Colunas: cantinho do Direito e Esporte

quarta-feira, 25 de julho de 2018

“CANTINHO DO DIREITO”:



               







Pergunta:


Na minha separação ficou combinado que a minha mulher ficaria com o nosso filho e eu pagaria pensão.
Recentemente, não sei o motivo, o meu filho me procurou e quer ficar comigo, mas a mãe não aceita.
Qual a melhor forma de resolver a situação?


Resposta:



Em primeiro lugar, sugiro que tente um acordo, principalmente por tratar-se de assunto familiar.
A criança tem de ser preservada, porque, afinal, não existe ex-filho.
Analise a situação com cautela, para que a criança não fique com sequelas para o futuro.
O senhor não informa também a idade da criança.
Caso realmente o senhor queira a guarda da criança, deverá propor ação de modificação de guarda.
Mas, repetindo, muita cautela, tente resolver a situação consensualmente, pois os nossos filhos merecem todo o nosso respeito e consideração, até por que não pediram para virem ao mundo e nós, pais, temos a responsabilidade de conduzi-los a uma vida adulta repleta de paz, tranquilidade e felicidade.
Se necessário, peça ajuda a uma psicóloga.




COLABORAÇÃO:
Escritório de Advocacia Vidipó, Oseias, Cassio e Dayana.
Rua Conselheiro Paulino, 95,
Centro Pádua
Telefone: 3.851. 0195.





Família COPAL pronto para receber seus clientes com aquele carisma, carinho, responsabilidade e muita competência.


PREFEITO RODRIGO VIANA E GESTORES PÚBLICOS ASSINAM TERMO DE ADESÃO DA REDE DE AGENTES DE DESENVOLVIMENTO







O prefeito de Trajano de Moraes Rodrigo Viana, o vice Jorge Diniz e mais 10 chefes dos executivos de cidades da região serrana do Rio de Janeiro, participaram do Primeiro Encontro Regional Prefeitos em Rede, no Clube União Maravilha, em Macuco. A reunião serviu para renovar a parceria entre as cidades em prol do desenvolvimento regional, além de promover comemoração ao reconhecimento recebido pelos ADs no “Prêmio Sebrae – Prefeito Empreendedor”, realizado no Palácio Guanabara. O evento foi realizado em parceria com o Sebrae/RJ.

Participaram também os representantes da Rede de Agentes de Desenvolvimento (ADs) na Região Serrana. A palestra de abertura ficou por conta de Walter Luiz Heck, ex-prefeito de Crissiumal, em Santa Catarina e três vezes vencedor do “Prêmio Sebrae – Prefeito Empreendedor” e o fechamento quem fez foi Aildo Biserra da Silva - agente de desenvolvimento e secretário de Planejamento do município de Arco Verde, em Pernambuco. . Ambos apresentarão palestras e trocarão experiências com os participantes.

Na ocasião o prefeito Rodrigo Viana assinou o Termo de Adesão ao Planejamento 2018/2019 da Rede de ADs. “Essa assinatura nos dará a possibilidade de continuidade às ações e conseqüentemente vai possibilitar ao município de Trajano de Moraes um ambiente favorável aos negócios, seja por meio da desburocratização, da promoção das Compras Públicas, ou por meio de outras ações que potencializem iniciativas empreendedoras”, explicou.

A Rede de ADs, que é reconhecida nacionalmente por seus constantes trabalhos em prol do desenvolvimento socioeconômico da Serra Fluminense conquistou, no dia 28 de junho, o “Prêmio Sebrae - Prefeito Empreendedor” na categoria: “Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico”. Fazem parte da rede as cidades de Cantagalo, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Sumidouro e Trajano de Moraes. Nesta edição do prêmio, foram 74 municípios inscritos e 35 finalistas em todo o estado, que concorreram com 41 projetos.




-- 

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRAJANO DE MORAES - RJ
Assessoria de Comunicação - Ascom
Douglas Smmithy – MTB FENARJ: 27589/RJ
(21) 97175-9464

End.: Praça Waldemar Magalhães, nº 5

PREFEITURA DE TRAJANO LANÇA PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO A IMPLANTAÇÃO DE HORTAS RURAIS E URBANAS






Visando incentivar e oferecer apoio e incentivo aos interessados em cultivar hortas rurais e urbanas, a Prefeitura de Trajano de Moraes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, lançou recentemente o programa “Nossa Horta”, que mantém diariamente assistência técnica para o cultivo de hortaliças, frutas e plantas medicinais, durante todo o processo produtivo, desde o preparo do solo até a comercialização dos produtos. Essa ação segue um pedido do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz.

