, disse Rodrigo Viana.

O chefe do executivo lembrou ainda que quando assumiu o município, a prefeitura tinha apenas uma máquina retroescavadeira. “Com essas duas máquinas que chegaram, hoje já somamos três retroescavadeiras novas que a prefeitura adquiriu em nossa gestão. Elas vão atender os agricultores do nosso município. São máquinas de última geração, com 4x4 e ar-condicionado para maior conforto dos nossos servidores”, enfatizou.

Rodrigo fez questão de frisar o conforto que os equipamento vão oferecer aos operadores. “Mais uma vez quero agradecer ao Deputado Federal Áureo Ribeiro em nome da população e agricultores Trajanenses. Obrigado nosso amigo Deputado Federal Áureo Ribeiro. Estamos gratos pelo investimento de mais meio milhão de reais em equipamentos para Trajano de Moraes. Isso é fruto das nossas lutas em Brasília, de uma equipe de trabalho comprometida e de ter um Deputado Federal amigo de Trajano”, acrescentou.






--



Este e-mail é somente para envio de material - divulgação! 
PREFEITURA MUNICIPAL DE TRAJANO DE MORAES - RJ
Assessoria de Comunicação - Ascom
Douglas Smmithy – MTB FENARJ: 27589/RJ
(21) 98223-7891 celular e w
hatsapp

End.: Praça Waldemar Magalhães, nº 5
Tel.: (22) 2564-2970

REFIS 2019: OPORTUNIDADE DE RENEGOCIAR SEUS DÉBITOS COM O MUNICÍPIO VAI ATÉ 20 DE DEZEMBRO




Os contribuintes em dívida com o município de Trajano de Moraes têm até o próximo dia 20 de dezembro para aderir ao Programa de Recuperação Fiscal (REFIS) da Prefeitura. O contribuinte que quitar seu débito à vista terá 100% de desconto sobre juros e multas, é o que afirma o prefeito Rodrigo Viana.



Para aderir, é preciso comparecer à Superintendência de Arrecadação e Tributação no 1º piso do prédio anexo a Prefeitura, na Praça Waldemar Magalhães, nº 01, Centro, Trajano de Moraes – munidos de original e cópia de documento de identidade e CPF e cartão de CNPJ em caso de Pessoa Jurídica.



“Vale lembrar que de acordo com o projeto os contribuintes que possuem dívidas com o município de Trajano de Moraes também têm a oportunidade de parcelar seus débitos em até 18 (dezoito) vezes e ganhar desconto sobre juros e multas”, explicou o prefeito.



Quem optar por parcelar sua dívida em até 6 (seis) vezes terá direito a 70% de desconto. De 7 (sete) a 12 (doze) parcelas o desconto será de 50% e de 13 (treze) a 18 (dezoito) parcelas o desconto será de 40%. De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, até o momento já foram quase 100 processos de adesão ao REFIS.



A Secretaria Municipal de Fazenda orienta a todos os cidadãos trajanenses a comparecer à Superintendência de Arrecadação e Tributação e verificar a existência de possíveis débitos. Não perca essa grande oportunidade de regularizar seus débitos.





H�p

--



Este e-mail é somente para envio de material - divulgação!
PREFEITURA MUNICIPAL DE TRAJANO DE MORAES - RJ
Assessoria de Comunicação - Ascom
Douglas Smmithy – MTB FENARJ: 27589/RJ
(21) 98223-7891 celular e whatsapp

End.: Praça Waldemar Magalhães, nº 5
Tel.: (22) 2564-2970

www.trajanodemoraes.rj.gov.br/


Empresas do Norte e do Noroeste Fluminense podem inscrever Prêmio Firjan Ambiental


  Com projetos sustentáveis no 2020

Iniciativa reconhece práticas de negócio sustentáveis adotadas por empresas no estado do Rio



A Firjan vai premiar as melhores práticas de desenvolvimento sustentável no estado do Rio. A edição 2020 do Prêmio Firjan Ambiental está com as inscrições abertas até 09 de abril. A iniciativa reconhece práticas empresariais que contribuem para o avanço da agenda do desenvolvimento sustentável, com foco na proteção ambiental, no equilíbrio econômico e no bem-estar social.

Mais uma vez, o Prêmio vai considerar como um dos critérios de avaliação, a contribuição dos projetos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).
A premiação é dividida em cinco categorias: Água e Efluentes; Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos; Mudança do Clima e Eficiência Energética; Resíduos Sólidos; e Relação com Públicos de Interesse. Podem participar empresas, associações, sindicatos, instituições de pesquisa, terceiro setor, universidades e demais instituições com projetos concluídos ou em fase de implantação, com resultados mensuráveis em 2018 ou 2019.
“O Prêmio Firjan Ambiental reconhece e dá visibilidade às iniciativas e aos projetos empresariais que geraram impactos ambientais, sociais e econômicos positivos no estado do Rio de Janeiro. Representa o esforço das indústrias fluminenses no caminho do desenvolvimento sustentável, uma vez que privilegia a conservação de recursos naturais, ao mesmo tempo em que gera resultados econômicos e benefícios sociais positivos”, destaca o gerente de Sustentabilidade da Firjan, Jorge Peron.
Nas edições anteriores, o Prêmio contou com a inscrição de 381 projetos e premiou 46 instituições, incluindo a concessão de menção honrosa e a premiação propriamente dita.
As inscrições podem ser feitas no site www.firjan.com.br/acaoambiental, onde também está disponível o regulamento completo. Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone (21) 2563-4410 ou e-mail premioambiental@firjan.com.br.

Outras informações:
Assessoria de Imprensa e Conteúdo
Norte e Noroeste Fluminense
+55 (22) 2736-9628/ (22) 99870-0358
cid:image012.png@01D42264.85DC2C60
cid:image013.png@01D42264.85DC2C60cid:image014.png@01D42264.85DC2C60cid:image015.png@01D42264.85DC2C60cid:image016.png@01D42264.85DC2C60