O auditório do Sebrae/RJ em Itaperuna ficou lotado na noite desta quarta-feira, 19/08, quando cerca de 150 pessoas participaram do seminário “Como formar equipes campeãs e lucrativas”. O palestrante Daniel Godri Junior dividiu sua experiência com empresários e funcionários de pequenas e micro empresas, abordando questões relacionadas à motivação da equipe, atendimento ao cliente, aumento das vendas, liderança e marketing.
Para o coordenador regional do Sebrae/RJ no Noroeste Fluminense, Nelson Rocha filho, o encontro foi muito produtivo. “Tivemos hoje uma aula de gestão com um dos maiores especialistas do país. Ficamos com a sensação de dever cumprido em proporcionar este aprendizado aos empreendedores da região”.
Pós-graduado em Marketing e em Ética e Educação, Godri Júnior tem entre seus clientes empresas como a Coca-Cola, Fiat, Bradesco, Perdigão, Vale, Avon, Correios, Votorantim, Banco do Brasil, O Boticário, Pão de Açúcar e Unilever. É autor dos livros “Mudanças e oportunidades: 70 dicas para você vencer as montanhas do medo na vida e nos negócios”, “Venda mais e melhor”, “Sou campeão por natureza” e “Deus tem um plano para você”.
Confira entrevista exclusiva realizada com Daniel Godri Júnior:
ENTREVISTA
"Cliente fiel é a razão da existência de uma empresa"
Há como manter uma equipe unida, apesar de tantas diferenças entre as pessoas?
Claro que sim, porque união não é unicidade. União é união mesmo, apesar da diversidade. Para isso precisa se desenvolver nas pessoas a maturidade de entender que a diferença não é ruim, é boa. E que pensar diferente não é ruim, é muito bom. Porque só a partir da confrontação da ideia é que uma outra melhor surge. Pensar diferente é enriquecedor para uma organização. Não é melhor nem pior, é simplesmente diferente. O fato de ter pessoas diferentes não significa que elas não possam trabalhar juntas, unidas pelo mesmo objetivo, um norte, uma missão comum, uma meta que una todas num mesmo direcionamento e, portanto, na mesma equipe.
A fidelização do cliente é uma boa alternativa para as vendas?
É um pouco questionável a fidelização. Até quando o cliente é realmente fidelizado? É quando uma empresa consegue. Porém, um cliente fiel é aquele que é visto não como um número na empresa, mas como a razão de existir da empresa, com reciprocidade, como causa e sustento de uma empresa. A esse cliente é necessário que se dê uma experiência de compras espetacular. Cada vez que uma empresa proporciona uma experiência de compras, aumenta a capacidade de retenção do cliente. Também podemos reter o cliente pelo medo que o cliente tem de mudar, principalmente na área de serviços. Quando o cliente tem medo de experimentar o novo na área de serviços, isso é algo a ser explorado na fidelização. Ou ainda com o marketing de relacionamento.
Como aplicar o marketing de relacionamento?
Trabalhando o conhecimento aplicado ao cliente: para que time torce, a idade dele, preferências, quantidade de compras. Isso vai valorizá-lo de uma maneira individual para que o vendedor possa tratá-lo de uma maneira individual. Se precisamos atender às “massas”, precisamos lembrar também que dentro dessas “massas” existem pessoas que merecem um tratamento diferenciado. Aquelas pessoas que compram com frequência, as pessoas que compram há mais tempo. E para isso precisamos ter conhecimento, dados sobre o cliente.
Marketing pessoal também é importante?
Sim, e gostar do que faz. Tenho já 20 anos de palestra, sempre trabalhei com treinamento, na área de publicidade e com vendas. Trabalho desde os 16 anos de idade e palestro desde os 20. Claro, houve uma influência do meu pai que é palestrante, mas ele nunca me empurrou ou exigiu que fosse um palestrante. Ele viu que eu tinha potencial e me incentivou, mas nunca obrigou a ser um palestrante. Meu pai, graças a Deus, é uma das pessoas mais conhecidas do país, e assim como ele hoje dou treinamento para grandes empresas e corporações nacionais. Já até palestrei na África, em Portugal e nos Estados Unidos, além de todos os estados do território nacional.
Kellen Leal - Print Rio
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