De acordo com a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, atualmente em Trajano de Moraes a cultura de olerícolas é de grande importância socioeconômica, principalmente para pequenos e médios produtores rurais. “Recentemente, tem-se observado uma tendência de diminuição do consumo por falta de área para plantio, preço da água, dificuldade de sementes de qualidade e até mesmo assistência técnica, explicou um dos técnicos.

Ainda de acordo com eles, a atividade de implantação de hortas no município de Trajano de Moraes que era comum, diminuiu com o passar dos tempos, e com isso, piorou a qualidade de alimentação da população, mas de olho neste problema, a gestão do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz resolveram fazer diferente e investir nessa área. “Desta forma, quem possui poder aquisitivo para comprar regulamente estes produtos podem estar adquirindo verduras e temperos contaminados por uso excessivo de agrotóxico ou irrigados por água de procedência duvidosa”, destacaram.

A gestão pública acredita que com a implantação de hortas nas áreas rurais, urbanas e comunitárias, fornecendo sementes que possuem adaptação climática, produtividade, qualidade e sanidade comprovadas, com acompanhamento técnico do plantio, muita coisa deverá mudar nos próximos meses em Trajano de Moraes. “A meta do programa é que as famílias produzam alimentos de qualidade e gerarem renda. Outra é resgatar o trabalho em famílias como pai, mãe tio, tia filhos, etc, para que desenvolva principalmente nas crianças o gosto pelo trabalho rural”, explicaram.   

Em contrapartida o beneficiário deverá se comprometer em compartilhar com outros produtores e famílias os excessos de mudas e colheitas. “Estamos oferecendo desde o início do programa cerca de quatro mil e trezentos saquinhos de sementes, com aproximadamente 400 unidades de semente cada uma. Estamos doando sementes de abobrinha, alface, almeirão, beterraba, berinjela, brócolis, cebolinha, cenoura, jiló, quiabo, pimentão, rabanete, rúcula,  repolho, salsa”, disseram.






-- 

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRAJANO DE MORAES - RJ
Assessoria de Comunicação - Ascom
Douglas Smmithy – MTB FENARJ: 27589/RJ
(21) 97175-9464

End.: Praça Waldemar Magalhães, nº 5
Tel.: (22) 2564-1115

Inaugurada Sala do Empreendedor em Porciúncula


 Analista do Sebrae estará disponível para orientações aos empresários de Porciúncula












 O prefeito Léo Coutinho inaugurou a Sala do Empreendedor a última sexta-feira (20), iniciando uma nova etapa nas políticas públicas de geração de emprego e renda em Porciúncula. Na solenidade, o prefeito ressaltou a importância da formalização e a Sala do Empreendedor foi mais uma iniciativa nesse sentido. “Nossa região precisa gerar renda e por isso é necessário um conjunto de ações, parcerias com o Sebrae e outras também em relação a cursos profissionalizantes. Temos outros desafios, como o Polo Industrial que está sendo regularizado, ampliado, precisa de uma maior estrutura e já estamos com esse processo em andamento”, disse o prefeito.
Durante a solenidade o presidente da Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Porciúncula (Aciap), Paulo Mazotto, ressaltou que a Aciap apoiará todos os projetos que tenham o objetivo de fomentar o empreendedorismo local. “É de fundamental importância que os gestores públicos entendam que o empreendedorismo é a grande alavanca para o nosso país”, afirmou o empresário.
O Coordenador Regional do Sebrae, Nelson Rocha, salientou que o Sebrae é parceiro do município e estará sempre presente para o desenvolvimento não só do microempreendedor, mas de todos os empresários locais que busquem soluções e alternativas para seus negócios.
A solenidade de inauguração reuniu autoridades municipais, microempreendedores, representantes do Sebrae, Lions Clube, CDL e Aciap.
Na próxima terça-feira, dia 24, um analista do Sebrae estará à disposição para orientações na Sala do Empreendedor  - Rua Dep. Luís Fernando Linhares, 373 – em frente à Maçonaria.
Ascom/Sala do Empreendedor
Fotos: Joel Reis

Firjan lança nova marca


Federação simplifica sua marca para ficar mais próxima e acessível






A Firjan acaba de lançar o seu novo projeto de branding, com uma nova marca para uma instituição moderna, mais simples, ágil e próxima de todos os seus públicos. A mudança reflete o processo de modernização que vem acontecendo nos últimos três anos, com aprimoramento de oferta em busca de adequação ao mercado.


