Colunas: cantinho do Direito e Esporte

quinta-feira, 5 de agosto de 2010







ADJORI realiza Congresso de Jornais do interior em Teresópolis


O Prefeito Jorge Mario deu boas-vindas aos congressistas, desejando sucesso ao evento. "Teresópolis está de braços abertos, pois entendemos a importância e a força da imprensa e deste evento. Os jornais locais são decisivos para a conscientização e a formação de opinião da população", enalteceu.
O Secretário Municipal de Governo, José Alexandre Almeida, fez questão de destacar o interesse da Prefeitura em colaborar com a realização do Congresso da Adjori-RJ em Teresópolis. "O Prefeito Jorge Mario demonstrou interesse em que Teresópolis sediasse um evento desse porte por reconhecer a importância e a força da Adjori-RJ e dos jornais do interior, e pela projeção que o município teria na mídia".
Elogiando o fato de o Prefeito Jorge Mario ter recebido o Prêmio Prefeito Empreendedor 2010, entregue pelo SEBRAE, o Presidente da Adjori-RJ, jornalista Paulo César Caldeira, agradeceu todo o apoio recebido da Prefeitura para a realização, em Teresópolis, do Congresso da Associação de Diretores de Jornais do Interior. "A Prefeitura de Teresópolis deu um suporte que jamais poderia acreditar que pudéssemos ter para a realização desse evento, que marca a reestruturação da nossa Associação, depois de dez anos de atividades praticamente paralisadas. 2011 será o ano da Adjori-RJ, e quero dedicar esse ano ao Prefeito Jorge Mario. Que ele alcance todo o sucesso na administração pública", enalteceu Caldeira.

Fortalecimento dos jornais do interior

Realizado no último fim de semana e reunindo diretores de jornais de mais de 30 municípios do interior fluminense em Teresópolis, o XIII Congresso da Associação de Diretores de Jornais do Interior do Estado do Rio de Janeiro abordou vários temas. Entre eles, Legislação Eleitoral, Lei Ficha Limpa, Redes Sociais e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que restitui a exigência do diploma de curso superior para exercer a profissão de jornalista. Na busca do aperfeiçoamento da mídia impressa, também foram realizados workshops para discutir a realidade das diferentes redações de jornais no Estado.
Participando do congresso, o Presidente da Adjori Brasil, Miguel Ângelo Gobbi, que preside ainda a Adjori de Santa Catarina, ressaltou a importância da realização do evento para o fortalecimento dos jornais do interior fluminense. "As notícias da comunidade são destacadas pelos jornais locais, que estão se profissionalizando e abrindo espaço para a defesa dos seus negócios. Daí a importância de um congresso como este".
Para Laércio Ventura, Diretor do Jornal A Voz da Serra, de Nova Friburgo, e um dos fundadores da Adjori-RJ, o Congresso em Teresópolis teve a importante missão de fortalecer a Associação de Diretores de Jornais do Interior. "Além de trazer para Teresópolis toda a força dos jornais do interior, esse congresso vem rejuvenescer o movimento da Adjori, que esteve paralisada nos últimos tempos. O sucesso do congresso comprova o sucesso da Adjori-RJ e do Prefeito Jorge Mario, que deu todo o apoio para a realização do evento".
Outro fundador da Adjori-RJ, o jornalista Jourdan Amora, diretor do Jornal A Tribuna, de Niterói, também marcou presença. "O Congresso é um importante momento de troca de idéias e de confraternização. Esse movimento permite que os jornais do interior conquistem seu espaço no cenário nacional, enfrentando o monopólio da comunicação e mostrando a grandeza da imprensa do interior".




INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE CONVENÇÕES ATAÍDE FARIA LEITE

Dezenas de pessoas estiveram presentes na solenidade de inauguração do Centro de Convenções Ataíde Faria Leite realizada na sexta-feira, 18 de junho, no parque de exposições de Aperibé. Pouco antes de começar a cerimônia o padre José Maurício Peixoto da paróquia de São Sebastião no município benzeu o local. A inauguração contou com a presença de várias autoridades como: o deputado federal Glauber Braga; o deputado estadual Paulo Melo; os prefeitos de Santo Antônio de Pádua, José Renato Padilha; de Itaocara Alcione Araújo e de São José de Ubá, José Hylen, o ex-prefeito de Itaocara, Manoel Faria; o gerente geral de Itaocara da Caixa Econômica Federal Rosan Lannes e a Gerente de Serviços da REDUR Campos/RJ, Zenóbia Silva Bairral França e demais autoridades.

A engenheira Virgínia Bairral que falou em nome dos responsáveis técnicos da prefeitura pela obra, que além dela, teve a arquiteta Cláudia Velasco na elaboração do projeto e no acompanhamento da construção do prédio, destacou que o prefeito sempre é preocupado com o bem-estar da população e agradeceu a confiança dele depositada na equipe, assim todos se sentem orgulhosos de terem a oportunidade no governo de poder fazer e desenvolver projetos de obras como esta.

Muito emocionado o homenageado Ataíde Faria Leite falou que conhece o prefeito dr. Flávio desde criança e, o pai dele era um companheiro e amigo, que como ele, sempre queria o melhor para Aperibé. Ao receber um beijo de dr. Flávio, Ataíde disse que era como tivesse recebido um beijo do pai do prefeito, o saudoso Francisco Querosene. “Sinto-me muito honrado em receber esta homenagem,” declarou.

O deputado Paulo Melo falou que é um prazer poder participar de uma inauguração como esta e que o bom político deve sempre ser homenageado e esta iniciativa do dr. Flávio de homenagear o primeiro prefeito de Aperibé é muito importante. “Devemos sempre valorizar o bom político,” destacou.

Paulo Melo acrescentou que não basta ser prefeito, porque muitos podem ser prefeitos, mas jamais irá passar por Aperibé alguém que fará realizações para o município como o Flávio está fazendo. “Tenho certeza que em breve Aperibé se tornará uma cidade fantástica para se morar. E quando o Flávio sair da prefeitura nenhum outro prefeito vai chegar perto da transformação que ele fará no município,”. O deputado concluiu anunciando o asfaltamento da rua que liga o centro ao parque de exposições.

Segundo o prefeito de Aperibé, dr. Flávio Gomes de Sousa, local como este só tem em Itaperuna e Campos, por este motivo o Centro de Convenções irá engrandecer muito o município. O local tem um anfiteatro com capacidade que pode chegar até a 300 pessoas e um amplo salão. “Este local poderá se utilizado para diversas atividades como: palestras, eventos religiosos ou não e também como uma sala de vídeo, onde as pessoas que não tiveram a oportunidade de ir a um cinema, poder assistir a um filme, porque o local permite essa adaptação,” frisou.

Ainda de acordo com o prefeito a homenagem foi feita de um político para outro político. ”Muitas vezes estivemos do mesmo lado e outras não. Ataíde Faria teve uma visão empreendedora enorme em Aperibé, porque loteou várias localidades e vendeu e muitas