“A nova identidade é o reflexo externo de uma mudança interna”, explica Ingrid Buckmann, gerente de Comunicação e Marca da federação. “No início desse processo, ouvimos os empresários, o público interno e a sociedade e vimos que, de fato, devíamos trazer para a marca aspectos como proximidade e modernização. E também associá-la ao que já temos: credibilidade e reputação”, afirma.


A partir de agora, Firjan deixa de ser uma sigla e se torna um nome próprio. Além disso, a palavra “Sistema” ficou no passado – tudo para dar ideia de proximidade. Outra mudança é que as instituições que acompanham a federação passam a ser citadas sempre com o nome Firjan à frente, para que o público externo reconheça essas entidades como pertencentes à marca-mãe, ou seja, a uma mesma família: Firjan SENAI, Firjan SESI, Firjan IEL e Firjan CIRJ.


A gerente-geral de Comunicação da Firjan, Daniela Teixeira, detalha o projeto. “A ideia é mostrar que todas as instituições atuam juntas para desenvolver a indústria fluminense e o estado do Rio, ampliando o diálogo com a sociedade. Por isso, o novo branding estimula uma atitude mais próxima, ágil e moderna, que também foi incorporada à identidade visual da nova marca”.


A nova identidade visual mantém as principais características da anterior - o nome, a bandeira e as siglas das instituições que acompanham a federação –, mas usa uma nova tipografia, dá mais presença à bandeira e mais legibilidade às outras entidades. Com isso, ela também ganha mais flexibilidade para uso. As identidades visuais da Firjan SENAI, da Firjan SESI, da Firjan IEL e da Firjan CIRJ seguem a mesma linha da marca-mãe, cada uma com sua cor característica. A atualização das marcas vai ocorrer de maneira progressiva, até o fim de 2019.


A renovação visual foi construída em parceria com a agência Geometry, reconhecida como uma das maiores empresas nesse segmento. Para saber mais, basta acessar o site www.firjan.com.br.




Outras informações:
Assessoria de Imprensa e Conteúdo
Norte e Noroeste Fluminense
+55 (22) 2736-9628/ (22) 99870-0358
cid:image012.png@01D42264.85DC2C60
cid:image013.png@01D42264.85DC2C60cid:image014.png@01D42264.85DC2C60cid:image015.png@01D42264.85DC2C60cid:image016.png@01D42264.85DC2C60

Prazo final de inscrição para a Tenda Tecnológica da Reditec 2018


Instituições da Rede Federal podem inscrever seus projetos de inovação até o dia 27 de julho.






 O prazo para inscrição de projetos para a Tenda Tecnológica, uma das atrações da 42.ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que será organizada pelo Instituto Federal Fluminense, de 10 a 14 de setembro, em Búzios-RJ, termina na próxima sexta-feira, dia 27 de julho.                       
 A Tenda Tecnológica será um espaço interativo voltado para divulgação dos projetos de inovação da Rede Federal e dos Polos de Inovação. As instituições interessadas em expor suas ações deverão enviar um e-mail, com a descrição dos projetos, por meio do Gabinete da Reitoria, para o endereço tendatecnologica@iff.edu.br.
 O resultado da seleção será divulgado no dia 06 de agosto. Durante a Reditec, os projetos serão avaliados por uma comissão formada por especialistas convidados.
 No espaço, que será aberto para visitação de estudantes da comunidade externa, serão apresentados os projetos de inovação tecnológica, que envolvem atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) voltados à produção ou aprimoramento de produtos, processos e operações, desenvolvidos pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 
 Os Polos de Inovação dos Institutos Federais, credenciados pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), também poderão divulgar seus projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e de formação de recursos humanos, voltados para atendimento às demandas do setor produtivo. 
 Além disso, a Tenda também contará com a apresentação de trabalhos de servidores que estão cursando o Programa Innovation Management Professional (IMP), da Steinbeis-SIBE Brasil, que visa preparar profissionais para produzir resultados e inovações para as organizações participantes, por meio da transferência de conhecimentos e incorporação de metodologias e tecnologia aos processos, estrutura, produtos e serviços da instituição. 
 “O objetivo principal da Tenda Tecnológica é destacar e compartilhar os projetos de inovação das instituições da Rede Federal, com ênfase para os Polos de Inovação”, ressalta o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFFluminense, Vicente de Oliveira.
 Outras informações sobre o evento estão disponíveis no site da Reditec 2018.
 Datas importantes:
 Submissão por e-mail - até 27/07/18;
 Avaliação - 30/07 a 03/08/18;
 Resultado - 06/08/18.